Logo
Ana Carla Abrão Costa (Foto: Divulgação)

O país na segunda-feira

WhatsAppFacebookLinkedInX
03.10.2026 - 15:33:57

Ana Carla Abrão

Há mais de dois mil anos, Aristóteles escreveu que nenhuma comunidade política se sustenta apenas sobre leis e instituições. Para que uma cidade exista de fato, dizia ele, é preciso haver entre seus cidadãos alguma forma de amizade. Não a amizade que nasce do afeto, da intimidade ou da afinidade. Mas aquilo que ele chamou de amizade cívica: o reconhecimento de que, apesar das diferenças, há algo que compartilhamos e pelo qual somos conjuntamente responsáveis.

A amizade aristotélica parte do princípio de que o principal amálgama de uma comunidade é o sentido de pertencimento, a disposição para reconhecer no outro alguém com quem se compartilha um destino. Não alguém que pensa como eu, mas alguém que, pensando diferente, continua fazendo parte do mesmo “nós”.

Aristóteles nunca imaginou uma sociedade sem conflito. Ao contrário. A política existe justamente porque somos diferentes. A amizade cívica não pressupõe consenso, muito menos bem querer. Ela exige algo que é, a um só tempo, simples e difícil: que reconheçamos naquele de quem discordamos um concidadão. Alguém com quem compartilhamos não necessariamente as mesmas ideias, mas o mesmo país. E, sobretudo o futuro, o dia seguinte.

Hoje vivemos tempos em que já não discordamos apenas sobre impostos, segurança, educação ou o tamanho do Estado. Passamos a enxergar quem pensa diferente como alguém moralmente diferente de nós. E, quando isso acontece, o sentimento deixa de ser de troca e passa a ser de incômodo. A política deixou de ser apenas o espaço da divergência para se tornar, cada vez mais, um marcador de identidade.

Passamos meses discutindo (anti)candidatos, escândalos de corrupção, brigas familiares e alianças — algumas forjadas na imoralidade. Escolhemos lados e não ideias. Perplexos, chegamos a esse domingo de primeiro turno decididos sobre o que não fazer, em quem não votar.

Na desilusão, talvez estejamos prestando atenção demais ao domingo e de menos à segunda-feira. Afinal, encerrada ou não a disputa eleitoral, no dia seguinte continuaremos aqui. Com os mesmos problemas e as mesmas pessoas com quem dividimos o país. Algumas terão votado como nós. Muitas, não. É aí que a amizade cívica deixa de ser uma ideia abstrata e se torna uma exigência da democracia.

Quem vence uma eleição não adquire a propriedade daquilo que é comum. E quem perde não deixa de fazer parte dele. Maiorias são circunstanciais. Governos passam. O país permanece — e continua pertencendo tanto àqueles que venceram quanto àqueles que perderam.

Isso não exige moderação política, abandono de convicções ou ausência de conflito. Uma democracia saudável precisa de debate, oposição e indignação. Precisa de cidadãos dispostos a defender com firmeza aquilo em que acreditam.

O que ela não pode dispensar é a disposição de aplicar aos nossos os mesmos padrões que aplicamos aos outros; de defender instituições também quando suas decisões nos desagradam; de não desejar o fracasso do país apenas para provar que estávamos certos.

Há, no pensamento de Aristóteles, uma palavra que leva essa ideia um pouco adiante: homonoia, geralmente traduzida como concórdia. Concórdia, para ele, não significava pensar igual. Significava conseguir querer algumas coisas juntos. Talvez essa seja a pergunta mais importante agora, antes de uma anti-escolha: o que ainda somos capazes de querer juntos?

Não precisamos querer o mesmo governo, o mesmo presidente ou as mesmas políticas. Mas precisamos querer instituições que funcionem, integridade no uso do dinheiro público, liberdade também para quem pensa diferente e regras que valham para todos — inclusive quando nos desagradam.

Antes de sermos eleitores de candidatos diferentes, somos coproprietários de uma mesma construção coletiva. O dinheiro público é nosso. As regras são nossas. A liberdade é nossa. As instituições também são nossas. E quando elas falham, como acontece agora, a responsabilidade de reconstrução também é nossa.

