Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Complexo foi fundado há 28 anos | 11.02.22 - 17:54
Auditório Lago Azul
Foto: Divulgação/CCGO
Vista da Avenida Paranaíba
Foto: Divulgação/CCGO
Vista da Avenida Tocantins
Foto: Divulgação/CCGO
Vista da Rua 4
Foto: Divulgação/CCGO
Espaço Cerrado
Foto: Divulgação/CCGO
Pavilhão Azul
Foto: Divulgação/CCGO
Pavilhão Verde
Foto: Divulgação/CCGO
Sala Multiuso
Foto: Divulgação/CCGO
Teatro Rio Vermelho
Foto: Divulgação/CCGO
Foto: Divulgação/CCGOCarolina Pessoni
Goiânia - Um dos símbolos da capital de Goiás, praticamente um cartão postal da cidade, está localizado na Rua 4, Setor Central. Trata-se do Centro de Convenções de Goiânia (CCGO). Local de grandes eventos, o CCGO é um dos maiores complexos da área e o mais tradicional de Goiânia.
Fundado em 1994 pelo governo estadual, é uma empresa administrada pela Porto Belo Engenharia desde janeiro de 2001, após ser selecionada em licitação pública. A empresa é responsável por toda a gestão do CCGO, além da locação e manutenção do espaço.
O CCGO possui dois pavilhões para feiras - um com 4.388 m² e outro com 5.631 m² - no pavimento térreo, mais 1.861,60 m² de área para exposição no 1º andar, sendo que este engloba ainda um auditório de 600 lugares e 12 salas divididas em duas salas de 65 lugares, cinco salas de 105 lugares, duas salas de 165 lugares, duas salas de 200 lugares moduladas e uma sala de 400 lugares.
Além desses espaços, o CCGO possui mais três salas no Pavilhão Azul com capacidade para 50, 70 e 100 pessoas; duas áreas externas dos pavilhões; três espaços multiuso; um restaurante de comidas típicas; uma lanchonete; e o Teatro Rio Vermelho, que possui 1.888 lugares, oito cabines de tradução simultânea, sete camarins, uma sala vip e copa. O complexo abriga ainda as sedes do Goiânia Convention Bureau e da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), autarquia do governo do Estado.
Todos esses espaços são climatizados, e por todo o CCGO há cabeamento telefônico e de internet. Além disso, há ainda um estacionamento interno com 700 vagas, áreas para depósito e descarga. Por ser um espaço multiuso, além de congressos e feiras o CCGO comporta também eventos corporativos, sociais, formaturas, espetáculos culturais, shows, convenções e palestras.
(Foto: Divulgação/Tico Fonseca)
A localização do CCGO é um de seus diferenciais. Está próximo a duas das principais avenidas da região, Tocantins e Paranaíba, além de estar em meio às principais vias de acesso da capital. "Além disso, estamos próximos a hotéis, restaurantes, perto da Praça Cívica... É mesmo uma localização privilegiada", destaca o presidente da Porto Belo Engenharia, Celso de Paula e Silva Filho.
Celso explica que, apesar da captação dos eventos não fazer parte do escopo do contrato de gestão, esta atividade é feita com muito empenho pela equipe da concessionária. "Não é nossa função, mas captamos os eventos para o Centro de Convenções. Toda a cadeia envolvida é beneficiada, inclusive o município, por meio dos impostos", diz.
Toda essa estrutura tem um custo de cerca de R$ 300 mil mensais. "Isso com o Centro de Convenções fechado, sem nenhum evento. O valor, entretanto, varia de acordo com a quantidade e o porte dos eventos realizados em cada período", explica o presidente.
Milhares de eventos já foram realizados nesses 28 anos de CCGO, mas nos últimos dois anos a queda na locação dos espaços foi drástica, devido à pandemia de covid-19. "Tudo o que podíamos fazer para diminuir gastos, foi feito, mantendo um limite de manutenção, limpeza e vigilância, por exemplo. Há pouco tempo os eventos começaram a voltar e ainda não temos uma agenda consolidada porque tudo ainda é muito incerto. Estamos quase recomeçando do zero", lamenta.
Mesmo com a queda no número de eventos, o CCGO não perdeu seu prestígio e importância para a cidade e, principalmente, para a região central de Goiânia. "O Centro de Convenções tem uma relevância econômica e social para a cidade. É um equipamento extremamente importante para o Centro, já parte da paisagem da cidade", ressalta Celso.