A Redação
Goiânia - A Caminhada pela prevenção ao Câncer de Mama será realizada neste sábado (25/1), com o foco em conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce da doença. Mulheres, médicos oncologistas e mastologistas farão um percurso de 18 quilômetros entre Goiânia e Trindade, simbolizando um momento de superação, força, amizade e saúde. A saída está marcada para às 5h do Terminal Padre Pelágio. A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) estará presente na iniciativa, que faz parte das ações do Goiás Todo Rosa, um programa do Governo do Estado em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).
Os caminhantes serão acompanhados por quatro educadores físicos e equipe de nutrição, que fará a distribuição de água e barrinhas de cereal, com suporte de ambulância e batedores, rumo à capital da fé de Goiás. Cada uma das pacientes vai caminhar com alguém que foi importante para ela durante o tratamento. De acordo com a professora da UFG e uma das coordenadoras técnicas do Programa Goiás Todo Rosa, da SES-GO, Rosemar Macedo, a caminhada será uma verdadeira jornada de companheirismo que se estabelece entre médico e paciente - e sua rede de apoio - tão importante para a recuperação.
A caminhada, como atividade física regular, reduz as chances de câncer de mama e é importante na prevenção dos fatores de risco de várias doenças, além de ser excelente para a recuperação das pacientes. A ação tem o apoio da Sociedade Goiana de Mastologia.
Serviço:
O que: Caminhada pela prevenção ao Câncer de Mama
Quando: 25 de Janeiro 2025 (Sábado), às 5h
Local: Terminal de Padre Pelágio na Avenida Anhanguera (local de saída) – Bairro Capuava – Goiânia