Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Curso de Design na PUC Goiás (Foto: divulgação)A Redação
Goiânia – O cenário é positivo para quem escolhe a carreira em design. Segundo um levantamento do Instituto Semesp, a área está entre as dez com maior taxa de profissionais atuando na profissão: 75% dos formados em Design estão empregados. Em Goiânia, um dos cursos que mais se destaca nesse contexto é o da PUC Goiás, com uma proposta pedagógica que une teoria, prática e inovação.
Instalado na Escola Politécnica e de Artes da universidade, o curso oferece uma formação multidisciplinar e voltada às exigências do mercado atual, abrangendo áreas como design gráfico, digital, de produto, experiência do usuário e inovação.
“Trabalhamos com uma abordagem de Design Pleno, o que significa que o aluno tem contato com diferentes frentes da profissão ao longo do curso”, explica a professora Ana Bandeira, coordenadora do curso. “Isso permite uma formação mais abrangente e maior flexibilidade na atuação profissional”.
Formação prática e inserção no mercado
Um dos diferenciais apontados por alunos e egressos do curso de Design da PUC Goiás é a ênfase na prática profissional desde os primeiros semestres. Os estudantes desenvolvem projetos aplicados, constroem portfólios e têm contato direto com demandas reais por meio de disciplinas que simulam a rotina de estúdios, agências e startups.
A estrutura também contribui para esse perfil prático: são 15 ateliês, laboratórios de computação gráfica, oficinas de maquete, marcenaria e espaços de criação artística disponíveis para uso dos alunos.
“Queremos que nossos estudantes tenham não só domínio técnico, mas também pensamento crítico e responsabilidade social”, completa a coordenadora. “Design é ferramenta de transformação, e isso está presente em todo o nosso currículo”
Eventos e pesquisa científica enriquecem a formação
Além da formação em sala de aula, os alunos participam de eventos como a Semana de Design, a Jornada Científica da Escola Politécnica e de Artes (JCPOLI) e o SeIntegra — evento colaborativo que reúne instituições como UFG, Senac e Estácio. As atividades vão de oficinas e exposições a rodas de conversa sobre inclusão e acessibilidade.
Outro campo em destaque é o da iniciação científica, incentivada por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP) da universidade. Projetos orientados por professores doutores proporcionam uma experiência acadêmica enriquecedora e com forte viés investigativo.
Design vai além da criatividade
A carreira em design exige muito mais do que senso estético. Para Ana Bandeira, é fundamental que o estudante desenvolva um olhar atento para o mundo e esteja disposto a mergulhar em processos que envolvem pesquisa, escuta e revisão contínua.
“O maior desafio no início da formação é transformar boas ideias em soluções concretas. E isso demanda método, disciplina e resiliência”, afirma.
Como é o curso de Design na PUC?
Sabia que na PUC Goiás, você estuda Design com professores de prestígio internacional?
Pois é, a PUC é isso! Excelência que te leva mais longe. Vem conhecer!
Como ingressar no curso
O curso de Design é uma das 45 graduações presenciais oferecidas pela PUC Goiás. Os interessados podem ingressar por meio do vestibular presencial ou online, utilizando a nota do Enem, por transferência com descontos ou como segunda graduação. O curso, no entanto, não está incluído no Vestibular Social da universidade.
Mais informações sobre inscrições, estrutura curricular e corpo docente estão disponíveis no site oficial da universidade: www.pucgoias.edu.br.