O voto nulo não é fuga. É declaração. Em um sistema que transforma a urna em ritual obrigatório de adesão, recusar-se a escolher entre as opções apresentadas constitui um exercício lúcido de soberania individual. Não se trata de indiferença, mas de recusa consciente a legitimar o que se considera ilegítimo ou impróprio.
A democracia moderna, desde Locke e Rousseau, assenta-se sobre o consentimento dos governados. Consentir não é apenas comparecer; é reconhecer, na escolha, a representação de uma vontade. Quando nenhuma das candidaturas consegue encarnar essa vontade — por distanciamento ético, por captura partidária ou por redução da política a marketing — o eleitor enfrenta um dilema: mentir consigo mesmo ou afirmar a ausência de representação. O voto nulo, mais do que o voto em branco,escolhe uma segunda via. Ele não anula a eleição, mas consigna a existência de uma cidadania que se recusa a ser cooptada ou arrastada “como uma onda no mar”, diria o poeta.
Há coragem nesse gesto. Em uma era em que seconfunde participação com a mera escolha do “menos pior— voto útil —”, o nulo exige que se assuma a solidão do juízo próprio. Exige enfrentar a acusação fácil de alienação. Exige, sobretudo, recusar o conforto da culpa diluída. Pois, o dever político não se esgota no ato formal de apertar teclas. Ele começa no exame das condições reais de representação.
Protesta, sobretudo, contra a polarização nefasta e virulenta que envenena o debate público, transformando a política em guerra de trincheiras e reduzindo a complexidade da vida social a um maniqueísmo infantil.
Protesta também contra a ausência de um posicionamento de centro — não o “centrão” fisiológico, mas o espaço de mediação racional — e de estadistas à altura dos graves desafios da contemporaneidade: a desigualdade social persistente, a necessidade de educação de qualidade, de acesso digno à saúde e da proteção do meio ambiente. Em vez de líderes capazes de pensar o longo prazo, assistimos à perpetuação de confrontos estéreis que empobrecem a República.
O voto nulo aproxima-se daquilo que Albert Camus chamou de revolta: a afirmação de um limite. “Eu me revolto, portanto existo.” Não se trata de negar a democracia, mas de exigir que ela seja mais do que a alternância entre facções. É o reconhecimento de que a legitimidade não se produz automaticamente pelo calendário eleitoral. Ela depende da qualidade das opções e da possibilidade real de escolha.
Votar nulo, portanto, não é abandono da arena pública. É a insistência em permanecer nela com os olhos abertos. É a recusa a transformar o voto em fetiche de pertencimento. Em tempos de polarização performática e de esvaziamento do debate substantivo, o voto nulo afirma que a cidadania não se reduz a torcida. Afirma que a dignidade política inclui o direito de dizer: nenhuma dessas opções me representa — e eu não fingirei que sim.
Esse é o sentido do meu voto nulo. Não como gesto de desespero nem niilismo, mas como ato de lucidez e de responsabilidade. A democracia só se fortalece quando os cidadãos se recusam a mentir para si mesmos.
Edemundo Dias de Oliveira Filho é advogado, especialista e Mestre em Segurança Pública, Políticas Públicas e Direito Público.