A Redação
Goiânia - Como não poderia deixar de ser, a pauta da segurança pública foi um dos pontos altos do discurso do governador Ronaldo Caiado ao lançar, nesta sexta-feira (4/4) em Salvador, sua pré-candidatura a presidente da República. No início da tarde deste sábado (5/4), o chefe do Executivo estadual voltou a tocar no assunto. Desta vez, em postagem no Instagram, onde postou um corte de seu discurso na capital baiana.
Na rede social, ele trouxe uma nova versão de seu bordão para a área, agora repaginado para a disputa pelo Palácio do Planalto. “Se eu chegar no governo, na presidência da República, vocês podem ter certeza de que bandido vai ser na cadeia ou fora do Brasil”, afirmou, adaptando a frase “ou bandido muda de profissão, ou muda de estado”, repetida desde o início de seu primeiro mandato à frente do governo estadual.
Constantemente, Caiado faz questão de ressaltar a qualificação técnica dos membros das Polícias Militar (PMGO) e Civil (PCGO) de Goiás, destacando, sempre que pode, dados do Ministério de Segurança Pública e Justiça que apontam que nos últimos três anos, Goiás teve uma redução de 36% na letalidade policial.
Apenas em 2024, as mortes em intervenções policiais caíram 25%, passando de 517 casos em 2023 para 387. O levantamento do MJSP mostra Goiás como um dos poucos estados a apresentar resultado positivo, enquanto dez outras unidades da federação registraram crescimento do número de mortes.