Logo

Cinema: Incentivo deve ser permanente

WhatsAppFacebookLinkedInX
28.11.2017 - 19:33:55
 
Goiânia – Desde a década de 1950, com o surgimento do movimento Cinema Novo, não se fervilhavam tanto as produções cinematográficas. À época, jovens frustrados com a forma de fazer cinema, foram à luta por produções mais reais, que impactassem pela história contada de forma simples. Bastava ter “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, o que, aliás, era o slogan dessa geração. Goiás contava com um nome respeitado. O cineasta João Bênio, pioneiro no assunto, desenvolveu um trabalho autoral, mas com inúmeras dificuldades, principalmente financeiras, já que não havia apoio à produção cinematográfica. Com a sua morte, o cinema goiano foi praticamente inexistente por um longo período.
 
O tempo passou e as produções, assim como tudo o que era ligado à cultura, ficaram renegadas a pouca gente que tinha mais que ideias e câmeras. Os filmes eram feitos com pouquíssimos recursos e pecavam na qualidade. Por isso, ficava difícil competir e se mostrar. Durante anos, o que foi produzido no Brasil ficou praticamente esquecido e incentivo era uma palavra que não existia. Em Goiás isso não foi diferente e a produção cinematográfica ficou completamente estagnada.
 
Em 1989 eu fiz o primeiro filme profissional goiano, segundo o Dicionário de Cinema Brasileiro, depois de João Bênio. Foi também marcado como o primeiro filme de uma mulher em Goiás: André Louco, uma adaptação da obra do escritor goiano Bernardo Élis. O cenário aqui era tão difícil que não havia, nem sequer, mão-de-obra qualificada. Não havia quem soubesse fazer cinema profissional, desde técnicos a atores. Toda a equipe – muito qualificada, por sinal – teve de vir de São Paulo. Foi muito difícil fazê-lo. Foi difícil como mulher. Não havia respeito, credibilidade e nem apoio do poder público.
 
Quando, enfim, consegui entrar numa das primeiras leis de incentivo cultural, o dinheiro não pôde chegar até mim por causa da burocracia. A verba, então, foi depositada numa conta em São Paulo e o filme passou a representar aquele Estado. Eu goiana e autor goiano, mas pela falta de apoio o filme não representava Goiás. Chorei por isso. Mas fui reconhecida em 1992, quando o filme foi aceito no Festival de Locarno, na Suíça, e premiado como o melhor curta-metragem estrangeiro. Autoridades não tinham a visão de que a arte levaria longe o nome de Goiás e o engrandeceria. A cultura era renegada à marginalidade.
 
Com o fechamento da Embrafilme, a produção cinematográfica brasileira parou de vez e o país mergulhou num limbo de onde só sairia no final dos anos de 1990. Foi quando os incentivos começaram a ressurgir, mas apenas nos grandes centros produtores, e não chegavam a Goiás. Até que foi criada a lei de regionalização e de distribuição de verbas iguais para todas as regiões. Com isso, outras leis de incentivo foram surgindo, mas era preciso conseguir aprovação, o que também não era fácil. E ainda não é. Os filmes começaram a ser feitos, mas exibição era só fora do Estado. Aqui só eram mostrados se conseguissem ingresso em algum festival.
 
Hoje temos outro cenário. É como se antes estivéssemos no faroeste, sem cultura nenhuma, nem TV, e déssemos um salto. Culminou também com o retorno de muita gente que saiu daqui para estudar e fazer cinema fora. Isso também passou a incentivar muitas outras pessoas que começaram a fazer cinema, cursos na área foram criados por escolas particulares – eu mesma criei a SKopus, a primeira escola de cinema goiana, que formou metade dos atuais cineastas goianos –, por universidades e oficinas em mostras, como o Icumam e o Fica. Muitos já são reconhecidos nacionalmente. Esta é a prova de que quando existe incentivo, há interesse, há formação e a cultura fervilha. E o retorno para o Estado é inegável. Há geração de empregos e renda e incremento do turismo. Essa valorização passa a ser um orgulho goiano.
 
