Formandos de 1975 que compareceram para os 50 anos de formatura (Foto: Arquivo pessoal)
Jales Naves
Especial para o jornal A Redação
Goiânia - A letra da música “Será”, da banda Legião Urbana, criada em Brasília em 1982, inspirou o jornalista e publicitário Reinaldo Roberto da Cruz, um dos integrantes da Comissão Organizadora da comemoração dos 50 anos de formatura na Escola Estadual Antônio Ferreira Barbosa, de Iturama, MG, em seu belo discurso. Ele falou em nome das quatro turmas do curso ginasial (oitava série), num total de 135 concluintes, e das duas do Curso de Magistério, que somaram 33 formandos (terceiro e quarto anos), de 1975. As quatro indagações da bela canção do grupo brasiliense foram respondidas ao longo de sua elogiada mensagem, fazendo uma correlação do tempo e do que empreenderam nesse período.
“Será que vamos conseguir vencer?”, indagava a canção e ele foi seguro em responder: “Já vencemos!”. “O empenho demonstrado por colegas, professores e colaboradores da escola para promover e estar nessa comemoração é o mais claro indicativo de nossa vitória”. “Os efusivos abraços testemunhados, a troca de sorrisos francos e iluminados e o brilho no olhar dos colegas premiam este reencontro”, afirmou, para acrescentar: “Que ele nos inspire a continuar escrevendo nossa história com amor, afeto, memória e esperança. Vamos celebrar, sim, com fartos abraços, rememorar histórias e constatar que a nossa amizade é capaz de resistir ao tempo”.
A sessão solene do cinquentenário dos formandos de 1975 do Curso Ginasial do colégio, a décima realizada, cumpriu a dinâmica dos anos anteriores: na sexta-feira, dia 24, à noite, no Império Bambu, o Esquenta, reunião de confraternização; e no sábado, dia 25, a Aula da Saudade, na Escola Estadual Antônio Ferreira Barbosa, que começou às 19h, seguindo-se o toque do sino, a abertura, pela vice-diretora Gláucia Machion, a entrega do presente indicado pela própria direção do colégio por uma das integrantes da Comissão Organizadora, Anísia Luíza de Queiroz Salustiano, o descerramento da placa com o nome dos alunos que se formaram naquele ano, a saudação do aluno da então 8ª série A, Reinaldo Roberto da Cruz, o pronunciamento de uma das idealizadoras da comemoração, Teresinha Maria da Cruz Rocha, e a visita ao colégio. Às 20h todos foram para o salão do Rotary Clube de Iturama, para o congraçamento das turmas, sendo recebidos com som ambiente e canções dos anos 60 e 70, e projeção de slides no datashow, com fotos daquela época, apresentação dos alunos e professores por uma das coordenadoras do evento, Alecy Maria de Queiroz Pacífico Freitas, show do professor Valdir acompanhado ao violão pelo aluno Arquimedes, sorteio de brindes, como óculos e livros, 21h, jantar, e 22h, baile.
A Comissão Organizadora decidiu, após quitar todos os compromissos financeiros, doar as sobras das contribuições para três entidades filantrópicas da cidade: APAE de Iturama; Creche Deus Menino; e Lar do Idoso Asilo Sol Nascente.
A vereadora Ana Lúcia Menezes Santos prestigiou o encontro.
Respostas aos questionamentos
Os questionamentos, conforme Reinaldo, são trechos da letra da música, mas que poderiam muito bem retratar o projeto de reunir alunos, professores e comunidade ituramense para celebrar, a cada ano, os 50 anos da formatura dos estudantes dessa escola. “Essas perguntas não ficaram apenas na canção – por certo elas povoaram também os corações dos idealizadores deste reencontro”. Explicou que seria só imaginação, mesmo, não fosse a nobre iniciativa de abnegados alunos antecessores que organizaram o primeiro encontro, em 2016. “Lá se vão 10 anos que se comemorou o cinquentenário da primeira turma de formandos dessa Escola”.
Lembrou-se bem de como tudo começou. Em janeiro de 2014, “num de meus passeios a Iturama, bateu uma saudade danada da escola e decidi visitar as instalações onde frequentei por muitos anos. Pois bem, cá estive. Adentrei à portaria – nem precisei mostrar minhas meias pretas para o Seu Izaías – cheguei à secretaria. Me apresentei e fui muito bem acolhido por gentis servidores de plantão. Eram férias escolares e a escola estava vazia. Revi tudo. Andei pelo pátio, espiei salas de aula, diretoria, quadra de esportes, fiscalizei tudo tal qual fazia nossa saudosa Diretora, dona Maria Sarah Fellipe Villaça Lopes”.
