Logo
Muro da igreja (Foto: Reprodução)

Quem protege o todo precisa proteger as partes

WhatsAppFacebookLinkedInX
03.08.2026 - 21:32:53

Há um equívoco perigoso quando se imagina que o patrimônio histórico reside apenas nas igrejas, nos sobrados e nos monumentos. Na verdade, toda cidade histórica é feita de monumentos. Mas nenhuma sobrevive somente por eles.

A Cidade de Goiás, reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO, existe também em seus quintais, becos, calçamentos, árvores centenárias, divisas antigas, sistemas tradicionais de drenagem, nomes de lugares, modos de construir e muros de adobe. É a permanência desses elementos que lhe confere autenticidade. Retire uma pedra aqui, um quintal acolá, um muro adiante, e o conjunto continuará existindo apenas no mapa. Aos poucos, deixará de existir na realidade.

É exatamente isso que está em jogo na discussão envolvendo um antigo muro da casa onde viveu Veiga Valle, o maior escultor sacro de Goiás e um dos grandes nomes da arte brasileira. À primeira vista, trata-se de um conflito entre vizinhos. Não é. O que se discute é se as partes que constituem um conjunto histórico merecem proteção ou se apenas o conjunto, tomado abstratamente, merece ser preservado.

Esse muro não é um simples fechamento de divisa. É um documento histórico. Conserva técnicas construtivas seculares, testemunha a formação urbana da antiga capital e guarda a memória do trabalho de homens e mulheres que ergueram esta cidade, muitos deles escravizados. Durante séculos, famílias preservaram esse patrimônio com recursos próprios, poupando o poder público de um custo que jamais lhe foi cobrado. O mínimo que se espera, em contrapartida, é que o Estado não se torne agente da degradação daquilo que nunca precisou financiar.

Ainda assim, corre o risco de ter sua integridade comprometida por uma intervenção contemporânea cuja compatibilidade com o sítio histórico continua cercada de controvérsia técnica. E o que mais preocupa não é apenas o destino desse muro, mas o precedente que poderá nascer desse caso.

Se o poder público admitir que um elemento integrante de um conjunto tombado pode receber tutela reduzida porque não possui tombamento individualizado, estará afirmando, na prática, que muros históricos, quintais, calçadas de pedra, portões coloniais, sistemas antigos de drenagem e tantos outros elementos constitutivos da cidade podem ser relativizados sempre que se tornarem inconvenientes. É uma lógica devastadora. Nenhum conjunto histórico existe sem suas partes. Proteger apenas os edifícios de maior destaque equivale a conservar as molduras enquanto a pintura desaparece.

A Constituição da República não confiou ao Estado a missão de preservar cenários. Confiou-lhe o dever de proteger o patrimônio cultural brasileiro. E patrimônio não é apenas aquilo que impressiona pela monumentalidade; é também aquilo que, discretamente, sustenta a continuidade da memória.

Quando um muro antigo desaparece, perde-se muito mais do que barro, pedra e cal. Perde-se uma página insubstituível da história. Mas quando o Estado aceita essa perda como irrelevante, o dano é ainda maior: transforma a exceção em precedente e ensina que o patrimônio pode ser fragmentado sem que a própria ideia de patrimônio seja atingida.

É justamente o contrário. O patrimônio histórico brasileiro não será destruído por grandes demolições. Será desfeito, lentamente, pela soma de pequenas permissões: licença após licença, exceção após exceção, precedente após precedente.

É hora de o poder público compreender que proteger a Cidade de Goiás não significa apenas conservar seus cartões-postais. Significa impedir que, em nome da conveniência do presente, se apaguem silenciosamente os vestígios que tornam essa cidade única. Quem protege o todo precisa, antes de tudo, proteger as partes.

Talvez o muro da antiga casa de Veiga Valle permaneça de pé. Talvez não. O que realmente sobreviverá a esta decisão é o precedente. E precedentes, ao contrário dos muros, multiplicam-se. Se aceitarmos que um fragmento da Cidade de Goiás pode ser sacrificado por conveniência, amanhã já não estaremos defendendo um muro, mas tentando explicar por que uma cidade inteira deixou de ser aquilo que o mundo reconheceu como Patrimônio da Humanidade.

