Logo

A COP30, o cerrado e o risco do ponto de não retorno

07.11.2025 - 14:40:22
WhatsAppFacebookLinkedInX
 
Precisamos falar da importância do Cerrado e dos riscos que o bioma atravessa. O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, considerado o berço das águas do país, porque é responsável pela água de quase 70% das bacias hidrográficas nacionais e é por onde passa o aquífero Guarani, a segunda maior reserva de água doce subterrânea do mundo. Por isso mesmo, o bioma é um importante regulador do clima e do sistema de chuvas, no país, e ainda abriga 5% da biodiversidade global, além de e reter uma quantidade gigantesca de carbono armazenado. 
 
Não é pouca coisa e estas informações precisam chegar a um número cada vez maior de pessoas para que o Cerrado não desapareça. Hoje, o bioma está em risco iminente de atingir o ponto de não retorno, o que significa chegar no limite de dano irreversível, a perda da capacidade natural de recuperar o estado original, mesmo que as causas da destruição sejam interrompidas. 
 
O Cerrado já perdeu 51% da cobertura vegetal. De acordo com um levantamento do MapBiomas, a agricultura passou de 4 para 23 milhões de hectares, no Cerrado, entre 1985 e 2020. Agricultura e pecuária juntas ocupam 44% do bioma e são responsáveis por 98% do desmatamento, no território. 
 
As legislações têm negligenciado o Cerrado – que juntamente com a caatinga – não foi considerado patrimônio natural do Brasil, na Constituição de 1988, como fez com os demais biomas. O novo Código Florestal, em 2012, estabeleceu que as propriedades privadas podem desmatar 80% e preservar, como reserva legal, apenas 20% da cobertura vegetal do Cerrado. Uma relação inversa ao que foi determinado aos proprietários de terras na amazônia. 
 
Agricultura regenerativa
É indiscutível a importância da agropecuária goiana e brasileira para a produção de alimentos, exportações, equilíbrio da balança comercial e PIB nacional. Mas é preciso, mais do que nunca, que a agropecuária regenerativa se torne realidade, porque prioriza a recuperação e o fortalecimento dos ecossistemas e mais, aumenta a produtividade entre 2 a 4 vezes, em relação aos modos tradicionais de produção. 
 
A rotação de culturas e a preservação da cobertura vegetal restante são exemplos de agricultura regenerativa, porque mantêm a umidade e os nutrientes, previnem erosões e contribuem para a saúde do solo. Este equilíbrio natural diminui a necessidade de produtos químicos. 
 
Outro exemplo é a recuperação de pastagens degradadas, com o plantio de árvores nativas nos pastos, o que melhora e muito a relação boi por hectare, com aumento significativo na produtividade.
 
Para tornar possível a transição da agropecuária convencional para a regenerativa é preciso destravar o capital de financiamento e que esta prática possa ser fiscalizada e comprovada. 
 
O estudo “Cultivando a resiliência: um caminho viável para regenerar paisagens no cerrado brasileiro”, do Boston Consulting Group, em colaboração com o Ministério da Agricultura e Pecuária e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável atesta que a agricultura regenerativa, no cerrado, pode impulsionar o PIB brasileiro em US$ 20 bilhões por ano, até 2050. Existe o potencial para que o cerrado se torne a primeira paisagem regenerativa, no mundo. Um cenário possível.
 
Outra boa notícia é que houve uma queda de 20,8% do desmatamento, nos 11 estados e no Distrito Federal, que compõem o bioma do Cerrado, entre agosto de 2024 e julho de 2025, de acordo com um levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE. Esta conquista se deve ao aumento das ações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o IBAMA, que resultaram em 831autos de infração, com R$ 607 milhões em multa, nos últimos 12 meses.
 
O Cerrado e a COP30
A COP30 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – começará na próxima segunda-feira, dia 10 de novembro, na cidade de Belém, no Pará, com a participação de presidentes de mais de 50 países. 
 
Importante lembrar que, no caso do Brasil, metade das emissões de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global, tem origem no desmatamento e na agropecuária. O Brasil é o sexto maior emissor desses gases, no mundo. 
 
