Logo
Ana Carla Abrão Costa (Foto: Divulgação)

O país na segunda-feira

WhatsAppFacebookLinkedInX
03.10.2026 - 15:33:57

Ana Carla Abrão

Há mais de dois mil anos, Aristóteles escreveu que nenhuma comunidade política se sustenta apenas sobre leis e instituições. Para que uma cidade exista de fato, dizia ele, é preciso haver entre seus cidadãos alguma forma de amizade. Não a amizade que nasce do afeto, da intimidade ou da afinidade. Mas aquilo que ele chamou de amizade cívica: o reconhecimento de que, apesar das diferenças, há algo que compartilhamos e pelo qual somos conjuntamente responsáveis.

A amizade aristotélica parte do princípio de que o principal amálgama de uma comunidade é o sentido de pertencimento, a disposição para reconhecer no outro alguém com quem se compartilha um destino. Não alguém que pensa como eu, mas alguém que, pensando diferente, continua fazendo parte do mesmo “nós”.

Aristóteles nunca imaginou uma sociedade sem conflito. Ao contrário. A política existe justamente porque somos diferentes. A amizade cívica não pressupõe consenso, muito menos bem querer. Ela exige algo que é, a um só tempo, simples e difícil: que reconheçamos naquele de quem discordamos um concidadão. Alguém com quem compartilhamos não necessariamente as mesmas ideias, mas o mesmo país. E, sobretudo o futuro, o dia seguinte.

Hoje vivemos tempos em que já não discordamos apenas sobre impostos, segurança, educação ou o tamanho do Estado. Passamos a enxergar quem pensa diferente como alguém moralmente diferente de nós. E, quando isso acontece, o sentimento deixa de ser de troca e passa a ser de incômodo. A política deixou de ser apenas o espaço da divergência para se tornar, cada vez mais, um marcador de identidade.

Passamos meses discutindo (anti)candidatos, escândalos de corrupção, brigas familiares e alianças — algumas forjadas na imoralidade. Escolhemos lados e não ideias. Perplexos, chegamos a esse domingo de primeiro turno decididos sobre o que não fazer, em quem não votar.

Na desilusão, talvez estejamos prestando atenção demais ao domingo e de menos à segunda-feira. Afinal, encerrada ou não a disputa eleitoral, no dia seguinte continuaremos aqui. Com os mesmos problemas e as mesmas pessoas com quem dividimos o país. Algumas terão votado como nós. Muitas, não. É aí que a amizade cívica deixa de ser uma ideia abstrata e se torna uma exigência da democracia.

Quem vence uma eleição não adquire a propriedade daquilo que é comum. E quem perde não deixa de fazer parte dele. Maiorias são circunstanciais. Governos passam. O país permanece — e continua pertencendo tanto àqueles que venceram quanto àqueles que perderam.

Isso não exige moderação política, abandono de convicções ou ausência de conflito. Uma democracia saudável precisa de debate, oposição e indignação. Precisa de cidadãos dispostos a defender com firmeza aquilo em que acreditam.

O que ela não pode dispensar é a disposição de aplicar aos nossos os mesmos padrões que aplicamos aos outros; de defender instituições também quando suas decisões nos desagradam; de não desejar o fracasso do país apenas para provar que estávamos certos.

Há, no pensamento de Aristóteles, uma palavra que leva essa ideia um pouco adiante: homonoia, geralmente traduzida como concórdia. Concórdia, para ele, não significava pensar igual. Significava conseguir querer algumas coisas juntos. Talvez essa seja a pergunta mais importante agora, antes de uma anti-escolha: o que ainda somos capazes de querer juntos?

Não precisamos querer o mesmo governo, o mesmo presidente ou as mesmas políticas. Mas precisamos querer instituições que funcionem, integridade no uso do dinheiro público, liberdade também para quem pensa diferente e regras que valham para todos — inclusive quando nos desagradam.

Antes de sermos eleitores de candidatos diferentes, somos coproprietários de uma mesma construção coletiva. O dinheiro público é nosso. As regras são nossas. A liberdade é nossa. As instituições também são nossas. E quando elas falham, como acontece agora, a responsabilidade de reconstrução também é nossa.

