Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Meio Ambiente

Goiânia recebe certificado como uma das cidades mais arborizadas do Brasil

Foram avaliados 34 municípios | 19.03.25 - 16:20 Goiânia recebe certificado como uma das cidades mais arborizadas do Brasil Alunos da rede municipal plantam árvore no Parque Areião (Foto: Alex Malheiros)A Redação
 
Goiânia – O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, recebeu, nesta quarta-feira (19/3), o certificado "Tree Cities of the World - Cidades Árvores do Mundo", que reconhece Goiânia como uma das cidades mais arborizadas do Brasil. O documento internacional, emitido pela Arbor Day Foundation e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), foi entregue durante o Dia D de Ações Ambientais, realizado na Vila Ambiental, dentro do Parque Areião.
 
Para a avaliação realizada pela ONU, que contemplou 34 cidades brasileiras, cinco critérios foram levados em consideração: responsabilização com as árvores urbanas, construção de políticas de arborização, avaliações de árvores e florestas, orçamento anual e recepção de celebrações de conquistas. Por ter atendido satisfatoriamente todos os quesitos, a capital goiana recebeu a certificação.
 
Durante o evento, Sandro Mabel agradeceu o título e reforçou o empenho da gestão em cuidar do meio ambiente e deixar Goiânia cada dia mais verde e bonita, proporcionando mais qualidade de vida para a população. “Nós somos a segunda cidade mais arborizada do mundo, e lanço aqui uma proposta. Cada criança da nossa rede estadual vai plantar uma árvore todo ano. Nós temos 120 mil alunos, então, nós vamos plantar, nos quatro anos, meio milhão de árvores”, destacou o prefeito.
 
A presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Zilma Peixoto, destacou que o reconhecimento de Goiânia no seleto grupo de cidades mais verdes do Brasil reforça que é possível aliar desenvolvimento à sustentabilidade. “Isso demonstra a responsabilidade com o meio ambiente e a oportunidade de fazer com que ele seja um agregador de valor para o nosso município”, ressaltou.
 
Dia D de Ações Ambientais
A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a Guarda Civil Metropolitana (GCM), o Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia (PDDU) e o Consórcio Limpagyn, abriu, na manhã desta quarta-feira (19/3), na Vila Ambiental, que fica dentro do Parque Areião, o Dia D de Ações Ambientais.
 
O evento, com o tema “Mudanças Climáticas e o Ciclo Hidrológico”, promove uma série de ações e dinâmicas para envolver e aproximar a população do meio ambiente de forma lúdica e didática. A data foi estrategicamente escolhida por estar entre o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas (16/3) e o Dia Mundial da Água (22/3).
 
A ação conta com a presença de estudantes da rede municipal, que participam de diversas atividades, como distribuição de mudas, degustação de sucos de ervas medicinais, exposição de maquetes e de animais taxidermizados (também conhecidos como empalhados), dentre outras.
 
Leia mais

Governo de Goiás investe R$ 1 milhão na prevenção de incêndios no Cerrado

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351