Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Joias do Centro

Bar Breguella's soma mais de 40 anos de tradição e boemia em Goiânia

Estabelecimento funciona no Setor Oeste | 27.09.24 - 12:40 Bar Breguella's soma mais de 40 anos de tradição e boemia em Goiânia Foto: Rodrigo Obeid/A RedaçãoCarolina Pessoni

Goiânia
-  Em uma época em que Goiânia vibrava com a energia da juventude e o otimismo por um futuro promissor, dois primos mineiros, Samuel e Danilo Breguella, desembarcaram na cidade em busca de conhecimento. A rotina estudantil, porém, exigia mais do que dedicação: eram necessários recursos. Foi então que surgiu a ideia de abrir uma pequena lanchonete, solução prática e saborosa para enfrentar os desafios financeiros.
 
Assim, em 1978, nascia o Breguella's, um ponto de encontro para os jovens da época. A Galeria Center Sul, no Setor Oeste, região central da cidade, foi palco do crescimento desse empreendimento, que logo se consolidou como reduto de amigos, risadas e histórias inesquecíveis.
 
Com o passar do tempo, a família Breguella expandiu o negócio. Danilo deixou a sociedade e Gonçalo, também primo, entrou para os investimentos. Em 1994, outro Samuel, irmão de Gonçalo, passou a integrar a sociedade após a saída do primo xará. Foi então que ficou conhecido como Samuel Breguellinha.
 
A lanchonete, que já funcionava como um bar, ganhou um novo espaço em 1996, saindo do meio da galeria e passando a ocupar a sala da esquina, com um ambiente mais amplo e um público cada vez mais fiel. "O movimento mudou, as pessoas mudaram, mas alguns clientes vêm desde o início e já se tornaram amigos, parte da família", diz Samuel.
 

Samuel é sócio do Breguella's desde 1994 (Foto: Rodrigo Obeid/A Redação)
 
A fama do Breguella's se espalhou pela cidade, atraindo clientes de todas as idades e classes sociais. De desembargador a estudante, o público do bar é diverso em vários aspectos, que passam, inclusive, pela faixa etária, como comenta o proprietário. "Tem casais que se conheceram aqui, se casaram, e hoje são os filhos deles que frequentam o bar. Isso é muito legal."
 
A tradição se consolidou com a criação da feijoada aos sábados, um evento que reúne amigos e famílias em torno de um prato típico e muita música. A casa também se tornou palco para apresentações musicais a partir de 2019, enriquecendo ainda mais a experiência dos frequentadores.
 
Mas a jornada do Breguella's não foi isenta de desafios. A burocracia e as exigências da vida urbana impuseram obstáculos que foram superados com a persistência e o amor à tradição. "Infelizmente, por conta de outros estabelecimentos que não cumpriam as regras para a música ao vivo, nós fomos penalizados. Estamos pagando uma multa muito alta e sofremos com a queda do movimento. Temos agora um projeto de adequação acústica a ser implantado para voltar com as apresentações musicais para nossos clientes, que gostam tanto", diz Samuel, esperançoso.
 
Mesmo diante das dificuldades, o bar continua de portas abertas, oferecendo aos seus clientes um ambiente acolhedor e uma experiência autêntica. “Cuidamos muito bem de nossos clientes e temos a cerveja mais gelada de Goiânia”, garante.
 
 

A almôndega de carne é um dos petiscos mais pedidos no bar (Foto: Rodrigo Obeid/A Redação)
 
Um boteco tradicional pede petiscos tradicionais também. De acordo com Samuel, os mais pedidos são a almôndega e disco de carne e o torresmo, que ele garante ser um dos melhores da cidade. "Isso se eu não falar da nossa carne de lata que é deliciosa e a gente já faz há 20 anos.”
 
Para Samuel Breguellinha, o Breguella's é muito mais do que um simples bar. É um legado, um pedaço da história de Goiânia. "Ver as famílias que se formaram aqui, as amizades que se consolidaram, é uma sensação indescritível. É saber que estamos fazendo parte da vida das pessoas", afirma com orgulho.
 
E assim, ao longo de mais de quatro décadas, o Breguella's se tornou um ícone da boemia goianiense, um lugar onde o tempo parece parar e as histórias se eternizam. “Nosso objetivo é que a próxima geração da família assuma o bar. Um dos sobrinhos já até abriu uma unidade no Setor Universitário. Queremos manter o nosso boteco tradicional, com petiscos irresistíveis e um atendimento de primeira, que continua a encantar gerações”, encerra.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351