Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Evento será nos dias 28 e 29 de agosto | 21.08.23 - 11:19
(Foto: divulgação)A Redação
Goiânia – O Serviço Social do Comércio (Sesc) Goiás, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) e a União Brasileira de Escritores (UBE) Seção Goiás realizam nos dias 28 e 29 de agosto de 2023, das 18h às 20h, o “Simpósio Dostoiévski: 200 Anos”, no Teatro Sesc Centro, situado na Rua 15, esquina com a Rua 19, em Goiânia. O evento é gratuito e com vagas limitadas e as inscrições já estão abertas neste link.
O simpósio tem como objetivo divulgar a obra do escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881) e de sua fortuna crítica, durante dois dias, através de palestras e debates, com a participação de renomados estudiosos do tema.
Esta é uma chance de reabilitar as celebrações que não foram possíveis de modo presencial em 2021, por conta da pandemia do covid-19, sendo esta oportunidade a primeira atividade presencial em torno do homenageado. Assim, em dois dias de atividades, eméritos palestrantes falarão sobre a obra do autor russo e terão chance de debater com escritores locais e com o público em geral.
O Simpósio contará com os seguintes palestrantes convidados: Elena Vássina, Maurício G. Righi e José Donizete Fraga.
Elena Vássina, professora, pesquisadora e ensaísta russa, falará sobre o “Universo literário e filosófico de Fiódor Dostoiévski”. A palestrante resume assim sua palestra: “A criação de Dostoiévski é tão profunda e complexa que continua a ser um estimulante desafio a estudiosos das mais diversas áreas do conhecimento científico, artístico e cultural. A palestra propõe a análise das principais características do universo literário e filosófico de Dostoiévski com foco nos seus mais importantes romances: “Crime e castigo”, “O idiota”, “Os demônios” e “Os irmãos Karamzov”.
No segundo dia do simpósio, Maurício Righi abordará o tema do apocalipse na obra do autor russo, trazendo ao debate a leitura que vem fazendo desde seu livro de 2019 – “Sou o primeiro e o último” em que se vale da teoria do escritor francês René Girard para aprofundar a leitura de Dostoiévski. Escritor e autor de “Pré-História e História” e de “Sou o primeiro e o último” e tradutor de diversas obras, Mauricio faz uma leitura original do autor russo sob a inspiração do grande crítico e pensador francês René Girard, gerando um dos mais importantes estudos em teoria mimética e apocalipse, no qual Dostoiévski tem um papel relevante.
Também no segundo dia do simpósio, palestra o escritor goiano José Donizete Fraga, membro da Academia Goianiense de Letras que falará sobre o tema “Dostoiévski e o Homem Fraturado”, quando dissertará sobre o tema de seu Mestrado, abordando a escrita de Dostoiévski e a quebra do homem, tangenciando temas como; Livre-arbítrio. Dissonância. Queda e Redenção. Metanoia e Transcendência.