Logo
Ana Carla Abrão

O que queremos saber é do sonho

WhatsAppFacebookLinkedInX
05.09.2026 - 12:27:13

Apenas 30 dias nos separam da próxima eleição. O Brasil volta às urnas envolto na maior crise institucional da Nova República. Os três poderes estão manchados por uma crise de confiança sem precedentes. E o Supremo Tribunal Federal mais que todos. Escolheremos presidente, governadores, senadores e deputados num contexto em que programas eleitorais disputam (e perdem) nossa atenção para o barulho da erosão dos valores básicos de uma sociedade. Assistimos, perplexos, ao abandono de todos os limites éticos e morais que deveriam nortear nossas instituições públicas.

Esqueçamos as crises econômica ou fiscal. Embora elas continuem aí, são subsidiárias à dilaceração do nosso tecido político e ao abandono dos conceitos de ética e moralidade. Vivemos uma crise de referências, uma falência de princípios, que, silenciosa mas crescentemente, corroeu as bases sobre as quais uma República se sustenta.

Honestidade, transparência e espírito público foram sendo paulatinamente relativizados para dar espaço a conveniências pessoais. Benefícios públicos foram sendo direcionados aqui e ali a partir de critérios individuais. Passamos a confundir lealdade com submissão, autoridade com poder, liberdade com licença, legislar com negociar e justiça com defesa de interesses – agora sabemos, quase sempre escusos.

Nesse crescendo, tudo ganhou outra dimensão. Ultrapassamos todos os limites do que uma sociedade pode tolerar. Não há mais fundo do poço para cavar.

Uma República não se sustenta apenas sobre leis. Sustenta-se sobre valores compartilhados. Sobre limites. Sobre a compreensão de que há coisas que não devem ser feitas, ainda que sejam possíveis; que há ações que não devem ser tomadas, ainda que ninguém possa nos impedir. Sustenta-se, sobretudo, sobre princípios que nos contêm mesmo quando ninguém está vendo. Há vergonha em seguir, há constrangimento em ser descoberto. Há contenção.

Abandonamos, pouco a pouco, essas ideias. O resultado está diante de nós: nossa República ruiu.

E é no meio dessas ruínas que chegamos a uma eleição. Uma eleição que não pode ser apenas mais uma disputa pelo poder, mais um ciclo eleitoral, mais uma escolha entre nomes e partidos. Ela precisa ser, antes de tudo, um momento de profunda reflexão sobre o país que nos tornamos. Porque o país que se mostra hoje diante de nós não é nada bonito.

E talvez o primeiro passo para mudá-lo seja ter a coragem de olhar para ele de frente — e tentar entender o que cada candidato representa para essa mudança.

Que visão de país ele representa? Que relação tem com a verdade? Que importância atribui às instituições? O que entende por liberdade — e por responsabilidade? Como enxerga o dinheiro público? Quais são os seus limites? Que valor dá à honestidade e à transparência? O que teria vergonha de defender?

E, talvez, a pergunta mais importante de todas: o que fará quando puder fazer aquilo que quiser?

Isso é voltar a votar a favor de um projeto de país. O Brasil não pode continuar escolhendo entre pessoas porque teme as outras. Não pode votar apenas contra alguém. Não pode transformar cada eleição em uma batalha pela sobrevivência de uma metade contra a outra. Não pode votar em negação, ou simplesmente por descrença.

Aos candidatos, não precisamos mais que nos vendam a realidade. Essa já conhecemos. Conhecemos a dívida, o déficit, a violência, a desigualdade, a baixa qualidade dos serviços públicos, a insegurança jurídica, a descrença nas instituições, a captura do orçamento e a corrupção desenfreada. Conhecemos o tamanho do buraco.

O que queremos saber é do sonho.

Queremos o sonho de um país em que honestidade não seja ingenuidade. Em que competência valha mais do que proximidade com o poder. Em que liberdade venha acompanhada de responsabilidade. Em que autoridade seja exercida com limites. Em que o Estado tenha força para fazer o que precisa fazer e humildade para não fazer aquilo que não lhe cabe — e mais ainda que deixe de ser usado para enriquecer os que dele se apropriam.

