Logo
Lenora em sua palestra no IHGMG, sobre JK (Foto do acadêmico do IHGMG Ozório Couto)

Para Lenora, Brasília obrigou a nação a tomar posse do seu interior

WhatsAppFacebookLinkedInX
02.09.2026 - 12:23:11

Jales Naves

Especial para A Redação

Goiânia – Inaugurada em 21 de abril de 1960, Brasília mudou o Brasil de lugar. Puxou o centro de gravidade do país do litoral para o coração do território e obrigou a nação a tomar posse do seu interior. A afirmação é da pesquisadora Lenora de Castro Barbo, doutora em Arquitetura e Urbanismo, ao falar, em nome do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, no Simpósio “Juscelino Kubitschek: 50 anos de ausência (1976-2026)”, promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, em Belo Horizonte, em agosto. “Dela irradiaram as estradas, a principal delas foi fruto do projeto de um deputado eleito por Goiás, a Belém–Brasília, que o próprio Juscelino chamou de ‘espinha dorsal da nacionalidade’”. “Brasília foi erguida por centenas de milhares de candangos, vindos sobretudo do Nordeste e de Goiás, que fixaram raízes e deram origem às cidades ao redor. Ela integrou, povoou, aproximou e reduziu a velha assimetria entre um litoral cheio e um interior esquecido”, afirmou.

Cinquenta anos depois da ausência de Juscelino, “o que fica? Fica a lição de que o desenho de um território é inseparável de um projeto de nação. Fica a prova de que ciência, política e arte, quando se dão as mãos – de Cruls a Goiás, de Lúcio a Niemeyer, sob a coragem de um estadista –, são capazes de tirar uma capital do nada”, frisou. “E fica, para nós de Minas e de Goiás, um orgulho compartilhado: o de que o filho de Diamantina teve a grandeza de servir ao Brasil inteiro. Juscelino não construiu apenas uma cidade; construiu uma certeza: a de que este país pode ser maior do que as suas próprias dúvidas”, completou.

Ela disse da honra de falar de JK em Minas Gerais, na terra que o viu nascer, em Diamantina, e que o entregou ao Brasil. Sua palestra, “Da Constituinte de 46 ao Cerrado: A coragem política e o desenho urbano na inflexão de Kubitschek”, repercutiu positivamente e ela foi muito aplaudida pelos presentes. “Entre uma data e um chão, há uma travessia e é ela que quero lhes propor. Brasília foi, ao mesmo tempo, um ato de coragem política e um ato de desenho: um estadista e uma geração de artistas. E, para que essa travessia acontecesse, muita coisa precisou ser preparada antes. inclusive, e é disso que trata a minha pesquisa, pelas mãos de Goiás”.

O IHGG esteve representado, na solenidade, pela professora Márcia Santos.

Sonho antigo e ciência  

A ideia de interiorizar a capital não nasceu com Juscelino: “atravessa a nossa história. Desde 1813, Hipólito da Costa, e depois José Bonifácio e Francisco Varnhagen, apontavam para o mesmo lugar: o divisor das águas do Brasil, o coração do território, onde nascem três das nossas grandes bacias hidrográficas. Por quase dois séculos, porém, isso foi apenas uma bela abstração”, anotou.

A ideia virou ciência na Primeira República, com duas comissões chefiadas pelo astrônomo Luiz Cruls, entre 1892 e 1896. Cruls e sua equipe desbravaram o sertão de Goiás, demarcaram os 14.400 km² do Quadrilátero Cruls e provaram, com dados, que aquele planalto era habitável, fértil e salubre. O botânico Auguste Glaziou catalogou as madeiras, identificou um antigo lago e sugeriu devolvê-lo ao seu leito – “o embrião do nosso Lago Paranoá. Nascia ali a ‘solução histórica’: a prova científica, inexpugnável, de que a capital deveria ser no Planalto Central. Guardem essa expressão, pois ela é a chave do que vem a seguir”.

Duelo das capitais 

A Constituição de 1946 tornou a mudança imperativa e mandou criar uma comissão técnica, com o debate acendendo num embate regional que a historiografia muitas vezes esquece. De um lado, o Planalto Goiano, ancorado na solução histórica de Cruls. “De outro, uma proposta mineira: levar a capital para o Triângulo Mineiro, mais perto das áreas já dinamizadas. Dois projetos, dois engenheiros: pelo Triângulo, o mineiro Lucas Lopes, com a sua “Memória de 1946”; pelo Planalto Central, o goiano Manoel Demósthenes Barbo de Siqueira, com os “Estudos sobre a Nova Capital”, de 1947”.