“Lá pelas tantas me deparei com um mural de fotos dos formandos de 1966 – a primeira turma da Escola. Fotografei o mural e enviei à minha mana Teresinha, pois ela era uma das formandas daquele ano e tinha o seu retrato lá. Foi o pontapé para deixar de ser só imaginação. Teresinha Cruz e Heloísa Machado Naves, também formanda, juntamente com outros colegas de turma, trataram de projetar e encaminhar a organização desse encontro, que ganhou status de tradicional no calendário de eventos da escola e da cidade. Pois bem, desde então, todo ano essa celebração se repete, como se atendêssemos ao “Repeat, please!” das inesquecíveis aulas de inglês do amado e saudoso professor Vandirlei Manoel dos Santos”.
Felicidade
2025, vez das turmas de 1975. “Será que nada vai acontecer?”. Ele foi objetivo na resposta: “Ah! Mas vai acontecer, sim, ora, ora!! Aliás, está acontecendo, não é? Deduzo que tal como ocorre comigo, todos aqui devem estar procurando lugar para acolher tanta felicidade, tanta emoção! Quanto sentimento de gratidão poder celebrar esse momento junto de ex-colegas de aula, professores, familiares e amigos! Quantas lembranças esse reencontro deve resgatar do abarrotado armário das saudades!”.
Tantos anos sem nos ver, imagino que alguns aqui nem se reconhecem no primeiro reencontro. Sem surpresas, afinal, o tempo invariavelmente nos presenteia cabelos brancos, alopecia, quilos a menos ou em abundância, cataratas e dobrinhas na pele – só algumas, para sermos econômicos nesse quesito”.
“Você é o fulano, que estudou na turma C?”. “Nossa, professor!! Adorava suas aulas”. “Quanto tempo! Que bom te encontrar!!” “E você tá morando onde agora?”. “Se acaso essas conversas ecoaram por aí, esse encontro cumpriu a sua missão. Portanto, celebrem. Festejem muito, mesmo, afinal, 50 anos é um tempinho relativamente bom para quem atualmente vive dias, digamos, mais acelerados que outrora”.
Hoje – como ressaltou – é também dia da inevitável lembrança dos companheiros que já partiram para outra dimensão. “Boas, suaves e saudosas recordações dos colegas, mestres e amigos que dividiram conosco belas etapas de nossas vidas. Elevemos bons pensamentos a eles em saudação. Que estejam em paz e com o nosso agradecimento pelo convívio”. “E, claro, não poderíamos deixar de expressar a imensa gratidão e carinho aos ilustres mestres e colaboradores da escola. Além de apoio, incentivo e encorajamento para os desafios que teríamos pela frente, seus ensinamentos foram essenciais e transcenderam os horizontes do puro e simples conhecimento acadêmico. Suas aulas pavimentaram nossos caminhos, nossas vidas e forjaram quem somos. Qualquer tanto de ‘muito obrigado!’ é pouco”.
“Será que é tudo isso em vão?”. “Não pode e não será em vão. Essa celebração há de reverberar sobre nossas certezas, convicções e maneiras de enxergar e dividir o universo. Que saiamos daqui mais ricos, fortes, energizados e capazes de suscitar as reflexões e, sobretudo, ações que, de mãos dadas, podemos e devemos implementar para construir o mundo melhor que queremos”, completou.
Formandos
Os formandos do Curso Ginasial, de 1975, turma A: Adibaldo Freitas de Queiroz, Agnaldo de Freitas Borges, Ana Maria Queiroz, Andrelina de Souza, Clélia Terezinha Lopes, Dorival Ferreira, Eliane Rufino de Oliveira, Elizete Margarida Luna, Eugênia Minaré Ferreira, Eugênio Felício Fratari, Eva da Silva, Gilmar Félix de Freitas, Idelvã João de Oliveira, Iléia Aparecida Rodrigues, Ivete Margarida Luna, João José Ribeiro, José Donizete da Silva, Leida Alves Ferreira, Luzia Leal Severino, Maria da Conceição Aparecida, Marli Poltronier, Miraí Oliveira de Queiroz, Milton Pereira da Silva, Nelson Alves Faria, Reinaldo Roberto da Cruz, Rosânia Maria Rodrigues, Rozenilda Fátima Freitas, Shirlei Aparecida de Souza, Sônia Freitas Rahal e Soraia Carvalho Mamede. Turma B: Ana Maria Soares, Cláudia Maria de Freitas, Clóvis Antônio de Assunção, Dalva Auxiliadora Rosa, Dailton Ney de Ávila, Edson Freitas Maia, Eliane Freitas Soares, Emília Osaki, Esdras Juvenal de Queiroz, Eva Oliveira de Souza, Giovani Félix Freitas, Helena Maria de Queiroz, Iranilda