Queremos instituições fortes, mas conscientes de seus limites. Queremos uma política capaz de discordar sem destruir. Queremos uma sociedade que volte a acreditar que princípios não são obstáculos, mas fundamentos, e que valores são virtudes.

Queremos o sonho de um país normal.

*Ana Carla Abrão é doutora em Economia pela USP. Foi secretária da Fazenda de Goiás e atuou como executiva e conselheira de empresas do mercado financeiro

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Ana Carla Abrão

*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
Lueiz Amorim Canêdo
21.10.2026
Quando todos têm uma resposta, em quem confiar?

Qualquer dúvida sobre saúde hoje cabe em uma busca. Em segundos, na tela de qualquer celular, aparecem explicações, hipóteses e sugestões de tratamento para quase todo sintoma. Mas há uma diferença fundamental entre encontrar uma resposta e encontrar a resposta certa. Na internet, sintomas ganham diagnósticos, vídeos oferecem tratamentos, opiniões adquirem aparência de verdade e […]

Arlete Mesquita
19.10.2026
Escala 5×2: conquista que precisa sair do papel

A promulgação da Emenda à Constituição que encerra a escala 6×1 e estabelece a jornada de trabalho 5×2 representa uma vitória histórica dos trabalhadores brasileiros. Por 75 votos a 1, o Congresso confirmou o direito a dois dias de descanso remunerado por semana e à redução gradual da jornada, sem diminuição salarial. Não se trata […]

Edemundo Dias de Oliveira Filho
17.10.2026
Voto nulo

O voto nulo não é fuga. É declaração. Em um sistema que transforma a urna em ritual obrigatório de adesão, recusar-se a escolher entre as opções apresentadas constitui um exercício lúcido de soberania individual. Não se trata de indiferença, mas de recusa consciente a legitimar o que se considera ilegítimo ou impróprio. A democracia moderna, […]

Marcelo Traldi
16.10.2026
Inovar hoje para nutrir o amanhã

Neste 16 de outubro, data em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação (World Food Day), a comunidade internacional é convocada a refletir sobre o tema central de 2026: “Inovar hoje. Nutrir o amanhã”. Esta máxima não é apenas um lema comemorativo, mas um chamado urgente à ação para líderes, indústrias, governos e consumidores. […]

Tânia Queiroz
15.10.2026
Quando a ansiedade decide o que comemos e o que tomamos

No Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, o debate costuma girar em torno do acesso e da qualidade dos alimentos. Há, porém, uma pergunta menos discutida, e que ouço todos os dias no consultório e na sala de aula: por que comemos e o que buscamos além do prato? Para muitos brasileiros, […]

Frederico Moraes Xavier
15.10.2026
Educação exige continuidade, não soluções milagrosas

Neste 15 de outubro, celebramos o Dia dos Professores. Data importante para reconhecer o trabalho de profissionais que exercem uma das funções mais importantes da sociedade, mas também discutir as condições trabalho e os caminhos necessários para melhorar a educação brasileira. Na medicina, assim como em tantas outras profissões, sabemos que a formação de um […]

Domingos Quirino
14.10.2026
A saúde não pode envelhecer

A sociedade civil está envelhecendo em ritmo acelerado. Segundo o Censo Demográfico do IBGE, o país chegou a 22,2 milhões de pessoas com 65 anos ou mais em 2022, crescimento de 57,4% em comparação com 2010. Esse cenário impõe uma reflexão urgente: se o perfil do paciente mudou, a forma de cuidar também precisa mudar. […]

Chrissia Bandim
13.10.2026
Antes da ferramenta, a gestão do escritório

Na advocacia, o assunto mais recorrente entre os integrantes dos escritórios é saber qual ferramenta de inteligência artificial contratar para elaborar as melhores petições e fazer as melhores intervenções processuais. A discussão é salutar. Mas, qualquer que seja a ferramenta, eficiência e resultado só se conquistam com organização. Quem faz o quê, em quanto tempo, […]