Logo

Quando virei gente grande

WhatsAppFacebookLinkedInX
19.03.2012 - 10:58:39

 
Você se lembra do primeiro dia em que pisou na faculdade? Pois eu me lembro. Foi em 17 de março de 1993, ou seja, há exatos 19 anos. A lembrança não é fruto apenas da minha supermemória numérica. É que essa data marcou o início dos quatro anos mais transformadores e importantes da minha vida.
 
Na época eu tinha 17 anos e era uma burguesinha fútil, a típica pobre metida à besta. Minhas maiores razões de sofrimento eram, basicamente, saber que a mesada não daria para comprar as roupas de marca que eu queria, não poder ir para Disney ou Bariloche com as minhas amigas e ver o garoto que eu gostava me dar o fora. 
 
Embora não fôssemos ricos, investir em educação de qualidade sempre foi prioridade na minha casa. Fiz o ensino fundamental e o ensino médio em excelentes colégios, que, em sua maioria, eram freqüentados por alunos ricos. Não ter acesso ao que eles tinham despertou em mim um terrível sentimento de inferioridade.
 
Meu sonho era fazer Psicologia, que então só existia na Universidade Católica de Goiás (hoje PUC). Mas minha mãe, com seu pragmatismo de auditor fiscal da Receita, me deu o manual da Universidade Federal e disse que eu deveria escolher algum curso naquela instituição, pois faculdade particular ela não poderia pagar. 
 
Nunca sonhei ser jornalista nem pensei em fazer disso a minha profissão. Porém, levando em conta que eu odiava a área de exatas, não tinha afinidade com a de biológicas e adorava escrever, marquei Jornalismo no catálogo e entreguei para Deus. Quando soube da aprovação, senti um misto de alívio e medo.  
Como toda patricinha burguesa, me vesti para o primeiro dia de aula como se fosse para um megaevento, e acabei dando com os burros n’água ao conhecer meus colegas. Ninguém ali usava roupas de marca nem estava preocupado com isso. Andar de ônibus era a regra absoluta, não a exceção. 
 
Minha turma tinha muita gente mais velha, que já havia feito outro curso superior antes e cuja preocupação era aprender mais sobre a vida, conhecer a essência e não a aparência do mundo. Meus colegas queriam saber que livros eu havia lido, quais autores nacionais eram os meus prediletos, o quê eu pensava sobre a política brasileira. Diante da minha hesitação em responder, acabavam me obrigando a saber mais sobre literatura, história, sociologia, artes e atualidades. 
 
Até mesmo as festas eram diferentes. Lembro como se fosse ontem da primeira que fui no Centro de Convivência. Ao chegar, não havia som mecânico, mas uma veterana do curso de Jornalismo cantando à capela Mercedes Benz, da Janis Joplin. Enquanto cantava, hipnotizava a todos com sua interpretação marcante.
 
E lá fui eu saber mais sobre essa tal Janis Joplin, e também sobre Pink Floyd, The Clash, Ramones, The Doors, The Smiths, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gal Costa, Maria Bethânia e companhia. Não que na minha casa não se ouvisse MPB. Eu ouvia, mas as canções de Chico e Vinícius eram “as músicas dos meus pais”. Na UFG, como havia sempre alguém para me pedir para prestar atenção “nessa letra” ou “naquele arranjo”, aquelas músicas se tornaram minhas. 
 
Eu, que sempre tinha sido muito cheia de não-me-toques, na faculdade tive de adotar o padrão “frescura zero”. Se quisesse viajar para os congressos nacionais com a turma, tinha de ir para o sinaleiro pedir dinheiro nos pedágios. Também não podia fazer cara estranha para a comida do Restaurante Universitário, porque para muita gente ali aquele almoço era o que salvava o dia. 
 
A parte pedagógica foi um capítulo à parte. Os professores não entregavam apostilas de suas disciplinas. Passavam uma lista enorme de livros para você procurar na biblioteca e exploravam ao máximo sua capacidade de análise. Nada de decorebas ou fórmulas. Ou seu cérebro produzia muito fosfato e fazia milhares de conexões, ou você estava ferrado.
 
Os laboratórios eram muito precários, bem como a estrutura geral da faculdade. Era preciso aprender a partilhar os poucos aparelhos que funcionavam e ser ágil e responsável na hora de utilizá-los. Fora isso, as greves paralisavam as aulas por meses a fio. Mas se incomodavam, elas também nos obrigavam a saber por que professores e funcionários estavam protestando, se o salário deles era justo ou não. 
 
Além disso, conheci amigos maravilhosos. Na verdade, acho que temos um casamento, porque estamos presentes na vida uns dos outros na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na pobreza e na riqueza. E mesmo que alguns hoje morem em outros Estados ou países, quando é necessário, somos todos por um.
 
