Logo
Ana Carla Abrão Costa (Foto: Divulgação)

O país na segunda-feira

WhatsAppFacebookLinkedInX
03.10.2026 - 15:33:57

Ana Carla Abrão

Há mais de dois mil anos, Aristóteles escreveu que nenhuma comunidade política se sustenta apenas sobre leis e instituições. Para que uma cidade exista de fato, dizia ele, é preciso haver entre seus cidadãos alguma forma de amizade. Não a amizade que nasce do afeto, da intimidade ou da afinidade. Mas aquilo que ele chamou de amizade cívica: o reconhecimento de que, apesar das diferenças, há algo que compartilhamos e pelo qual somos conjuntamente responsáveis.

A amizade aristotélica parte do princípio de que o principal amálgama de uma comunidade é o sentido de pertencimento, a disposição para reconhecer no outro alguém com quem se compartilha um destino. Não alguém que pensa como eu, mas alguém que, pensando diferente, continua fazendo parte do mesmo “nós”.

Aristóteles nunca imaginou uma sociedade sem conflito. Ao contrário. A política existe justamente porque somos diferentes. A amizade cívica não pressupõe consenso, muito menos bem querer. Ela exige algo que é, a um só tempo, simples e difícil: que reconheçamos naquele de quem discordamos um concidadão. Alguém com quem compartilhamos não necessariamente as mesmas ideias, mas o mesmo país. E, sobretudo o futuro, o dia seguinte.

Hoje vivemos tempos em que já não discordamos apenas sobre impostos, segurança, educação ou o tamanho do Estado. Passamos a enxergar quem pensa diferente como alguém moralmente diferente de nós. E, quando isso acontece, o sentimento deixa de ser de troca e passa a ser de incômodo. A política deixou de ser apenas o espaço da divergência para se tornar, cada vez mais, um marcador de identidade.

Passamos meses discutindo (anti)candidatos, escândalos de corrupção, brigas familiares e alianças — algumas forjadas na imoralidade. Escolhemos lados e não ideias. Perplexos, chegamos a esse domingo de primeiro turno decididos sobre o que não fazer, em quem não votar.

Na desilusão, talvez estejamos prestando atenção demais ao domingo e de menos à segunda-feira. Afinal, encerrada ou não a disputa eleitoral, no dia seguinte continuaremos aqui. Com os mesmos problemas e as mesmas pessoas com quem dividimos o país. Algumas terão votado como nós. Muitas, não. É aí que a amizade cívica deixa de ser uma ideia abstrata e se torna uma exigência da democracia.

Quem vence uma eleição não adquire a propriedade daquilo que é comum. E quem perde não deixa de fazer parte dele. Maiorias são circunstanciais. Governos passam. O país permanece — e continua pertencendo tanto àqueles que venceram quanto àqueles que perderam.

Isso não exige moderação política, abandono de convicções ou ausência de conflito. Uma democracia saudável precisa de debate, oposição e indignação. Precisa de cidadãos dispostos a defender com firmeza aquilo em que acreditam.

O que ela não pode dispensar é a disposição de aplicar aos nossos os mesmos padrões que aplicamos aos outros; de defender instituições também quando suas decisões nos desagradam; de não desejar o fracasso do país apenas para provar que estávamos certos.

Há, no pensamento de Aristóteles, uma palavra que leva essa ideia um pouco adiante: homonoia, geralmente traduzida como concórdia. Concórdia, para ele, não significava pensar igual. Significava conseguir querer algumas coisas juntos. Talvez essa seja a pergunta mais importante agora, antes de uma anti-escolha: o que ainda somos capazes de querer juntos?

Não precisamos querer o mesmo governo, o mesmo presidente ou as mesmas políticas. Mas precisamos querer instituições que funcionem, integridade no uso do dinheiro público, liberdade também para quem pensa diferente e regras que valham para todos — inclusive quando nos desagradam.

Antes de sermos eleitores de candidatos diferentes, somos coproprietários de uma mesma construção coletiva. O dinheiro público é nosso. As regras são nossas. A liberdade é nossa. As instituições também são nossas. E quando elas falham, como acontece agora, a responsabilidade de reconstrução também é nossa.

