Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Plantio foi feito às margens do Rio Vermelho | 31.03.25 - 10:58
Mudas nativas que foram plantadas em Goiás (foto: divulgação)A Redação
Goiânia – A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou, na cidade de Goiás, o plantio de 500 mudas de árvores nativas para compensar as emissões de gases de efeito estufa geradas durante a 25ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), realizada em junho de 2024.
As mudas foram plantadas no Parque da Carioca e em outros pontos da cidade, às margens do Rio Vermelho. “Elaboramos um protocolo de monitoramento para garantir o sucesso dessa ação. A expectativa é que o projeto sirva como um modelo para futuras edições do Fica e inspire outras iniciativas voltadas à compensação e redução de emissões em Goiás”, afirma a analista ambiental da Semad Ana Castro.
Em 2024, o Fica celebrou 25 anos com o tema Tecnologia, Inovação e Mudanças Climáticas e, pela primeira vez, houve a elaboração do Inventário de Emissões do evento. O inventário, produzido pela Semad, funciona como um diagnóstico que identifica quais gases foram emitidos, em que quantidade e quais atividades do festival contribuíram para essas emissões.
A partir do inventário, foi possível estabelecer metas para reduzir as emissões em edições futuras e definir estratégias para compensar as emissões que não puderam ser evitadas.