Tomaz Severino, Joel Marques de Queiroz, José Carlos de Almeida, José Roberto da Silva, Léa Sílvia Aparecida de Queiroz, Marisa de Almeida, Miguel Fortunato Pereira, Paulino José de Queiroz, Paulo Henrique de Freitas Queiroz, Ronaldo de Jesus Longo, Sebastião Roberto da Silva, Sonei Carvalho Mamede, Tereza de Lourdes da Silva, Terezinha Ferreira Borges, Tomoko Nazu, Valdir Tomaz Severino, Vânia Maria Mendes Yakasilo, Wânia Maria Amaral de Andrade, Vilmar Queiroz Diniz, Wolney Almeida Carvalho, Zilca de Fátima Rodrigues e Zilda Martins de Souza. Turma C: Adelcides de Paula Souza, Alaide de Oliveira Toledo, Alecy Maria de Queiroz, Arquimedes de Queiroz Barbosa, Ana Felícia de Oliveira, Ananias José de Queiroz, Ângela Maria Faria de Queiroz, Antônio de Vasconcelos Oliveira, Atanazio José Alves, Cacildo Alves de Faria, Célia Maria Pessuti de Souza, Dinorah Leal Severino, Divino Lacerda Gouveia, Donizete Aparecido Pereira, Donizete Cardoso de Mendonça. Elza Maria Clemente, Ildoeste Barbosa Filho, Ivalta Tomaz de Souza, Ivany Batista da Silva, José Antônio de Faria, José Amir Francisco, José Soares de Souza, Lázara Helena Maia, Lindalva Marques de Oliveira, Magda de Jesus, Maria da Conceição Aparecida, Maria Fátima de Freitas, Maria de Lourdes Martins, Maria Silva de Queiroz, Marleni Oliveira Diniz, Nelson Massayuki Miyamoto, Neide Frazão, Nelci Borges, Odília Freitas Sampaio, Pedro Ferreira da Silva, Sebastião Soares de Queiroz, Terezinha dos Reis Barboza e Zilá Queiroz Barbosa. Turma D: Alia Abou Nassar, Daisa José Nunes, Delmindo Ribeiro da Silva, Eremita Maria da Silva, Erotildes Maria de Jesus, Geiza Edina Bento, Hermelinda Tiago de Almeida, Ilma Aparecida da Silva, Izonélia Aparecida de Freitas Sampaio, João Batista Sobrinho, João de Freitas Pimenta, Joaquim Tiago de Almeida, José Pereira da Silva, Julieta Maria Leal, Lázaro Braz de Miranda, Lucimar Marina de Queiroz, Luiz Antônio Minaré, Luzia Trindade de Queiroz, Magna Rezende Maia, Manoel Jonas Cordeiro, Maria de Fátima Ferreira, Maria José de Queiroz, Marta Helena Vinhal, Nanciorlei Paula de Souza, Neiva Maria Domingos, Nelson Clemente da Silva, Sueli Divina Janones, Vanda Luzia Alves, Vantuil Alves da Silva, Veralúcia de Jesus, Vera Lúcia Minaré, Zelma Benedita de Oliveira e Zilda de Fátima Rodrigues.
Curso de Magistério (terceiro ano): Adelaide de Oliveira Toledo, Angélia Terezinha Alves Maia, Anísia Luiza de Queiroz, Cleosvaldo Cornélio da Silva, Creuza Helena Freitas Costa, Elizete Pádua Diniz, Floresmar Maia Leal, José Barbosa da Silva, José Maria Gama dos Santos, Lena Ney de Queiroz, Lúcia Helena Alves Arantes, Lucimar Fátima de Queiroz, Margaret Maria de Oliveira, Maria Aparecida Longo, Maria Conceição Ribeiro Pinheiro, Maria José de Freitas Leal, Maria Tomaz Severino, Ronaldo Carvalho Silva, Selma Aparecida de Paula, Sílvia de Queiroz Oliveira, Telma de Fátima Rosa Cunha, Uilian Carneiro Leão e Walquíria dos Santos. Quarto ano: Aparecida Francisca da Silva, Izonilda de Freitas Maia, Josefa Ferreira de Oliveira, Lúcia Helena de Oliveira, Maria A. de Queiroz Mamede, Maria José Nunes, Maria Rita Ferreira, Nivalda A. de Souza Vieira, Valdeci das Graças Freitas e Maria Alves de Souza.
Professores
Professores: Ana Maria Andrade (Sociologia), Ana Maria de Freitas (Ciências), Antônio Domingos Ribeiro (Geografia), Aparecida Irene Martins, Clarice Luiza (Matemática), Eleuza Maria de Queiroz (Didática), Elza Borges Merloti (Artes), Francisca Maria Walssecchi (Psicologia), Gilda Maria Soares (História), Idalina Silva Malaquias (Educação Física), Jacira Barreto Gonçalves (Matemática), Luiza Oliveira (Formação Especial), Maria Aparecida Amaral (Francês), Maria Aparecida Gonçalves (História), Mauro Zangrando (Educação Física), Moacir Lourenço Ferreira (Francês), Nice Rodrigues Barbosa (OSPB), Nilce Rodrigues Barbosa de Farias (Português), padre Antônio de Oliveira Duque (Francês), Samir Haddad (Ciências), Sirlei Silva (História), Suely Regina Volpini Perez (OSPB), Valdir Alberto Santos (Ciências, Biologia e Francês), Vandirlei Manoel dos Santos (Inglês) e Walda Barbosa de Queiroz (Educação Física).