O Brasil é tido como um grande articulador global, já costurou acordos internacionais importantes na área do clima, e agora tem o grande desafio de convencer os demais líderes internacionais a respeitar o limite máximo de 1,5 grau de temperatura acima do período pré-industrial para salvar os 23 pontos de não retorno, em todo o mundo, Cerrado e Amazônia incluídos.
compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por
Postagens Relacionadas
Noite e Dia
26.01.2026
Público goianiense lota show do projeto Dominguinho em noite de forró; veja como foi

Carolina Pessoni Goiânia – O projeto Dominguinho, formado por João Gomes, Mestrinho e Jota.Pê, desembarcou em Goiânia na última sexta-feira (23/1). O público lotou o Centro Cultural Oscar Niemeyer para curtir sucessos dos três artistas, canções inéditas e releituras marcantes, em um espetáculo que valorizou afeto, brasilidade e conexão com o público.   Burburinho Internacional […]

Curadoria Afetiva
25.01.2026
Ancestralidade linguística

Movidos pela força da sobrevivência, somos impulsionados a reproduzir, desenvolver e ampliar espaços que garantam a manutenção de nosso clã. Desde tempos remotos, as moedas de trocas eram recursos essenciais para sobrevivência como: alimentos, temperos, couro, ferramentas, armas. Esses elementos não apenas sustentavam a vida material, mas também estruturam sistemas simbólicos e sociais que moldaram […]

Noite e Dia
23.01.2026
Autoridades prestigiam posse da nova diretoria da Faculdade de Medicina da UFG

Carolina Pessoni Goiânia – A posse da nova diretoria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi realizada na noite desta quinta-feira (22/1). A solenidade marcou o início do quadriênio 2026-2030 com Marcelo Fouad Rabahi como diretor e Rui Gilberto Ferreira no cargo de vice-diretor. A documento de posse foi assinado pela […]

Joias do centro
23.01.2026
Novo Lyceu de Goiânia reabre as portas e reposiciona a educação no Centro da cidade

Carolina Pessoni Goiânia – Durante décadas, o Lyceu de Goiânia foi mais do que um colégio: tornou-se símbolo de formação intelectual, debate público e identidade urbana. Instalado no coração da capital, o prédio atravessou gerações, mudanças de modelos educacionais e transformações no próprio Centro de Goiânia. Agora, às vésperas de sua reinauguração, o Lyceu se […]

Noite e Dia
21.01.2026
Exposição em Goiânia atrai amantes de carros antigos; veja fotos

Carolina Pessoni Goiânia – A 8ª Confraria de Carros Antigos foi realizada em Goiânia no último final de semana (17 e 18/1), no Shopping Cerrado, em comemoração ao Dia Nacional do Fusca. Promovido em parceria com a Associação dos Proprietários de Carros Antigos (APCAR), o evento reuniu cerca de 800 veículos, de 30 clubes diferentes, no […]

Meia Palavra
21.01.2026
‘A Única Saída’ zomba do capitalismo com humor ácido

Yoo Man-su venceu na vida: seu trabalho como um gerente altamente especializado em uma fábrica de papel lhe assegurou tudo o que um homem moderno sempre quis. Uma carreira sólida e respeito dos seus pares; uma linda casa com um jardim bem cuidado; uma vida segura e confortável para sua esposa e filhos. Ele está […]

Projetor
20.01.2026
A Colonização do Agora

Em um artigo recente na Folha de S. Paulo, Luiz Felipe Pondé resgata o pensamento do filósofo e montanhista norueguês Peter Wessel Zapffe. Para Zapffe, a consciência humana seria uma espécie de erro no processo de evolução das espécies. Teríamos desenvolvido uma clareza excessiva sobre nossa própria condição e limitações — um superfaturamento biológico que […]

Noite e Dia
19.01.2026
Estreia do circo Abracadabra em Goiânia reúne grande público; veja fotos

Carolina Pessoni Goiânia – Goiânia recebeu, na última sexta-feira (16/1), a estreia de Abracadabra – Um Circo Musical, espetáculo idealizado e dirigido por Frederico Reder que reúne dois grandes nomes do entretenimento brasileiro: Dedé Santana, ícone do humor nacional, e Diego Hypólito, medalhista olímpico e um dos maiores ginastas da história do país. A noite […]