A Redação
Goiânia - Cynara Mathias Costa asume Secretaria Municipal de Saúde em substituição a Wilson Pollara, que foi preso em operação do Ministério Público (MPGO) por pagamentos irregulares em contratos administrativos. A nomeação ainda será publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (27/11) e trará ainda nomeações de servidores que assumem Secretaria Executiva, Diretoria Financeira e Superintendência de Redes de Atenção e Saúde.
Cynara Mathias Costa é cirurgiã-dentista e odontopediatra, além disso é servidora pública há 25 anos. A servidora efetiva Acácia Cristina Marcondes Almeida Spirandelli, especialista em Saúde e mestre em Saúde Coletiva, assume a Secretaria Executiva. O servidor efetivo e especialista em Saúde, Bruno Costa, assume como diretor financeiro da pasta. Já a profissional Isadora Morais Parreira Rodrigues vai acumular o cargo de Gerente de Saúde Bucal de Urgência e Emergência Especializada com a Superintendência de Redes de Atenção e Saúde.
Operação
O secretário de Saúde de Goiânia, Wilson Pollara, foi preso nesta quarta-feira (27/11) em operação do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) que apura pagamento irregular em contrato administrativo e de associação criminosa no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde da Capital. Também foram presos temporariamente o secretário executivo e o diretor financeiro da pasta.
Ainda de acordo com o MPGO, foi determinado ainda o afastamento cautelar e, consequentemente, a suspensão do exercício das funções públicas dos três agentes públicos investigados. Os mandados foram expedidos pelo 1º Juízo de Garantias da Capital, atendendo a pedido do MPGO, e cumpridos com apoio da Polícia Militar.
A investigação aponta para a associação dos alvos para a prática reiterada de crimes, com a concessão de vantagens em contratos, ocasionando prejuízo para a administração pública. Constatou-se a existência de pagamentos irregulares, inclusive com preterição da ordem cronológica de exigibilidade.
Os mandados foram cumpridos na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, nas residências dos alvos de prisão e de um empresário que presta serviços à pasta. Em posse de um dos alvos foram encontrados R$ 20.085,00 em dinheiro.
Leia mais
Secretário de saúde de Goiânia é preso suspeito de pagamentos irregulares