Logo

CD “Semana Santa em Goiás”

01.04.2020 - 18:39:23
WhatsAppFacebookLinkedInX
A gravação do CD Semana Santa em Goiás, da qual participei como violinista, ocorreu em 1998, no Auditório da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG). A referida gravação ocorreu em uma das etapas do Projeto “Música: 40 anos em Pauta”, coordenado pela Profa. Dilma Barbosa Yamada, então diretora daquela Unidade Acadêmica. Tal Projeto contou com a colaboração de membros da Organização Vilaboense de Artes e Tradições (O.V.A.T.)*.


Capa do CD Semana Santa em Goiás
(Arquivo: Othaniel Alcântara Jr.)

 
Para fazer DOWNLOAD (MP3): Blog PQPBach

Todos os cantores participantes desse registro fonográfico eram goianos ou residentes no Estado de Goiás. Por sua vez, entre os instrumentistas havia uma mescla de professores da EMAC/UFG, profissionais de orquestras sediadas em Goiânia, além de um grupo de colegas músicos de Brasília. Dentre eles pode-se ressaltar, por exemplo, o violoncelista Guerra Vicente e os violinistas Cláudio Cohen** e Marena Salles***; esta que, à época – por indicação do inesquecível Prof. Crundwald Costa (“Costinha”) -, era minha professora de violino.

Abaixo, os músicos que participaram das gravações realizadas entre os dias 28 e 30 de agosto de 1998, no Auditório da EMAC/UFG:

 
 

 
A escolha das obras constantes do CD Semana Santa em Goiás deu-se a partir de um trabalho de pesquisa realizada pela Professora Maria Augusta Calado (EMAC/UFG). No encarte desse registro fonográfico, a própria musicóloga goiana relata que, sem dúvida, a sua principal fonte documental foi encontrada no acervo da tradicional Banda Phoenix da cidade de Pirenópolis/GO. Trata-se, mais especificamente, de um documento datado de 1877, assinado pelo cônego José Iria Xavier Serradourada (1831-1898). Nesse manuscrito, o religioso – que também era compositor -, deixou uma indicação da ordem dos cânticos utilizados, naquela época, na celebração da Semana Santa em terras goianas.
 
Vale esclarecer que, atualmente, os festejos da Semana Santa são celebrados durante três semanas consecutivas na Cidade de Goiás.
  • 1ª Semana: dedicada ao Senhor dos Passos
  • 2ª Semana: destinada à Nossa Senhora das Dores
  • 3ª Semana: a Semana Santa propriamente dita.

FAIXAS DO CD:

          (01) Anônimo: Adoramus (2:39)

                         Ernani Aguiar (Regente)

                  

 

          (02-09) Atribuído a Basílio Martins Braga Serradourada (1804-1874)

              Moteto dos Passos 
               Ernani Aguiar (Regente)

               02. Passo 1 – Pater (1:54)

                     

             03. Passo 2 – Bajulans (1:18)
             04. Passo 3 – Exeamus (1:07)
             05. Passo 4 – Ó Vós Omnes (1:23)
             06. Passo 5 – Angariaverunt (1:14)
             07. Passo 6 – Filiae (1:17)
             08. Passo 7 – Domine (2:06)
             09. Passo 8 – Popule Meus (2:34)

(10) Anônimo: Salvator Mundi (2:53)
            Ernani Aguiar (Regente)            

 

(11) José Iria Xavier Serradourada (1831-1898)
        Jaculatória: Solo das Dores (2:04)
           Maria Augusta Calado (soprano); Carlos Eduardo Fecher (Regente)
   

(12-17) Atribuído a Basílio Martins Braga Serradourada (1804-1874)
              Moteto das Dores
               Ernani Aguiar (Regente)

             12. Passo 1 – Virgo Virginum (1:59)
  
                  

             13. Passo 2 – Ó Vós Omnes (1:34)
             14. Passo 3 –  Factum Est (1:36)
             15. Passo 4 – Dilectus Meus (2:33)
             16. Passo 5 – Quis Tibi (1:40)
             17. Passo 6 – Intenderunt Arcum (1:39)

(18) José do Patrocínio Marques Tocantins (1844-1889)
              Lava-Pés (2:06)
                Michel Silveira (tenor)

(19-32) Pedro Ribeiro da Silva (1867-1920)
              Via-Sacra (14 estações) (10:04)
                Fernando Cupertino (tenor); Maria Ludovico de Almeida (teclado)

