A Redação
Goiânia - No intuito de apresentar e celebrar a importância da literatura, o Sesc Goiás realiza o Circuito Literário. O evento ocorre a partir desta terça-feira (15/8) e vai até o dia 26 de agosto, nas cidades de Goiânia e Jataí. De acordo com a organização, esta edição destaca a poetisa homenageada Yêda Schmaltz. Confira a programação completa no
site.
O circuito contará com uma variedade de atrações para diversas faixas etárias, como oficina de escrita, bate-papo literário, Sarau, debate da poesia em Goiás e contação de histórias. As atividades terão a presença e apresentação de artistas e escritores, além de entrada gratuita e aberta ao público, com exceção do show de encerramento.
Durante o Circuito Literário, a Biblioteca do Sesc Centro terá um espaço para troca de livros. Na oportunidade, os interessados poderão levar os livros, receber os cupons e terão até o dia 25 para realizar a troca pelos livros disponíveis para a ação.
Leia mais:
João Neto e Frederico agitam Sarau do HGG com música sertaneja
O encerramento do Circuito Literário contará com o show do cantor Zeca Baleiro, que será realizado no dia 26 de agosto, às 22h, na Arena Multiplace, localizada no Laguna Gastrobar, em Goiânia. Os ingressos estão disponíveis no site do Laguna Gastrobar.
“Estimular e fomentar a cultura é primordial para a criação de uma sociedade mais informada, madura e desenvolvida. No sentimos honrados em ofertar oportunidades como essa, aberta para todo o público”, comemora o presidente da Fecomércio Sesc Senac, Marcelo Baiocchi.
O diretor do Sesc Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, afirma que a expectativa é reunir um grande público e reforça o convite. “Este é um evento para toda a família. A programação contempla diversas idades e gostos literários. Tenho certeza de que quem participar, não vai se arrepender”, garante Leopoldo.
Homenageada
Yêda Schmaltz é uma renomada poetisa nascida no estado de Pernambuco, mas desde a primeira infância mudou-se para o estado de Goiás. A poetisa se destaca por ter sido uma das mais prolíficas de Goiás, publicando dezenove livros, sendo dezesseis de poesia, dois livros de contos e um de ensaios.
Yêda participou da fundação do Grupo de Escritores Novos (GEN) em 1960 e é patrona da cadeira 24 da Academia Goianiense de Letras. Ao longo de sua carreira literária, a autora recebeu diversos prêmios literários, entre eles o prêmio de melhor livro de poesia da Associação Paulista de Críticos de Arte em 1985 e o prêmio IV Concurso Nacional de Literatura da Fundação Cultural de Goiás em 1979. No ano de 2001, a poeta tomou posse na Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (AFLAG).