“E – peço licença para sublinhar isto diante de vocês, mineiros — naquele momento, o deputado Juscelino Kubitschek estava com Minas. Ele apoiou a emenda do Triângulo Mineiro; foi ele, aliás, quem pediu que a Memória de Lucas Lopes fosse anexada aos Anais da Constituinte. Juscelino, em 1946, defendia a sua terra. O desfecho veio em 1948: reunida a comissão do general Polli Coelho, votou-se, e, por sete votos a cinco, venceu o Planalto Goiano. Guardem esse Juscelino de 1946, o mineiro que defendeu Minas, porque a grandeza do que ele faria depois só se mede em contraste com este ponto de partida”.

1955: o chão preparado

Antes de Juscelino chegar, um ano fez toda a diferença: 1955. No plano técnico federal, a escolha do sítio ganhou velocidade com a aerofotogrametria, um levantamento aéreo de altíssima precisão, contratado sob o general Caiado de Castro, de família goiana. Consolidado pelo marechal José Pessoa, cuja comissão aprovou, em abril de 1955, o Sítio Castanho como o ponto exato, e traçou o primeiro desenho urbano, já com o Lago Paranoá.

Mas as condições concretas da mudança, quem as criou foi o Estado de Goiás. Sob o governador Juca Ludovico, Goiás declarou de utilidade pública a área, deu rito célere às desapropriações, abriu campos de pouso e estradas com Bernardo Sayão, garantiu o orçamento pela mão do senador Coimbra Bueno e comprou, à própria custa, as terras estratégicas do Sítio Castanho, para blindá-las da especulação. “Quando Juscelino tomou posse, o sítio exato, a segurança das terras, a infraestrutura inicial e a retaguarda orçamentária já estavam prontos. Goiás preparou o chão. E foi sobre esse chão preparado que a coragem de um estadista pôde, enfim, erguer uma capital”, salientou Lenora Barbo.

Representantes do IHGG no evento: professora Márcia Santos e arquiteta Lenora Barbo (Foto do acadêmico do IHGMG Ozório Couto)

JK, o estadista 

Na campanha de 1955, JK cruzou o Brasil mais de três vezes, num DC-3 equipado com escrivaninha e cama. Foi em Jataí, GO, que um cidadão o desafiou: “O senhor vai cumprir a Constituição e mudar a capital?”. Juscelino, que confessava, em particular, não ter a mudança entre suas prioridades, respondeu que sim: “se a Constituição mandava, ele cumpriria. Aquela pergunta, dizia ele, foi amadurecendo a ideia comício após comício”.

A mudança já estava na consciência do povo

JK venceu a eleição com cerca de 36% dos votos, pouco mais de um terço, a menor margem até então. Assumiu, em janeiro de 1956, sob estado de sítio, num país que tivera três presidentes em 1955 e sem receber a faixa de um antecessor eleito. E seu primeiro gesto foi revogar o estado de sítio e acabar com a censura. “Começou pacificando. Até então, ele dizia que, ao assumir, “só o local havia sido escolhido; tudo mais estava por fazer”. No quarto dia de governo, ao ouvir do Marechal Pessoa o estágio avançado dos trabalhos e da retaguarda goiana, Juscelino enxergou o que poucos enxergariam: que era possível. E fez de Brasília a meta-síntese do seu Plano de Metas, o motor dos “50 anos em 5”.

“E aqui está a grandeza que nos reúne. O mesmo Juscelino que, deputado mineiro, defendera o Triângulo, como Presidente encampou a solução do Planalto Goiano. Não por conveniência regional, pois a sua região havia perdido a disputa, mas por dever constitucional e por visão de país. Foi preciso um mineiro para pôr de lado o interesse de Minas e agir como estadista do Brasil inteiro. Ele transformou um preceito constitucional inerte em política de Estado ativa e ergueu, em três anos e meio, no cerrado bruto, o que muitos juravam impossível. Juscelino não uniu o Brasil apesar de ser mineiro; uniu o Brasil como só um grande mineiro saberia, colocando a nação acima da própria terra”, ressaltou Lenora Barbo.

Desenho urbano: a ousadia 

A coragem política, sozinha, não ergue uma cidade: é preciso dar-lhe forma. “E aqui falo também como arquiteta, porque Brasília é um dos gestos de desenho mais ousados do século XX. Do concurso de 1956–57 saiu o Plano Piloto de Lúcio Costa. Um gesto quase primordial: dois eixos que se cruzam, um sinal da cruz lançado sobre o cerrado. O Eixo Monumental, do poder e do cívico; o Eixo Rodoviário, curvo, da vida cotidiana, organizado em superquadras arborizadas, livres das esquinas e dos cruzamentos da cidade tradicional”.

William Holford, um dos jurados, chamou-a de “a melhor ‘ideia’ para uma cidade-capital unificada” já dada ao urbanismo moderno. E Mário Pedrosa cravou: “Brasília é mais que urbanismo, é uma hipótese de reconstrução de todo um país”. “Se Lúcio Costa deu a ordem, Oscar Niemeyer deu o lirismo”.