No domingo, milhões de brasileiros entrarão sozinhos na cabine eleitoral. Ali, por alguns instantes, não haverá conciliação possível. Cada um estará diante de suas convicções, de suas escolhas e de sua consciência. Mas todos sairemos da cabine. Em algum momento, os votos estarão contados, os palanques serão desmontados, e a eleição acabará.

O país, não. Na segunda-feira, o país continua sendo de todos nós.

* Ana Carla Abrão é uma economista, executiva e articulista brasileira

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Ana Carla Abrão

*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
Marcelo Traldi
16.10.2026
Inovar hoje para nutrir o amanhã

Neste 16 de outubro, data em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação (World Food Day), a comunidade internacional é convocada a refletir sobre o tema central de 2026: “Inovar hoje. Nutrir o amanhã”. Esta máxima não é apenas um lema comemorativo, mas um chamado urgente à ação para líderes, indústrias, governos e consumidores. […]

Tânia Queiroz
15.10.2026
Quando a ansiedade decide o que comemos e o que tomamos

No Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, o debate costuma girar em torno do acesso e da qualidade dos alimentos. Há, porém, uma pergunta menos discutida, e que ouço todos os dias no consultório e na sala de aula: por que comemos e o que buscamos além do prato? Para muitos brasileiros, […]

Frederico Moraes Xavier
15.10.2026
Educação exige continuidade, não soluções milagrosas

Neste 15 de outubro, celebramos o Dia dos Professores. Data importante para reconhecer o trabalho de profissionais que exercem uma das funções mais importantes da sociedade, mas também discutir as condições trabalho e os caminhos necessários para melhorar a educação brasileira. Na medicina, assim como em tantas outras profissões, sabemos que a formação de um […]

Domingos Quirino
14.10.2026
A saúde não pode envelhecer

A sociedade civil está envelhecendo em ritmo acelerado. Segundo o Censo Demográfico do IBGE, o país chegou a 22,2 milhões de pessoas com 65 anos ou mais em 2022, crescimento de 57,4% em comparação com 2010. Esse cenário impõe uma reflexão urgente: se o perfil do paciente mudou, a forma de cuidar também precisa mudar. […]

Chrissia Bandim
13.10.2026
Antes da ferramenta, a gestão do escritório

Na advocacia, o assunto mais recorrente entre os integrantes dos escritórios é saber qual ferramenta de inteligência artificial contratar para elaborar as melhores petições e fazer as melhores intervenções processuais. A discussão é salutar. Mas, qualquer que seja a ferramenta, eficiência e resultado só se conquistam com organização. Quem faz o quê, em quanto tempo, […]

Leonardo Chucrute
13.10.2026
O impacto de um líder vai além dos resultados

Todo líder deixa um rastro. A questão central não está apenas nos resultados entregues, mas no impacto gerado nas pessoas que caminham ao seu lado. Em um ambiente empresarial cada vez mais voltado para performance e crescimento acelerado, é comum associar liderança exclusivamente ao cumprimento de metas, indicadores e resultados de curto prazo. No entanto, […]

Maria Clorinda Soares Fioravanti
09.10.2026
Educação superior, ciência e tecnologia no Brasil: de onde viemos, onde estamos e que futuro queremos?

A Medicina Veterinária, a docência e a pesquisa são dimensões indissociáveis da minha trajetória. Ao longo desses anos, acompanhei períodos de expansão, fortalecimento institucional, restrições orçamentárias e ameaças à autonomia universitária. Essa experiência consolidou minha convicção de que a educação pública de qualidade é um dever do Estado e investir em ciência e tecnologia é […]

Edemundo Dias de Oliveira Filho
09.10.2026
A voz que desafia o século da barbárie

O anúncio de Navi Pillay como vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2026 não é apenas o reconhecimento de uma biografia monumental. Em um tempo marcado pela brutalidade em escala universal — guerras que se arrastam sem perspectiva de solução, crises climáticas e sanitárias tratadas como pauta secundária, desigualdade que concentra renda e poder […]