Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Energia elétrica

Equatorial aponta que 10 postes são derrubados por dia em Goiás

Goiânia e Aparecida lideram ranking | 11.03.25 - 10:43 Equatorial aponta que 10 postes são derrubados por dia em Goiás Poste acidentado (Foto: divulgação)A Redação
 
Goiânia – As colisões de veículos contra postes estão entre as ocorrências mais frequentes registradas pela Equatorial Goiás. Em 2024, quase 3,5 mil acidentes envolvendo carros e caminhões danificaram as estruturas da rede elétrica, o que representa uma média de 10 colisões diárias em todo o estado.
 
Goiânia lidera o ranking com 434 incidentes, seguida por Aparecida de Goiânia (151), Rio Verde (136) e Anápolis (102). Outras cidades com altos índices de colisões incluem Catalão (92), Senador Canedo (79) e Jataí (77).
 
Somente entre janeiro e fevereiro deste ano, foram registradas mais de 630 colisões envolvendo postes da rede elétrica. Goiânia (69), Aparecida de Goiânia (23) e Rio Verde (22) continuam no topo da lista das cidades com o maior número de ocorrências.
 
Além de prejudicar o fornecimento de energia elétrica, os acidentes envolvendo colisões contra postes trazem sérios riscos à segurança da população. Por isso, o gerente do Centro de Operação Integrado da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima, faz um alerta importante. “É fundamental que em caso de acidente, o cliente entre em contato imediatamente com a companhia por meio dos canais oficiais, para garantir que não haja riscos à segurança de quem está nas proximidades”, destaca o gerente.
 
Vinicyus Lima também explica que, quando um poste é derrubado, as equipes de manutenção precisam, em média, de seis horas para realizar o reparo. Esse tempo não se limita a simples substituição do poste, mas inclui a reconstrução de toda a rede elétrica danificada. “Em situações mais graves e complexas, pode ser necessário aguardar a atuação do Corpo de Bombeiros, ou até mesmo das autoridades policiais antes de iniciarmos os trabalhos de recomposição. Esse procedimento pode prolongar o tempo em que os clientes ficam sem energia”, afirma.
 
Maior incidência entre sexta e segunda-feira
Um dado importante levantado pela concessionária é que os incidentes envolvendo postes da rede elétrica ocorrem com maior frequência entre sexta-feira e segunda-feira, justamente nos períodos próximos aos finais de semana.
 
Diante disso, a conscientização sobre a importância da direção responsável e da atenção no trânsito torna-se essencial. É fundamental que os motoristas estejam cientes dos riscos e da importância de respeitar os limites de velocidade, sinalizações e normas de trânsito, especialmente em períodos de maior movimento. Em casos de quando um motorista não for identificado, a concessionária solicita o apoio da população, para que ele possa arcar com os custos. Informações relevantes podem ser enviadas por meio dos canais oficiais da concessionária, ajudando a identificar o responsável.
 
Leia mais
Homem é preso em Goiânia por receptação de equipamentos da Equatorial

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351