Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Agricultura

Pesquisa em Goiás impulsiona a cafeicultura regional

Projeto é realizado pela Fapeg | 07.04.25 - 11:13 Pesquisa em Goiás impulsiona a cafeicultura regional Cultivo de café em Ceres (Foto: divulgação)A Redação
 
Goiânia – Por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pesquisadores do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) do Campus Ceres analisam a adaptação e produtividade de 35 cultivares de café arábica sob condições irrigadas. O objetivo da iniciativa é recomendar as variedades mais adequadas para o município de Ceres, fortalecendo a produção estadual.
 
A pesquisa recebeu investimento de R$ 40 mil da fundação, além de uma bolsa de pós-doutorado. “O apoio do Governo de Goiás, por meio da Fapeg, foi essencial para identificar as cultivares mais produtivas e adaptadas ao clima e solo goianos. Isso oferece uma nova alternativa econômica aos agricultores, contribuindo significativamente para a diversificação agrícola e desenvolvimento regional”, destaca o professor e coordenador do projeto, Cleiton Mateus Sousa.
 
Abril de 2025 marca 10 anos desde o início do plantio experimental. Das 35 cultivares avaliadas, 11 demonstraram melhor adaptação e produtividade elevada. Atualmente, na sétima safra, os pesquisadores continuam monitorando e comparando resultados para garantir estabilidade produtiva. A pesquisa também inclui análises sobre o comportamento fisiológico das plantas em diferentes fases (crescimento, floração e frutificação) frente às condições climáticas locais.
 
Em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Alegre, também é avaliada a qualidade da bebida, já classificada como café especial. O coordenador do projeto ressalta o grande potencial produtivo do Estado, ainda pouco explorado nacionalmente na cafeicultura. Segundo ele, os resultados alcançados apontam produtividades até duas vezes maiores que a média nacional, revelando uma oportunidade econômica significativa.
 
Leia mais
UFG e Anatel se juntam para lançar plataforma contra notícias falsas

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351