Os muros da Cidade de Goiás não pedem restauração. Pedem que o Estado deixe de autorizar seu esquecimento.

*Yuri Baiocchi é pesquisador nas áreas de História, Literatura e Artes Visuais

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Yuri Baiocchi

*

2 comentários

  1. Parabéns Yuri. Suas palavras soam como um sino que avisa a hora das pessoas se encontrarem para rezar juntas. É um chamamento pra juntarmos nossas vozes e sermos ouvidos pelas pessoas que governam nossas Cidades, nossas histórias e legados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
Edemundo Dias de Oliveira Filho
17.10.2026
Voto nulo

O voto nulo não é fuga. É declaração. Em um sistema que transforma a urna em ritual obrigatório de adesão, recusar-se a escolher entre as opções apresentadas constitui um exercício lúcido de soberania individual. Não se trata de indiferença, mas de recusa consciente a legitimar o que se considera ilegítimo ou impróprio. A democracia moderna, […]

Marcelo Traldi
16.10.2026
Inovar hoje para nutrir o amanhã

Neste 16 de outubro, data em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação (World Food Day), a comunidade internacional é convocada a refletir sobre o tema central de 2026: “Inovar hoje. Nutrir o amanhã”. Esta máxima não é apenas um lema comemorativo, mas um chamado urgente à ação para líderes, indústrias, governos e consumidores. […]

Tânia Queiroz
15.10.2026
Quando a ansiedade decide o que comemos e o que tomamos

No Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, o debate costuma girar em torno do acesso e da qualidade dos alimentos. Há, porém, uma pergunta menos discutida, e que ouço todos os dias no consultório e na sala de aula: por que comemos e o que buscamos além do prato? Para muitos brasileiros, […]

Frederico Moraes Xavier
15.10.2026
Educação exige continuidade, não soluções milagrosas

Neste 15 de outubro, celebramos o Dia dos Professores. Data importante para reconhecer o trabalho de profissionais que exercem uma das funções mais importantes da sociedade, mas também discutir as condições trabalho e os caminhos necessários para melhorar a educação brasileira. Na medicina, assim como em tantas outras profissões, sabemos que a formação de um […]

Domingos Quirino
14.10.2026
A saúde não pode envelhecer

A sociedade civil está envelhecendo em ritmo acelerado. Segundo o Censo Demográfico do IBGE, o país chegou a 22,2 milhões de pessoas com 65 anos ou mais em 2022, crescimento de 57,4% em comparação com 2010. Esse cenário impõe uma reflexão urgente: se o perfil do paciente mudou, a forma de cuidar também precisa mudar. […]

Chrissia Bandim
13.10.2026
Antes da ferramenta, a gestão do escritório

Na advocacia, o assunto mais recorrente entre os integrantes dos escritórios é saber qual ferramenta de inteligência artificial contratar para elaborar as melhores petições e fazer as melhores intervenções processuais. A discussão é salutar. Mas, qualquer que seja a ferramenta, eficiência e resultado só se conquistam com organização. Quem faz o quê, em quanto tempo, […]

Leonardo Chucrute
13.10.2026
O impacto de um líder vai além dos resultados

Todo líder deixa um rastro. A questão central não está apenas nos resultados entregues, mas no impacto gerado nas pessoas que caminham ao seu lado. Em um ambiente empresarial cada vez mais voltado para performance e crescimento acelerado, é comum associar liderança exclusivamente ao cumprimento de metas, indicadores e resultados de curto prazo. No entanto, […]

Maria Clorinda Soares Fioravanti
09.10.2026
Educação superior, ciência e tecnologia no Brasil: de onde viemos, onde estamos e que futuro queremos?

A Medicina Veterinária, a docência e a pesquisa são dimensões indissociáveis da minha trajetória. Ao longo desses anos, acompanhei períodos de expansão, fortalecimento institucional, restrições orçamentárias e ameaças à autonomia universitária. Essa experiência consolidou minha convicção de que a educação pública de qualidade é um dever do Estado e investir em ciência e tecnologia é […]