No domingo, milhões de brasileiros entrarão sozinhos na cabine eleitoral. Ali, por alguns instantes, não haverá conciliação possível. Cada um estará diante de suas convicções, de suas escolhas e de sua consciência. Mas todos sairemos da cabine. Em algum momento, os votos estarão contados, os palanques serão desmontados, e a eleição acabará.

O país, não. Na segunda-feira, o país continua sendo de todos nós.

* Ana Carla Abrão é uma economista, executiva e articulista brasileira

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Ana Carla Abrão

*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
Lucas Almeida
01.10.2026
Antecipação do plantio de soja em Goiás: oportunidade de calendário exige disciplina de risco

A safra 2026/27 começa em Goiás com uma mudança relevante no planejamento operacional. Em caráter excepcional, a Instrução Normativa Agrodefesa nº 5/2026 antecipou a data permitida para presença de plântulas de soja emergidas no campo; a data final do calendário permanece em 2 de janeiro de 2027. São cinco dias que, isoladamente, parecem pouco, mas […]

Letícia de Araújo Morais
01.10.2026
Letramento em saúde ajuda idosos a proteger a respiração na variação do clima

Depois de semanas de ar seco, as primeiras chuvas trouxeram alívio a Goiânia. O descanso, porém, durou pouco: o tempo seco e as altas temperaturas voltaram, e agora a previsão é de nova queda nos termômetros. Essa alternância entre umidade e secura exige adaptação do organismo e costuma agravar quadros de doenças pulmonares crônicas, especialmente […]

André Rodrigues Silva
30.09.2026
Miopia infantil não tem cura, mas lentes prometem controle da doença

Um dado alarmante que tem passado despercebido por muitos pais: Até 2050, 40% das crianças no mundo podem desenvolver miopia por conta do uso excessivo de telas, celulares e tablets. O estudo é do periódico científico British Journal of Ophthalmology que examinou mais de cinco milhões de crianças e jovens espalhados por 50 nações, em […]

Jorge Gonçalves Filho
30.09.2026
A força do varejo brasileiro

Quando analisamos os setores que movem o Brasil, um desponta com sua força: o varejo brasileiro. Dos R$ 6,7 trilhões em valores correntes que formaram o PIB brasileiro no 1º semestre de 2026, temos 9,4% produzidos pelo varejo, ou seja, cerca de R$ 630 bilhões. O PIB do varejo brasileiro, por exemplo, é 44% maior […]

Vinícius Porto
30.09.2026
O risco invisível

O Brasil perde cerca de 14 mil vidas por ano para o suicídio, uma média de 38 mortes diárias registradas. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam o Brasil entre os países com os índices mais elevados de transtornos de ansiedade do planeta, além de taxas alarmantes de depressão. Por trás de cada indicador repousa, […]

Dijanira Silva
29.09.2026
Uma via para descobrir o sentido da vida

O Amor é a primeira vocação do ser humano, porque essa é a razão de termos sido criados, mas existem pessoas que conseguem compreender esse chamado de maneira especial e, mais do que compreender, conseguem traduzir a vocação ao amor com a vida. É o caso de Marie Françoise Thérèse Martin, mundialmente conhecida como Santa […]

PX Silveira
29.09.2026
Daniel Vilela na caixa de marimbondos

Nesta 2ª feira, 28 de setembro, o governador Daniel Vilela se fez presente na casa onde viveu Bariani Ortêncio. A área térrea da casa estava repleta de luminares da cultura goiana e de agentes referendados pelo bom currículo nos setores de criação e gestão cultural. Foi um encontro político e cultural, onde a maioria das […]

André Luiz Rocha
28.09.2026
Conexões que exportam

A indústria goiana tem por tradição olhar além de seus territórios. A participação crescente no comércio exterior mostra que Goiás tem ampliado sua participação nos fluxos globais e encontrando novos caminhos para seus produtos, negócios e cadeias produtivas. Em agosto, o comércio exterior de Goiás movimentou US$ 1,7 bilhão, com US$ 1,14 bilhão em exportações e […]