Carolina Pessoni
Goiânia - Goiânia possui um traçado urbano peculiar, marcado por avenidas largas e planejadas. Dentre elas, a Avenida 85 se destaca como um dos principais eixos viários da cidade.
Mais do que uma simples via, a 85 - como é chamada usualmente - é um símbolo da identidade goianiense, um lugar onde a história se encontra com o presente e o futuro se desenha a cada dia. Seus prédios imponentes, jardins floridos e habitantes e pedestres compõem um mosaico da cultura goiana.
Com seus 3,3 quilômetros de extensão, a 85 conecta o Centro de Goiânia ao Setor Marista, um dos bairros mais nobres da capital. Essa artéria, além de ser um importante corredor de transporte, abriga diversos comércios, edifícios residenciais e empresariais, e ainda possui um valor histórico e cultural considerável.
Cruzamento com a T-63, nos anos 1990 (Foto: Reprodução/Goiânia Antiga)
O secretário executivo da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), engenheiro Bruno Souza, explica que essa extensão é medida a partir da Praça Cívica (Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira), na região Central, até a Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu, no Setor Marista. "Nesse intervalo ela passa por quatro bairros: Setores Sul, Oeste, Bueno e Marista. Depois, passa a se chamar Avenida S-1, e até a Avenida Laudelino Gomes tem extensão de mais 1,3 quilômetro, passando por três bairros: Serrinha, Bueno e Bela Vista."
A Avenida 85, assim como outras vias de Goiânia, foi projetada com base no Plano Diretor de 1933, que visava construir uma cidade moderna e organizada. O surgimento da via se deu após Armando de Godoy assumir a execução do plano diretor da cidade.
"O planejamento de 1930 elaborou uma estrutura de avenidas e eixos viários com o princípio garantir a funcionalidade do tráfego e da distribuição da população nas diferentes áreas, a partir da Praça Cívica, entre as avenidas Araguaia, Paranaíba e Tocantins. A Avenida 85, como outras importantes vias, surgiram durante o processo de expansão urbana de Goiânia", ressalta Bruno Souza.
Avenida 85 no cruzamento com a T-9, Setor Marista (Foto: Rodrigo Obeid/A Redação)
Embora tenha sido construída com foco inicial na circulação de pedestres, a 85 se tornou um dos principais corredores de transporte da cidade, ligando diversas regiões e facilitando o deslocamento de pessoas e mercadorias, como destaca o secretário. "Ela é um importante eixo de mobilidade e de acesso a vários bairros e serviços e tem grande importância simbólica, pois interliga diferentes áreas da cidade, refletindo a expansão urbana e o crescimento de Goiânia ao longo das décadas."
O secretário destaca, também, a presença de diversos comércios e empresas de segmentos variados ao longo da avenida, contribuindo para o desenvolvimento econômico da cidade. "A avenida é um ponto estratégico para o comércio, visto que muitos estabelecimentos de diferentes naturezas estão localizados ao longo de seu percurso, tornando-a vital para a economia", sublinha.
A 85 tem, ainda, o seu valor histórico e cultural. Abriga monumentos importantes, como o Viaduto João Alves de Queiroz, no cruzamento com a T-63, e o Latiff Sebba, antiga Praça do Ratinho, que fazem parte da história e da identidade de Goiânia. Este último, localizado cruzamento das Avenidas 85, 87 e D, no Setor Marista, se tornou um dos mais icônicos símbolos de Goiânia.
A via tem seu início na Praça Cívica, Centro de Goiânia (Foto: Rodrigo Obeid/A Redação)
Apesar de sua importância, a Avenida 85 enfrenta desafios como o intenso fluxo de veículos, com tráfego médio, segundo a Seinfra, de 50 mil veículos por dia - o que causa congestionamentos em horários de pico. A revitalização da avenida também é uma demanda constante da população, que busca um espaço mais agradável e seguro para caminhar, praticar atividades físicas e aproveitar a cidade.
Neste ano, a via passou por um processo de reconstrução asfáltica através do Programa 500 KM da Prefeitura em toda a sua extensão. Foi retirado o asfalto velho, recuperada a base da avenida, colocada nova capa asfáltica de cinco centímetros, além da concretagem das áreas dos pontos de ônibus para evitar defeitos na pista onde passam os ônibus.
A Avenida 85 é muito mais do que uma importante via de trânsito de Goiânia. Ela representa a história, o desenvolvimento e a vida pulsante da capital.