(33) Anônimo: Canto da Verônica (1:47)
         Honorina Barra (mezzo-soprano)
(34) Anônimo: Héu (0:42)
         Vandair de Oliveira (soprano); Heloísa Barra Jardim (mezzo-soprano); Maria Ludovico (contralto)
(35) Anônimo: Toque de Cornetas: Marcha Batida (0:50)
          Músicos da Banda do Corpo de Bombeiros do Estado de Goias – Lecy José Maria (Regente)
(36) Anônimo: Surrexit Dominus (1:38)

                   Elder Camargo de Passos (barítono)

                  

 

Para fazer DOWNLOAD (MP3): Blog PQPBach

A Profa. Maria Augusta segue dizendo (encarte do CD) que não existem partes autógrafas dos Motetos dos Passos e das Dores na Cidade de Goiás; “restaram apenas cópias datadas de 1881 pelo mestre vilaboense Joaquim Marques (18??-18??)”. 

 
Além disso, considerando as anotações de outro músico, o também vilaboense João da Costa Oliveira (1865-1956), os supracitados motetos estão atribuídos a Basílio Martins Braga Serradourada (1804-1874), pai do supramencionado José Iria Xavier Serradourada (1831-1898). Cumpre dizer, no entanto, que tais apontamentos foram feitos a partir da tradição oral.
 
Em todo caso, constam desse documento as seguintes informações:
  • Moteto dos Passos:
– todos os oito passos foram escritos em 1855 e cantados pela primeira vez em 07/03/1856, na Matriz de Senhora Sant’Anna.
  • Moteto das Dores:
– esta obra foi encomendada, em 1856, pela Irmandade da Igreja da Boa Morte.
 
 
Não obstante, a Profa. Maria Augusta informou, à época da gravação do CD Semana Santa em Goiás – em 1998 – que não existiam outros registros que corroborassem as informações disponibilizadas por João da Costa Oliveira em seus escritos. Aliás, o maestro Carlos Eduardo Fecher, ao estudar e revisar as partes usadas nesse registro fonográfico, acabou encontrando cópias desse repertório em terras mineiras, porém com data posterior: 8 de março de 1896.
 
O texto acima foi baseado no texto da Profa. Maria Augusta Calado – EMAC/UFG.
Para mais detalhes, leia o encarte do CD “Semana Santa em Goiás”: arquivo em pdf
 

Leia também: E a “Procissão do Fogaréu” sucumbiu diante da covid-19 (postado em 25/03/2020)

Sugestão de leitura: 
PAIXÕES EM CENA: A Semana Santa na Cidade de Goiás (século XIX)
Ana Guiomar Rêgo Souza (EMAC/UFG)
Tese (Doutorado) – Instituto de Ciências Humanas da Universidade de Brasília

NOTAS:

 
* A Organização Vilaboense de Artes e Tradições (O.V.A.T.) trata-se de um grupo formado,  nos anos 1960, por jovens residentes na antiga capital do Estado de Goiás. Costuma-se ressaltar o nome do Sr. Elder Camargo de Passos, dentre os demais integrantes daquele grupo, como sendo o que exerceu e continua exercendo um papel de destaque na liderança da entidade. Elder Passos é autor do livro Goyaz: de arraial a patrimônio mundial (2018). Além disso, a trajetória desse memorialista é contada no documentário Passos da Tradição, lançado também no ano de 2018. – Leia mais na matéria publicada pelo Jornal A Redação (27/08/2018): Goiás sedia lançamento de documentário sobre Elder Camargo de Passos.
 
* Cláudio Cohen, desde 2011, ocupa o posto de Regente Titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS). Antes disso, foi spalla daquela orquestra. Colaborou, como violinista, no processo de desenvolvimento da Orquestra Filarmônica de Goiás, entre o final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Também integrou o premiado Quarteto de Brasília.
 
** Marena Isdebski Salles é filha do violinista e maestro Marcos Raggio de Salles. Estudou violino, inicialmente, com o pai e, depois, com Oscar Borgerth, na Escola Nacional de Música. É professora aposentada da Escola de Música de Brasília. Foi violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira e, mais tarde, passou a integrar a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro – OSTNCS (Brasília). Entre fins dos anos 1980 e início dos 1990 deixou sua colaboração na Orquestra Filarmônica de Goiás como instrumentista e pedagoga. Reiterando, nessa época, por indicação do inesquecível Prof. Crundwald Costa (“Costinha”), tive o privilégio de ser aluno de Marena.

