Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Joias do Centro

Casa nº 1 de Goiânia abriga sede da Academia Goiana de Letras

Imóvel está localizado na Rua 20, no Centro | 30.07.21 - 17:14
Casa nº 1 de Goiânia abriga sede da Academia Goiana de Letras Foto: Letícia Coqueiro
Carolina Pessoni
 
Goiânia
- Localizada no nº 175 da Rua 20, no Centro, está a casa nº 1 de Goiânia registrada em Cartório. O sobrado em estilo art déco foi edificado pelo Estado em 1935 como parte da urbanização da nova capital.
 
A partir de 1936, o imóvel abrigou a Diretoria-Geral da Fazenda, órgão que hoje corresponderia à Secretaria da Fazenda. Após a saída do órgão, a casa foi moradia do advogado e professor Colemar Natal e Silva e sua família até a década de 1980, quando a casa foi cedida par se tornar a sede da Academia Goiana de Letras (AGL).
 
O presidente da AGL, Ubirajara Galli, conta que a família de Colemar Natal e Silva morou no Grande Hotel até a casa ser desocupada pela Diretoria-Geral da Fazenda. "Logo depois eles se mudaram e ficaram lá até o início da década de 1980, quando o então presidente da AGL, José Mendonça Teles, entrou em conversa com Colemar, para que ele vendesse a casa para o Estado para que ela fosse transformada na nossa sede", explica.
 
Em 1987, no governo de Henrique Santillo, o sobrado foi oficialmente cedido à AGL por tempo indeterminado para a instalação de sua sede oficial, que foi inaugurada em 29 de abril de 1988. Desde então, a Academia realiza atividades como reuniões, palestras e lançamentos de livros da casa histórica. O edifício é também conhecido como casa Colemar Natal e Silva, que foi um dos fundadores da AGL, em 1939, e seu primeiro presidente.
 

(Foto: Letícia Coqueiro)

Em 1998, o imóvel foi tombado pelo Governo de Goiás como parte do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, por meio do decreto nº 4.943. "A casa também é reconhecida como de Utilidade Pública nas instâncias municipal, estadual e federal", ressalta Galli.
 
Além disso, o sobrado é a última construção das primeiras casas de alvenaria de Goiânia que continua erguida. "Entre as pioneiras, é a única que mantém as características da construção original e que tem o padrão arquitetônico de seu nascimento preservado", reforça o presidente da AGL.
 
Academia Goiana de Letras
A AGL foi fundada em abril de 1939, por iniciativa de Colemar Natal e Silva, em uma sala do Fórum, na Praça Cívica, em Goiânia. Também constituíram a comissão de fundação Vasco dos Reis Gonçalves, Guilherme Xavier de Almeida, Victor Coelho de Almeida, Mário Caiado e Dario Délio Cardoso.
 
Antes de ser instalada no sobrado da rua 20, a primeira sede da AGL funcionou no Edifício Vila Boa, localizado na Avenida Goiás, também no Centro de Goiânia. A sala onde a sede foi instalada pertencia à Jaime Câmara, um dos membros da Academia.
 
A vida de Colemar Natal e Silva
Colemar Natal e Silva foi um advogado e professor goiano. Foi diretor da Faculdade de Direito de Goiás e um dos líderes do movimento para a criação de uma universidade federal no Estado.
 
Por conta de sua articulação no projeto foi o primeiro reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), mas não terminou seu mandato devido ao regime militar instalado no Brasil em 1964, que o exonerou do cargo por acusação de subversão.
 
Além disso, foi um dos fundadores e o primeiro presidente da Academia Goiana de Letras, cuja sede oficial leva seu nome. Também nomeia a primeira instalação definitiva da UFG, no Setor Universitário, em Goiânia.





A coluna Joias do Centro tem o apoio da Sim Engenharia
*Visite os decorados do Katedral Sky Rooftop na Rua 20, quadra 44, lote 10-12-14, Setor Central

 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351