Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Apresentações são no Teatro Goiânia Ouro | 06.11.25 - 14:15
Cena de 'A Casa de Bernarda Alma' (Foto: Layza Vasconcelos)A Redação
Goiânia – Nesse fim de ano, a Cia de Teatro Sala 3 dá início às apresentações das três tragédias rurais de Federico Garcia Lorca, no Teatro Goiânia Ouro. Nos dias 15 e 16 de novembro, a companhia vai apresentar o espetáculo “A Casa de Bernarda Alba”. A sessão no sábado (15) será às 21h e no domingo (16) às 15h e 20h. Nos dias 1 e 2 de dezembro, a companhia dirigida por Altair de Sousa leva aos palcos uma das obras mais famosas do autor espanhol: “Bodas de Sangue”.
Na segunda-feira (1º), a sessão é às 21h, e na terça-feira (2) às 14h30 e 20h. A entrada é gratuita, mas os ingressos são limitados. Eles estão disponíveis na plataforma Sympla e podem ser acessados pelo link da bio do Instagram da companhia: @ciadeteatrosala3.
Em janeiro, a companhia finaliza a trilogia com a apresentação do espetáculo “Yerma”. As obras fazem parte da trilogia rural, escrita por Lorca na década de 30. “Nestes trabalhos, o autor espanhol denuncia uma sociedade que se degradava pelo peso de ideias e tradições antigas, arraigadas em uma moral primitiva. O trágico aí é justamente o surgimento de forças de renovação e revolta que enfrentam a obediência e os cânones impostos à mulher”, comenta o diretor Altair Sousa.
A Casa de Bernarda Alma
A montagem de “A Casa de Bernarda Alma” estreou em outubro de 2017 e tem a proposta de questionar, através dos corpos e das vozes das mulheres, os valores morais e éticos de uma sociedade presa à tradição. A obra foi escrita pelo poeta trinta dias antes de sua morte, assassinado por forças do governo espanhol, em 19 de agosto de 1936, durante a Guerra Civil Espanhola.
Bernarda Alba é uma matriarca dominadora que mantém as quatro filhas, sob vigilância implacável, transformando a casa onde vivem em um caldeirão de tensões prestes a explodir. Quatro filhas adultas com sede, impedidas de concretizar seus desejos de matrimônio e maternidade. Mulheres aprisionadas pelo preconceito e pelos padrões morais vigentes. Com a morte de seu segundo marido, a mãe decreta um luto incansável de oito anos. O provável casamento da primogênita desencadeia uma disputa cruel e perigosa com consequências trágicas para a família.
Bodas de Sangue
Já “Bodas de Sangue”, considerada a obra mais poética de Lorca, é composta por três atos e sete quadros. A peça apresenta a saga de dois homens que amavam a mesma mulher e foi inspirada em um acontecimento real. O poeta leu, em um jornal de província, uma notícia sobre uma festa de casamento banhada por sangue. O fato ficou na memória de Lorca, que, em 1932, transformou a história em poesia dramática, de forma a dilatar o universo dos personagens e recriar suas relações conflituosas.
Serviço: Cia Sala3 apresenta “A Casa de Bernarda Alba” e “Bodas de Sangue”
Local: Teatro Goiânia Ouro
Ingressos na plataforma Sympla
A Casa de Bernarda Alba
Datas e horários: 15 (21h) e 16 de novembro (15h e 20h)
Classificação Indicativa: 12 anos
Bodas de Sangue
Datas e horários: 1 (21h) e 2 de dezembro (14h30 e 20h)
Classificação Indicativa: 14 anos