Em Goiás, produtores e cineastas vivem da dialética das leis de incentivo. Isso é que há de mais próximo de um estímulo para a sobrevivência da sétima arte. É bom? É. Mas também é muito pouco pelo que se tem e se espera do cinema goiano. Há quem viva à caça de parcerias para realizar suas obras, muitas vezes latente há anos, sem conseguir produzir um trabalho completo, de qualidade, com tudo o que havia imaginado. O incentivo efetivo, que faz a roda da vida do cinema girar, ainda precisa entrar em cena em definitivo e de forma permanente, com a segurança nos lançamentos de editais e repasses pelas leis. 
 

*Rosa Berardo é jornalista e cineasta

 
compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Rosa Berardo

*Mônica Parreira é repórter do jornal A Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
Edemundo Dias de Oliveira Filho
17.10.2026
Voto nulo

O voto nulo não é fuga. É declaração. Em um sistema que transforma a urna em ritual obrigatório de adesão, recusar-se a escolher entre as opções apresentadas constitui um exercício lúcido de soberania individual. Não se trata de indiferença, mas de recusa consciente a legitimar o que se considera ilegítimo ou impróprio. A democracia moderna, […]

Marcelo Traldi
16.10.2026
Inovar hoje para nutrir o amanhã

Neste 16 de outubro, data em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação (World Food Day), a comunidade internacional é convocada a refletir sobre o tema central de 2026: “Inovar hoje. Nutrir o amanhã”. Esta máxima não é apenas um lema comemorativo, mas um chamado urgente à ação para líderes, indústrias, governos e consumidores. […]

Tânia Queiroz
15.10.2026
Quando a ansiedade decide o que comemos e o que tomamos

No Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, o debate costuma girar em torno do acesso e da qualidade dos alimentos. Há, porém, uma pergunta menos discutida, e que ouço todos os dias no consultório e na sala de aula: por que comemos e o que buscamos além do prato? Para muitos brasileiros, […]

Frederico Moraes Xavier
15.10.2026
Educação exige continuidade, não soluções milagrosas

Neste 15 de outubro, celebramos o Dia dos Professores. Data importante para reconhecer o trabalho de profissionais que exercem uma das funções mais importantes da sociedade, mas também discutir as condições trabalho e os caminhos necessários para melhorar a educação brasileira. Na medicina, assim como em tantas outras profissões, sabemos que a formação de um […]

Domingos Quirino
14.10.2026
A saúde não pode envelhecer

A sociedade civil está envelhecendo em ritmo acelerado. Segundo o Censo Demográfico do IBGE, o país chegou a 22,2 milhões de pessoas com 65 anos ou mais em 2022, crescimento de 57,4% em comparação com 2010. Esse cenário impõe uma reflexão urgente: se o perfil do paciente mudou, a forma de cuidar também precisa mudar. […]

Chrissia Bandim
13.10.2026
Antes da ferramenta, a gestão do escritório

Na advocacia, o assunto mais recorrente entre os integrantes dos escritórios é saber qual ferramenta de inteligência artificial contratar para elaborar as melhores petições e fazer as melhores intervenções processuais. A discussão é salutar. Mas, qualquer que seja a ferramenta, eficiência e resultado só se conquistam com organização. Quem faz o quê, em quanto tempo, […]

Leonardo Chucrute
13.10.2026
O impacto de um líder vai além dos resultados

Todo líder deixa um rastro. A questão central não está apenas nos resultados entregues, mas no impacto gerado nas pessoas que caminham ao seu lado. Em um ambiente empresarial cada vez mais voltado para performance e crescimento acelerado, é comum associar liderança exclusivamente ao cumprimento de metas, indicadores e resultados de curto prazo. No entanto, […]

Maria Clorinda Soares Fioravanti
09.10.2026
Educação superior, ciência e tecnologia no Brasil: de onde viemos, onde estamos e que futuro queremos?

A Medicina Veterinária, a docência e a pesquisa são dimensões indissociáveis da minha trajetória. Ao longo desses anos, acompanhei períodos de expansão, fortalecimento institucional, restrições orçamentárias e ameaças à autonomia universitária. Essa experiência consolidou minha convicção de que a educação pública de qualidade é um dever do Estado e investir em ciência e tecnologia é […]