Logo
(Foto: divulgação)

Os equívocos da humanidade

WhatsAppFacebookLinkedInX
04.10.2026 - 08:30:28

Seres fantásticos, animais sagrados e amuletos da sorte sempre fizeram parte do imaginário coletivo desde os primórdios da humanidade. Intimamente conectados com a natureza, as civilizações antigas, e digo nossos ancestrais, observaram por gerações características cíclicas e regenerativas na fauna e na flora.

A simbologia do cervo, por exemplo, provido de exuberantes galhadas na cabeça, que, após completarem o ciclo de todas as estações do ano, o perdem para ganharem uma nova galhada, foi associada à renovação da vida, à fertilidade, força, autoridade, proteção e proximidade com a natureza, pois o chifre integrava a conexão entre o céu e a terra, tal qual uma antena.

Ao longo dos tempos, a humanidade e suas múltiplas manifestações culturais desenvolveram estratégias para interpretar, traduzir e ensinar a cada uma de suas comunidades as formalidades, os critérios morais, civis e religiosos. Curiosamente, no século IV, São Jerônimo, ao elaborar a Vulgata, uma tradução latina da Bíblia, empregou a expressão “cornuto esset faces sua”, que pode ser traduzida como “seu rosto era chifrudo”, referindo-se ao retorno de Moisés do Monte Sinai, depois de receber as Tábuas de Lei.

Um dos exemplos mais conhecidos dessa tradição encontra-se na escultura de “Moisés”, de Michelangelo Buonarroti (1513-1515). Séculos mais tarde, o pintor francês Marc Chagall (1887-1985) produziria uma série de pinturas retomando os episódios bíblicos de Moisés, adornando-o com chifres na cabeça. No entanto, a inequívoca tradução da expressão em hebraico seria “seu rosto estava com feixes de luz”.

Com a expansão do Cristianismo, estabeleceu-se uma oposição moral entre o divino e o demoníaco, o espírito e a tentação, a vontade e o pecado. Os chifres nesse processo adquiriram uma nova possibilidade de interpretação: a de sinalizar uma existência que estaria fora da ordem espiritual cristã na representação controversa de Lúcifer.

O símbolo do chifre não necessariamente mudou de forma, mas seu contexto de interpretação foi profundamente alterado. Uma lenda que ronda o catolicismo, por exemplo, a batalha de São Jorge contra o Dragão (Império Romano), personificaria o mal na figura mitológica da criatura híbrida.

O dragão pode ser representado com chifres, cabeça de leão, corpo de serpente, patas de pássaro e asas de morcego. No horóscopo chinês, o único signo que não é um animal é o dragão. Em outras civilizações, ele ganha contextos diferentes. Embora, em todas as narrativas, não seja totalmente benigno, o dragão representaria a justiça através de forças naturais poderosas e imprevisíveis, pois transita entre a terra, o ar e a água e, ainda, domina o elemento fogo, que pode queimar ou aquecer.

O fato é que, levando em conta as controvérsias das narrativas, os equívocos de tradução, as ambiguidades, sejam dos protagonistas bíblicos, sejam das criaturas fantásticas, há um sentido intenso que nos une permanentemente às imprevisíveis e dicotômicas forças da natureza. Um incidente contratual recente, por exemplo, ilustraria bem essa dicotomia humana.

A venda milionária de um garanhão quarto de milha, cujo nome, Inferno 66, foi quase rescindida, justificou-se pela incompatibilidade religiosa do comprador com o significado do termo, entrando em acordo jurídico para o rebatizar como Gênese 66.

Ora, se até o antigo proprietário, que foi quem mais teve lucro na história com o animal, entende que a testosterona do bicho é dos infernos, quem somos nós para negar tal equívoco!?

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Tatiana Potrich

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
Curadoria Afetiva
27.09.2026
Códigos atemporais

Há uma contagiante efervescência cultural, como costumávamos caracterizar o circuito social na década de 80, que, curiosamente, vem se reprisando na capital goiana. Salões de arte, mostras de artistas renomados (estejam eles vivos ou mortos), apresentações públicas e privadas de espetáculos clássicos, caricatos e criativos. Aparentemente, um despertar coletivo que contamina, no bom sentido, todos […]

CURADORIA AFETIVA
20.09.2026
Da Tranquilidade botânica

“No entanto, o sábio não pode desprezar os maus, porque, em todos os tempos, as condições morais quase sempre são as mesmas. Se o mal é uma necessidade da vida, da qual os homens não podem subtrair, não se deve odiá-los, mas aprender a respeitá-los.” (Da tranquilidade da alma, Sêneca) A palavra mal vem do […]

Curadoria Afetiva
13.09.2026
Práticas terapêuticas

A imagem que ilustra meu texto deste domingo são as obras esculpidas em argila pela caprichosa arquiteta, Fernanda Ogata. Seu design e delicadeza, que descendem da ancestralidade japonesa, destacam o impecável resultado de suas peças e a exímia habilidade nipônica, do fazer artesanal. Não há como não vangloriar também, a influência da tropicalidade brasileira explícita […]

Curadoria afetiva
06.09.2026
Matéria-prima

Ultimamente, poucas futilidades me surpreenderam, no entanto, duas delas, ganharam minha atenção. A primeira foi a recuada, da rainha da bateria da escola de samba Grande Rio, de seu posto, após o desastroso desfile na Sapucaí. A segunda, foi o cancelamento pelo controverso John Galliano, à sua própria homenagem, no Met Gala deste ano. Decisões, […]

Curadoria Afetiva
30.08.2026
Recados Cósmicos

Descobri recentemente um curioso método de autoconhecimento não científico, assim como a astrologia, o horóscopo, a quiromancia, a psicologia, o mapa astral, o mapa védico, a constelação familiar, a mediunidade, a meditação, a missa, o culto, o terreiro e por aí vai… Se o assunto lhe chamou a atenção e você continua lendo, é porque […]

Curadoria Afetiva
23.08.2026
A alegoria da pirâmide

A metáfora da pirâmide de quatro faces é frequentemente utilizada na filosofia da linguagem, psicanálise ou na sociologia crítica para ilustrar a busca pela verdade através de quatro modos fundamentais de estruturar a experiência humana. Nessa alegoria, a Filosofia não é uma das faces da pirâmide, mas sim a estrutura de sua sustentação, um fio […]

Curadoria Afetiva
16.08.2026
Alinhamento heart

“Nós sabemos que o cérebro não evolue (expande) há 20, 25 mil anos. Ou seja, não há espaço na caixa craniana nem energia no corpo humano que permita uma (r)evolução do cérebro humano (…) Então, em função desta não evolução (crescimento), com o mundo evoluindo (em desenvolvimento), o que fica claro? Que a I.A. não […]

Curadoria Afetiva
09.08.2026
Do pó viemos, ao pó voltaremos

Prosseguindo ao assunto do texto anterior sobre água, terra, fogo e ar, aproveitarei o ensejo do Dia dos Pais para um relato afetivo cheio de espiritualidade e natureza. Há quatro anos, papai desencarnou e, a seu pedido, providenciamos o crematório de seus restos mortais, restando nos apenas dois quilos e meio de cinzas ásperas. Um […]