A Redação
Goiânia - O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP) é referência em diagnósticos precisos e cirurgias vasculares. Desde junho de 2022, o HMAP já realizou mais de 1.785 procedimentos, o que corresponde a cerca de 30% dos exames e cirurgias realizados na ala de hemodinâmica da unidade.
O hospital está preparado para realizar desde procedimentos mais simples, como arteriografias e angiografias, até os mais complexos e de alto custo, como a colocação de endoprótese de aorta torácica, indicada para casos de aneurisma. “É um procedimento que não é comum no SUS por desafios relacionados ao alto custo do material e a necessidade de mão de obra especializada. O anestesista, por exemplo, ele precisa fazer o coração bater de forma um pouco mais lenta, com a pressão um pouco mais baixa para evitar que a prótese seja empurrada e se desloque”, explica o médico Juliano Santos, referência técnica do HMAP em cirurgia vascular.
Entre as condições mais comuns tratadas no HMAP estão as tromboses, caracterizadas por entupimentos dos vasos sanguíneos, especialmente em pacientes que fumam e/ou que têm diabetes, hipertensão e colesterol elevado. "Placas de gordura se acumulam e obstruem os vasos, assim como ocorre nas artérias do coração. Isso pode comprometer a circulação e, em casos graves, levar à perda de um membro devido à necrose", explica Juliano.
Leia mais:
HMAP é considerado 2º melhor hospital público do país
Para evitar essas complicações, o hospital realiza angiografias, que permitem mapear a circulação e identificar as obstruções, orientando a escolha entre angioplastia, via cateterismo, ou cirurgia aberta, ambos procedimentos realizados no HMAP. De 2022 até hoje, foram realizadas 310 angioplastias periféricas, procedimento para tratar a trombose, o que representa 17,3% do total de procedimentos da cirurgia vascular no setor de hemodinâmica da unidade.
Outro procedimento importante realizado na ala de hemodinâmica do HMAP é a angioplastia de carótidas, artérias que levam sangue ao cérebro. Quando obstruídas por placas de gordura ou estreitadas, essas artérias podem causar um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, que, além de ameaçar a vida, pode gerar sequelas graves, como dificuldades motoras e alterações na fala.
Hemodinâmica
Implantada em julho de 2022, a ala de hemodinâmica do HMAP realiza importantes procedimentos, como cateterismos, implantação de stents, marca-passo definitivo e outras intervenções relacionadas à saúde cardiovascular. Antes da criação dessa unidade, pacientes de Aparecida de Goiânia (GO) com infartos ou problemas circulatórios enfrentavam longas esperas por vagas de internação em outras cidades. Agora, além dos moradores de Aparecida, o hospital atende tanto casos eletivos quanto emergenciais de outras 26 cidades da macrorregião estadual Centro-Sul, proporcionando um impacto significativo na saúde regional.