No domingo, milhões de brasileiros entrarão sozinhos na cabine eleitoral. Ali, por alguns instantes, não haverá conciliação possível. Cada um estará diante de suas convicções, de suas escolhas e de sua consciência. Mas todos sairemos da cabine. Em algum momento, os votos estarão contados, os palanques serão desmontados, e a eleição acabará.

O país, não. Na segunda-feira, o país continua sendo de todos nós.

* Ana Carla Abrão é uma economista, executiva e articulista brasileira

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Ana Carla Abrão

*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
Edemundo Dias de Oliveira Filho
23.10.2026
O voto envergonhado

A poucos dias do segundo turno das eleições presidenciais de 2026, a manchete do Estadão de 23 de outubro revela um fenômeno inquietante: na pesquisa espontânea do instituto Quaest, o percentual de eleitores indecisos dobrou de 7% para 14% em apenas uma semana. Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados, esse número […]

VIRMONDES CRUVINEL
23.10.2026
O que diz a nota baixa do Brasil no “Enem” internacional

Em meio ao calor da disputa eleitoral, um dado fundamental para o futuro do Brasil acabou recebendo menos atenção do que merece. Divulgados em setembro, os resultados do PISA 2025, avaliação internacional de estudantes de 15 anos, trazem um alerta que exige reflexão e providências dos gestores educacionais de todo o país. O desempenho brasileiro […]

Andrea Kohlrausch
23.10.2026
O verdadeiro legado da inovação está em inspirar

Ser pioneiro significa, muitas vezes, abrir um caminho que outras empresas passarão a percorrer. No ambiente de negócios, isso é positivo. Quando uma companhia desenvolve uma solução, apresenta um produto, novo conceito ao consumidor ou transforma a maneira de atuar em determinado mercado, é natural que esse movimento inspire concorrentes e ajude a elevar o […]

Márcio Luís da Silva
22.10.2026
Goiás cresce e forças se conectam 

Goiás cresceu de forma acelerada nos últimos dez anos. Nem mesmo a pandemia de Covid-19, em 2020, foi capaz de frear esse avanço. Entre 2014 e 2023, a economia goiana cresceu 11,1% em termos reais, mais que o dobro da economia brasileira, que avançou 5,4% no mesmo período. Esse crescimento representa aproximadamente R$ 33,5 bilhões […]

Lueiz Amorim Canêdo
21.10.2026
Quando todos têm uma resposta, em quem confiar?

Qualquer dúvida sobre saúde hoje cabe em uma busca. Em segundos, na tela de qualquer celular, aparecem explicações, hipóteses e sugestões de tratamento para quase todo sintoma. Mas há uma diferença fundamental entre encontrar uma resposta e encontrar a resposta certa. Na internet, sintomas ganham diagnósticos, vídeos oferecem tratamentos, opiniões adquirem aparência de verdade e […]

Arlete Mesquita
19.10.2026
Escala 5×2: conquista que precisa sair do papel

A promulgação da Emenda à Constituição que encerra a escala 6×1 e estabelece a jornada de trabalho 5×2 representa uma vitória histórica dos trabalhadores brasileiros. Por 75 votos a 1, o Congresso confirmou o direito a dois dias de descanso remunerado por semana e à redução gradual da jornada, sem diminuição salarial. Não se trata […]

Edemundo Dias de Oliveira Filho
17.10.2026
Voto nulo

O voto nulo não é fuga. É declaração. Em um sistema que transforma a urna em ritual obrigatório de adesão, recusar-se a escolher entre as opções apresentadas constitui um exercício lúcido de soberania individual. Não se trata de indiferença, mas de recusa consciente a legitimar o que se considera ilegítimo ou impróprio. A democracia moderna, […]

Marcelo Traldi
16.10.2026
Inovar hoje para nutrir o amanhã

Neste 16 de outubro, data em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação (World Food Day), a comunidade internacional é convocada a refletir sobre o tema central de 2026: “Inovar hoje. Nutrir o amanhã”. Esta máxima não é apenas um lema comemorativo, mas um chamado urgente à ação para líderes, indústrias, governos e consumidores. […]