Victor Santos
Goiânia - A candidata a vice-prefeita de Goiânia na chapa de Vanderlan Cardoso (PSD), Sucena Hummel (PSD), defende que Goiânia tenha uma “gestão técnica”, visando o desenvolvimento econômico sustentável e o bem estar da população. Para ela, Goiânia deve se tornar uma cidade economicamente forte. “Meu papel é mostrar a força da mulher. É mostrar a força de ter uma gestão técnica ao lado do Vanderlan”, afirmou. Sucena Hummel foi entrevistada nesta sexta-feira (20/9), finalizando a série de sabatinas com os candidatos a vice promovida pelo jornal A Redação.
“Nosso plano de governo é real, pode ser feito. Não tem nenhuma proposta fictícia. Ele foi feito pensando no bem-estar da população, pensando em tornar Goiânia uma cidade economicamente forte e produtiva, unindo o meio ambiente, a sustentabilidade e a inclusão social, que é muito importante, porque é dever do município cuidar de todos”, defendeu a candidata.
Sucena Hummel é contadora e presidente licenciada do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO). Ela foi a escolhida para compor a chapa de Vanderlan Cardoso após a saída de Paulo Daher (PP), que renunciou ao posto de vice após decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), que barrou aliança entre PP e PSD.
Papel do vice
A vice de Vanderlan destacou que foi escolhida por conta de seu perfil técnico, o que, segundo ela, agrega para uma possível administração de Goiânia. “O Vanderlan sempre falou que quer um vice atuante, que trabalhe, que seja engajado nos projetos e nos seus ideais. Eu acho que a gente pode unir toda a minha experiência técnica com a experiência que ele tem de gestão de empresário”, analisou.
"Eu entendo que a política é pegar na mão, é servir, é ajudar, é escutar. Então, eu acho que é um grande desafio. Não é fácil você se colocar à disposição de críticas, de sugestões boas, de entender, mas com muita humildade, sabendo que ouvir, que o diálogo e o respeito abrem portas em todo lugar”, completou
Propostas
Nas propostas, Sucena Hummel destacou que sua principal bandeira é fazer a economia de Goiânia girar. “Um tema que converso muito com o Vanderlan é a assistência social, sobre a destinação do imposto de renda. O nosso objetivo é gerar emprego, é gerar renda, é que as pessoas voltem a confiar em Goiânia, que as pessoas tenham facilidade de abrir as suas empresas”, comentou.
A implementação de soluções tecnológicas também foi colocada por Sucena como uma prioridade. “Acho que podemos agregar muito com isso, desburocratizar para que as pessoas tenham acesso aos serviços da prefeitura de forma virtual, usando a tecnologia, trazendo melhorias e que cada dia mais a população esteja mais perto do seu prefeito e do serviço que a prefeitura pode ofertar”, afirmou.
Outra prioridade levantada por Sucena foi a saúde. “A saúde está na UTI. Nós temos vários projetos, principalmente o de ampliar 100% a cobertura da saúde familiar. Isso vai prevenir doenças para que a pessoa não chegue a precisar da emergência, porque vai tratar da pressão, da diabetes, acompanhar a nutrição e acompanhar as crianças”, contou.
Ela também defendeu a ampliação de horários de atendimentos em unidades de saúde, além de dar maior atenção à saúde psicológica. “Precisamos trazer os psicólogos também, dar essa assistência psicológica”, disse.
Para a educação, Sucena disse que uma das propostas é a de horários flexíveis em CMEIS. “Vamos buscar de imediato parcerias com as entidades privadas, ver as disponibilidades de vagas para poder atender o déficit, para que as mães possam deixar seus filhos em segurança na escola e sair para trabalhar. Temos um programa que chama Família na Escola, onde a mãe ou a família que queira estudar no horário diferenciado tem a possibilidade da criança estar junto”, contou a candidata.
Representatividade feminina
Sucena Hummel classificou como positiva a presença feminina no cenário eleitoral de Goiânia. “Acho que damos o exemplo de que é possível que todas as mulheres estejam onde quiserem. É possível você chegar e fazer. Com mais mulheres participando da política, com visões diferentes, será possível construir um grande projeto".
Sabatinas do jornal A Redação
A entrevista com Sucena Hummel (PSD), vice de Vanderlan Cardoso (PSD), finalizou a série de sabatinas com os candidatos a vice-prefeito de Goiânia.
Na última terça-feira, Leonardo Rizzo (Novo), da chapa com Fred Rodrigues (PL), e Bartira Miranda (PSDB), da chapa de Matheus Ribeiro (PSDB), foram entrevistados.
Na quarta-feira (18/9) foi a vez da tenente-coronel Cláudia Lira (Avante), que compõe chapa com Sandro Mabel (União Brasil) e professor Jerônimo (PSB), vice de Adriana Accorsi (PT). Na quinta-feira (19/9), os entrevistados foram Luciana Amorim (UP), candidata vice da chapa do professor Pantaleão (UP), e Darô Fernandes (Mobiliza), que compõe chapa com o candidato à reeleição, Rogério Cruz (Solidariedade).
Leia mais:
Darô Fernandes diz que será "soldado de Rogério Cruz" caso eleito em Goiânia
Luciana Amorim defende ação popular como melhor caminho para Goiânia
Professor Jerônimo defende gestão integrada para sanar problemas de Goiânia
Tenente-coronel Cláudia Lira propõe gestão próxima da comunidade em Goiânia
Rizzo: papel do vice é aconselhar o prefeito e cuidar do dia a dia da gestão
Bartira propõe políticas públicas integradas para desenvolvimento de Goiânia