Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

SAÚDE

Mutirão de Goiânia oferece exames oftalmológicos para prevenir a cegueira

Evento é voltado para pacientes diabéticos | 19.11.24 - 17:07 Mutirão de Goiânia oferece exames oftalmológicos para prevenir a cegueira (Foto: Divulgação Prefeitura de Goiânia)
A Redação

Goiânia - 
O mutirão de Goiânia oferece, neste sábado (23/11), exames oftalmológicos gratuitos para prevenir a cegueira causada pelo diabetes, das 8h às 12h, no Ginásio Rio Vermelho. A ação, "Goiás Unido Contra o Diabetes", é promovida pela Sociedade Goiana de Oftalmologia (SGO) em parceria com o governo estadual e com a Fundação Banco de Olhos, Hospital de Olhos da UFG e Hospital de Olhos de Aparecida.  

O evento é voltado para pacientes diabéticos e para aqueles que ainda não sabem se têm a doença. Durante o mutirão, será possível realizar a glicemia capilar — exame de ponta de dedo que detecta a presença de diabetes. Quem se identificar como diabético será submetido a uma avaliação completa, incluindo exame de fundo de olho, considerado um biomarcador essencial.  
 
A oftalmologista Luciana Barbosa Carneiro, diretora da SGO, destaca o caráter multidisciplinar da ação. “Será uma força-tarefa em prol do combate à cegueira causada pelo diabetes, além de outras complicações graves como amputações, falência renal, infarto e AVC”, explica.  
 
“O exame do fundo de olho permite identificar o grau do diabetes em todo o corpo. Quem apresentar alterações graves será encaminhado para exames e especialidades complementares, como nefrologia, cardiologia e odontologia. Tudo de forma gratuita e imediata”, detalha Luciana.  
 
Feira de saúde e procedimentos
Além dos exames oftalmológicos, o mutirão terá uma série de outros procedimentos, como eletrocardiograma, ecodoppler de carótidas e avaliação do pé diabético. Também haverá coleta de sangue para análise de hemoglobina glicada, colesterol e creatinina, além de orientações odontológicas e nutricionais.  
 
A Feira da Saúde, paralela ao mutirão, é destinada à população geral e busca informar e conscientizar sobre a prevenção do diabetes. “É uma oportunidade para familiares de pacientes diabéticos realizarem exames, receberem orientações nutricionais e aprenderem sobre direitos e cuidados específicos. A presença da família é fundamental no controle da doença”, afirma Luciana.  
 
Segundo a médica, essa é a primeira vez que os três serviços de oftalmologia de Goiás se unem para uma ação desse porte. “A Fundação Banco de Olhos já realizava essa iniciativa há mais de 10 anos, coordenada por mim. Agora, teremos a participação de todos os coordenadores: professor Marcos Ávila, professor Alexandre Taleb e eu, em uma união histórica contra as complicações do diabetes.”  

Leia mais:
HMAP é referência no tratamento de doenças vasculares em Goiás
 
Riscos do diabetes
O evento é especialmente importante por seu caráter preventivo. “Complicações como cegueira são 100% evitáveis se diagnosticadas e tratadas adequadamente. Quem já perdeu parte da visão dificilmente recupera, mas é possível interromper a progressão com tratamentos como a fotocoagulação a laser. Por isso, todos os oftalmologistas de Goiás estão unidos nessa causa”, reforça Luciana.  
 
A diabetes afeta a visão de forma agressiva, causando danos aos vasos sanguíneos da retina que podem levar à hemorragia e descolamento. “Imagina a retina como um jardim com mangueiras. O diabetes provoca vazamentos que prejudicam a visão. Nosso trabalho é evitar que isso evolua para casos graves e irreversíveis”, explica a oftalmologista.  
 
Luciana ressalta que o mutirão é uma oportunidade única para quem vive com diabetes. “O paciente sairá completamente examinado e, se necessário, será encaminhado para tratamentos gratuitos, como o laser. É um passo essencial para evitar complicações graves como cegueira, amputações e falência renal.”  
 
A expectativa é de que centenas de pessoas participem, reforçando a importância do cuidado integrado e acessível para o enfrentamento do diabetes em Goiás.  
 
Serviço:
Goiás Unido Contra o Diabetes
Data: Sábado (23/11)
Horário: Das 8h às 12h
Local: Ginásio Rio Vermelho - Avenida Paranaíba, nº 117, Setor Central - Goiânia

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351