“Com o concreto armado, material bruto, Niemeyer fez poesia. As colunas do Alvorada, que parecem tocar o chão de leve; as duas conchas do Congresso, uma para o alto, outra para baixo; a Catedral, que se abre ao céu como mãos em prece; o Itamaraty pousado sobre a água. Uma geração genial: Juscelino, Israel Pinheiro à frente da Novacap, Lúcio, Oscar, os engenheiros, os paisagistas e o exército anônimo dos candangos”.

Contra o horizonte imenso do cerrado, o traço e a curva fizeram mais do que desenhar uma cidade: “deram forma corpórea a um país que decidiu acreditar no próprio futuro. Brasília é a arquitetura como pedagogia cívica: o Estado se declarando, em concreto e vidro, como a busca do novo, do melhor, e da coragem de sonhar”, completou.

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por José Abrão

*José Abrão é jornalista, mestre em Performances Culturais pela Faculdade de Ciências Sociais da UFG e doutorando em Comunicação pela Faculdade de Informação e Comunicação da UFG

Um comentário

  1. Lenora de Castro Barbo integra essa gama de grandes brasileiros que, como JK e todos os que se envolveram, desde o séc. XIX, no propósito de trazer para o Planalto Central a capital do país fez com que se interiorizasse o Brasil.
    Parabéns, Dra. Lenora, você nos representa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
Cultura
17.10.2026
Capital da Boa Mesa vai premiar quem mostra a força da gastronomia goianiense

A Redação Goiânia – O Sindicato de Bares e Restaurantes de Goiânia (Sindibares) promove o 1º Prêmio de Comunicação Goiânia, Capital da Boa Mesa, que distribuirá R$ 75 mil em premiações, sendo R$ 15 mil por categoria. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até 20 de novembro, conforme as regras do regulamento. Com o tema […]

Literatura
17.10.2026
Livros ajudam a compreender a diversidade histórica e cultural, afirma Narcisa Cordeiro

Jales Naves Especial para o jornal A Redação Goiânia – “Meus livros são parte de um esforço permanente para compreender Goiás em sua diversidade histórica, cultural, territorial e humana”, afirmou a arquiteta e pesquisadora Narcisa Abreu Cordeiro ao falar sobre “Histórias Escritas e a importância da Leitura” no projeto idealizado por Rômulo Vaz, ‘Café com […]

História
17.10.2026
Mineira, Alvina Naves, tecelã e cozinheira, fixou-se em Porangatu

Jales Naves Especial para o jornal A Redação   Goiânia – Tecelã que transformou fios em tecidos no entrelaçamento de tramas e urdiduras em teares manuais, Alvina Rosa Naves, mineira de Nova Ponte, também se revelou na cozinha, sendo elogiada por seus trabalhos, em especial nas festas religiosas da época, quando produzia os doces e […]

Dança
17.10.2026
Basileu França é destaque em competição internacional de balé

A Redação Goiânia – A Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França terá a maior delegação da última seletiva brasileira do Youth America Grand Prix (YAGP), uma das principais competições internacionais de balé para jovens bailarinos. Ao todo, 56 alunos da instituição participam da etapa, realizada de 20 a 24 de outubro, em […]

Lazer
17.10.2026
Goiânia recebe corrida que une esporte e música sertaneja

Ludymila Siqueira Goiânia – A Capital goiana vai receber, no dia 6 de dezembro, uma corrida que une esporte e música sertaneja em um percurso de 6 quilômetros em cinco ondas de largada. O Complexo Serra Dourada vai ser o ponto de concentração, que ao final, irá receber o show da dupla Matheus e Kauan. […]

GOIÂNIA
16.10.2026
Instituto Rizzo prepara 18ª edição da Cantata de Natal com atrações gratuitas

A Redação Goiânia – Os preparativos para as celebrações de Natal do Instituto Rizzo, em Goiânia, que neste ano chega à 18ª edição, estão a todo vapor. No dia 27 de novembro, das 16h às 22h, uma série de atrações vai emocionar o público. A entrada é gratuita. A expectativa é receber mais de 2 […]

Cultura
16.10.2026
Basileu França apresenta segunda temporada do balé “Dom Quixote” em Goiânia

A Redação Goiânia – A Cia Jovem Basileu França apresenta o balé “Dom Quixote”, inspirado na clássica obra do escritor espanhol Miguel de Cervantes, neste final de semana (17/18), às 20h, no sábado, e às 16h, no domingo, em Goiânia. Os ingressos estão à venda pela plataforma Sympla, por R$ 35, mais R$ 3,99 de taxa […]

Teatro
16.10.2026
Aparecida de Goiânia recebe o espetáculo “1888” em três espaços culturais

A Redação Goiânia – O município de Aparecida de Goiânia recebe o espetáculo “1888”, nos dias 22, 23 e 24 de outubro, em três espaços culturais. As apresentações são gratuitas e integram a Temporada 1888 – Dramaturgia Afro-Latinoamericana. O projeto propõe uma reflexão sobre as memórias afro-brasileiras e latino-americanas, abordando temas como a escravidão, as violências […]