Ao longo de toda a pandemia sabemos que a economia foi fortemente impactada, mas mesmo no pior momento da crise um setor econômico se destacou com significativa expansão, o mercado imobiliário. Neste 27 de agosto, Dia do Corretor de Imóveis, devemos agradecer a todos os profissionais que se dedicam às transações imobiliárias em todo o país, gerando segurança nos negócios e fazendo a economia crescer.
Em 2020, quando o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro recuou 3,9%, gravemente atingido pela crise na saúde pública, o mercado imobiliário foi na direção oposta e cresceu 26%, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Em 2021 o mercado imobiliário teve performance impactante, com crescimento de 12,8% nas vendas e 25,9% nos lançamentos. Em São Paulo o mês de maio apresentou um crescimento de 437,8% em lançamentos e de 144,6% nas vendas em relação ao mesmo mês de 2020, segundo dados da Secovi-SP.
Esses dados demonstram, como em diversos outros momentos de graves crises econômicas na história, que o mercado imobiliário é sempre um investimento seguro. Sem contar que está ligado ao maior desejo das famílias brasileiras, o da casa própria, que ano após ano tem se tornado realidade para grande parte da população. É o que mostram os dados do primeiro trimestre de 2022: as unidades enquadradas no programa Casa Verde e Amarela (CVA) representaram 82,3% dos lançamentos e 83,8% das vendas.
E esses negócios não seriam possíveis sem a figura do corretor de imóveis, especificamente profissionalizados para realizar negócios de compra, venda e locações com segurança jurídica para as partes com agilidade. Eles, os corretores de imóveis, são motores possantes da economia, são os propulsores que impulsionam o mercado imobiliário, verdadeiros realizadores de sonhos das famílias brasileiras.
Depois de décadas de luta para a profissionalização da corretagem, em 1962 a União regulamentou a profissão no dia 27 de agosto, que se tornou o Dia Nacional do Corretor de Imóvel. Depois a lei foi revogada, mas os conselhos profissionais começaram a profissionalizar e dar segurança ao desempenho da profissão que segue sendo uma carreira forte há décadas.
Neste Dia Nacional do Corretor de Imóveis saudamos a todo trabalhador dos negócios imobiliários goianos e de todo o Brasil, por seus serviços prestados à sociedade, aos negócios, às famílias e à economia nacional. Que o mercado imobiliário siga crescendo graças ao profissionalismo de todos vocês.
*Antônio Carlos da Costa é presidente do SecoviGoiás, empresário do setor imobiliário, corretor de imóveis.