Olhando para trás, vejo que entrei menina na Faculdade e saí mulher. Nunca, num período tão curto de tempo, abri minha cabeça e meu coração para tantas coisas diferentes, nunca quebrei tantos paradigmas. E é nisso que penso quando o tédio começa a me atacar: se nos abrimos para as mudanças sem medo, se permitirmos que elas aconteçam, elas chegarão e nos transformarão. 
 
Em dezembro de 1996 saí da Facomb gente grande, não apenas por ter chegado aos 21 anos, mas também porque tinha uma maneira mais abrangente de ver o mundo e entender como ele funciona. Sem a faculdade, talvez eu ainda chorasse pelas bobagens de uma vida fútil e fosse Alice no País das Maravilhas. Obrigada, UFG. Graças a você, Alice acordou. 
 
compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Fabrícia Hamu

*Jornalista formada pela UFG e mestre em Relações Internacionais pela Université de Liège (Bélgica)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
Curadoria afetiva
25.10.2026
Equilíbrio

“A Anitta fez um curta musical que é um dos maiores acontecimentos do ano. Equilibrivm I-II tem 35 minutos. Acho que uma boa maneira de resumi-lo é dizer que ele é uma grande homenagem à cultura brasileira, feito com muito cuidado e respeito. A pesquisa visual do projeto vai fundo em três pilares. Primeiro, as […]

Joias do Centro
23.10.2026
Goiânia em nove capítulos: marcas que ajudam a contar a história da capital

Carolina Pessoni Goiânia – Goiânia nasceu de um projeto de modernização, ganhou forma entre avenidas largas e edifícios de linhas geométricas e, ao longo de nove décadas, construiu uma identidade que ultrapassa os limites de seu plano original. A capital que completa 93 anos neste sábado (24/10) guarda, em suas ruas, praças, monumentos e instituições, […]

Noite e Dia
22.10.2026
Goianienses prestigiam noite de música, teatro e dança com o espetáculo “Pop Hits”; veja fotos

Carolina Pessoni Goiânia – Os alunos do curso de Teatro Musical e da Banda Sinfônica Jovem de Goiás, da Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França, apresentaram o espetáculo “Pop Hits” nesta quarta-feira (21/10), no Teatro Escola Basileu França, em Goiânia. A apresentação reuniu música, teatro e dança, com interpretações de canções conhecidas […]

Noite e Dia
19.10.2026
OCB/GO homenageia lideranças por atuação em prol do cooperativismo; veja como foi

Carolina Pessoni Goiânia – O Sistema OCB/GO homenageou, na última sexta-feira (16/10), três personalidades de destaque nos cenários regional e nacional, pelas suas contribuições ao cooperativismo. O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, a presidente-executiva do Sistema OCB Nacional, Tania Zanella, e o ex-ministro da Agricultura, ex-presidente do Sistema OCB Nacional e da Aliança Cooperativa Internacional, […]

Noite e Dia
16.10.2026
Evento para convidados marca estreia de série documental sobre Marília Mendonça; veja como foi

Carolina Pessoni Goiânia – A capital recebeu, na noite desta quinta-feira (15/10), a estreia de “Marília Mendonça: Sentimento Louco”, no Cine Aurum, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. A série documental Original Prime estreia ao público nesta sexta-feira (16). A produção retrata a trajetória da cantora goiana, sua ascensão no sertanejo e o legado de uma […]

Joias do Centro
16.10.2026
Centro Cultural Marietta Telles Machado reúne memória, arte e novos planos para o futuro

Carolina Pessoni Goiânia – Na Praça Cívica, em meio aos edifícios que marcaram os primeiros anos da capital goiana, uma construção guarda diferentes capítulos da história de Goiânia e da vida cultural do Estado. O Centro Cultural Marietta Telles Machado foi o primeiro edifício público construído estrategicamente na praça, concebido para abrigar a Secretaria Geral […]

Noite e Dia
14.10.2026
Convidados prestigiam abertura de exposição de Kdu dos Anjos em Goiânia; veja fotos

Carolina Pessoni Goiânia – O Centro Cultural UFG (CCUFG) recebeu, na terça-feira (13/10), a abertura para convidados da exposição “Memórias, Imagens e Arquiteturas da Permanência”, de Kdu dos Anjos. Na exposição apresentada em Goiânia, o artista reúne trabalhos das séries “Sentinelas — Carrancas Pinceladas”, “Nóis que Ficamo” e “Cidade de Deus”. Sua pesquisa parte de fotografias, […]

LABORATÓRIO PÚBLICO - CIÊNCIA, POLÍTICA E MEIO AMBIENTE
13.10.2026
Votemos, então

A vida me proporcionou exercer ofícios muito diferentes até aqui, ocupar portanto lugares e perspectivas distintas na sociedade. Por isso, me sinto numa responsabilidade múltipla diante do segundo turno da eleição presidencial. Primeiro, antes do trabalho, por caminhos tortuosos, a vida me tornou radicalmente democrata. Isso é, em grande medida, herança do meu pai, Washington […]