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Othaniel Alcântara

*Othaniel Alcântara é professor de Música da Universidade Federal de Goiás (UFG) e pesquisador integrado ao CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical), vinculado à Universidade Nova de Lisboa. othaniel.alcantara@gmail.com

Postagens Relacionadas
Noite e Dia
26.01.2026
Público goianiense lota show do projeto Dominguinho em noite de forró; veja como foi

Carolina Pessoni Goiânia – O projeto Dominguinho, formado por João Gomes, Mestrinho e Jota.Pê, desembarcou em Goiânia na última sexta-feira (23/1). O público lotou o Centro Cultural Oscar Niemeyer para curtir sucessos dos três artistas, canções inéditas e releituras marcantes, em um espetáculo que valorizou afeto, brasilidade e conexão com o público.   Burburinho Internacional […]

Curadoria Afetiva
25.01.2026
Ancestralidade linguística

Movidos pela força da sobrevivência, somos impulsionados a reproduzir, desenvolver e ampliar espaços que garantam a manutenção de nosso clã. Desde tempos remotos, as moedas de trocas eram recursos essenciais para sobrevivência como: alimentos, temperos, couro, ferramentas, armas. Esses elementos não apenas sustentavam a vida material, mas também estruturam sistemas simbólicos e sociais que moldaram […]

Noite e Dia
23.01.2026
Autoridades prestigiam posse da nova diretoria da Faculdade de Medicina da UFG

Carolina Pessoni Goiânia – A posse da nova diretoria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi realizada na noite desta quinta-feira (22/1). A solenidade marcou o início do quadriênio 2026-2030 com Marcelo Fouad Rabahi como diretor e Rui Gilberto Ferreira no cargo de vice-diretor. A documento de posse foi assinado pela […]

Joias do centro
23.01.2026
Novo Lyceu de Goiânia reabre as portas e reposiciona a educação no Centro da cidade

Carolina Pessoni Goiânia – Durante décadas, o Lyceu de Goiânia foi mais do que um colégio: tornou-se símbolo de formação intelectual, debate público e identidade urbana. Instalado no coração da capital, o prédio atravessou gerações, mudanças de modelos educacionais e transformações no próprio Centro de Goiânia. Agora, às vésperas de sua reinauguração, o Lyceu se […]

Noite e Dia
21.01.2026
Exposição em Goiânia atrai amantes de carros antigos; veja fotos

Carolina Pessoni Goiânia – A 8ª Confraria de Carros Antigos foi realizada em Goiânia no último final de semana (17 e 18/1), no Shopping Cerrado, em comemoração ao Dia Nacional do Fusca. Promovido em parceria com a Associação dos Proprietários de Carros Antigos (APCAR), o evento reuniu cerca de 800 veículos, de 30 clubes diferentes, no […]

Meia Palavra
21.01.2026
‘A Única Saída’ zomba do capitalismo com humor ácido

Yoo Man-su venceu na vida: seu trabalho como um gerente altamente especializado em uma fábrica de papel lhe assegurou tudo o que um homem moderno sempre quis. Uma carreira sólida e respeito dos seus pares; uma linda casa com um jardim bem cuidado; uma vida segura e confortável para sua esposa e filhos. Ele está […]

Projetor
20.01.2026
A Colonização do Agora

Em um artigo recente na Folha de S. Paulo, Luiz Felipe Pondé resgata o pensamento do filósofo e montanhista norueguês Peter Wessel Zapffe. Para Zapffe, a consciência humana seria uma espécie de erro no processo de evolução das espécies. Teríamos desenvolvido uma clareza excessiva sobre nossa própria condição e limitações — um superfaturamento biológico que […]

Noite e Dia
19.01.2026
Estreia do circo Abracadabra em Goiânia reúne grande público; veja fotos

Carolina Pessoni Goiânia – Goiânia recebeu, na última sexta-feira (16/1), a estreia de Abracadabra – Um Circo Musical, espetáculo idealizado e dirigido por Frederico Reder que reúne dois grandes nomes do entretenimento brasileiro: Dedé Santana, ícone do humor nacional, e Diego Hypólito, medalhista olímpico e um dos maiores ginastas da história do país. A noite […]