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Transporte

Tire suas dúvidas sobre o funcionamento do BRT Norte-Sul, em Goiânia

CMTC elaborou questionário sobre o sistema | 30.08.24 - 16:27 Tire suas dúvidas sobre o funcionamento do BRT Norte-Sul, em Goiânia brt (FOTO: Secom)

A Redação

Goiânia -
A chegada do BRT Norte-Sul pode gerar dúvidas e curiosidades nos passageiros sobre o funcionamento do projeto. As diferenças entre o novo sistema e o transporte coletivo convencional, os terminais e estações por onde os ônibus devem passar, os corredores exclusivos de tráfego, as linhas e rotas do percurso do BRT Norte-Sul, entre outras questões. 
 
Para auxiliar os usuários, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) preparou um questionário contendo as principais perguntas que podem surgir, sobretudo nos primeiros meses de uso do BRT Norte-Sul. Uma das informações que este material disponibiliza aos usuários do transporte coletivo são orientações sobre tarifa e integração, cujo processo seguirá o mesmo do sistema convencional com passagem congelada desde 2019 em R$ 4,30, além da possibilidade de integração, ou seja, o usuário pagará apenas uma viagem no período de 2h30. Com o questionário, a CMTC esclarece também assuntos ligados às novas cinco linhas que o BRT Norte-Sul fará e a mudança nos itinerários de outras.  

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Perguntas e respostas sobre o BRT Norte-sul
 
Sistema BRT 
 
1) Como funciona o BRT?
O BRT Norte-Sul cruzará Goiânia de ponta a ponta, com início no Terminal Recanto do Bosque, Hailé Pinheiro, Paulo Garcia, Isidória e em Aparecida de Goiânia, os Terminais Cruzeiro, Veiga Jardim, tendo também uma ligação até o Parque Atheneu. Ao longo do corredor terá 28 estações de embarque e desembarque (as estações Pitanga, Murici e Mangaba, da Avenida Goiás são duplas, por isso temos um total de 31 estações no BRT Norte-Sul), percorrendo um trecho total de 29,6 km. Como no centro da capital, exatamente na Praça do Bandeirantes, fará intersecção com o Eixo Anhanguera (BRT Leste Oeste). as estações Pitanga, Murici e Mangaba, da Avenida Goiás são duplas, temos um total de 31 estações no BRT Norte-Sul.
 
2) Quais são os benefícios do BRT em comparação ao transporte convencional? 
A infraestrutura permite que os ônibus operem livre de interferências do tráfego comum, assegurando uma viagem mais rápida e menos sujeita a atrasos.
 
3) Por quais terminais o BRT Norte-Sul passa?
O BRT Norte-Sul passará por 6 terminais, sendo em Goiânia, Terminal Recanto do Bosque, Hailé Pinheiro, Paulo Garcia, Isidória e em Aparecida de Goiânia, os Terminais Cruzeiro, Veiga Jardim.
 
4) Qual a rota do BRT Norte Sul? 
O BRT Norte-Sul terá 5 (cinco) linhas:
 
ALFANUMÉRICO   ITINERÁRIO
NS 1  T. Veiga Jardim – T. Paulo Garcia
NS 2  T. Veiga Jardim – T. Paulo Garcia (Semi Expressa)
NS 3  Parque Atheneu – T. Paulo Garcia
NS 4  T. Recanto do Bosque – Praça Cívica
NS 5  T. Recanto do Bosque – T. Paulo Garcia
 
5) Quais as linhas o BRT Norte Sul atende?
O BRT Norte-Sul está conectado a 136 linhas da RMTC, além de 5 linhas do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera), que se conectam através da Estação Pitanga, no cruzamento da Avenida Anhanguera com a Avenida Goiás, usando o Bilhete Único Metropolitano você por meio das estações Rua 8 e Rua 7.
 
6) Quais regiões são atendidas pelo BRT Norte-Sul?
O BRT Norte-Sul cruzará a Região Metropolitana de ponta a ponta, ligando Aparecida de Goiânia a Goiânia. Passará por avenidas importantes como a São João e a Rio Verde em Aparecida de Goiânia. Bairros importantes em Goiânia também serão atendidos pelo BRT Norte Sul: Setor Pedro Ludovico, Parque Atheneu, Setor Sul, Região Central de Goiânia, Urias Magalhães, Balneário Meia Ponte, dentro outros.
 
7) Onde consulto o mapa da rede BRT Norte-Sul?
Todos os terminais e estações do BRT Norte-Sul possuem mapa estático da rede do BRT Norte Sul, com todas as informações pertinentes, como a localização das estações e dos terminais da RMTC. Assim como estão disponíveis no Site da RMTC.
https://sistemabrt.rmtcgoiania.com.br
 
8) Qual horário de funcionamento do BRT Norte Sul?
O BRT Norte-Sul terá seu horário de funcionamento a partir das 4h25, no Terminal Veiga Jardim, encerrando as 01h21 da manhã, também no Terminal Veiga Jardim. 
 
9) Como saber em qual estação devo desembarcar?
Os ônibus do BRT Norte-Sul terão sistema de sonorização embarcada que farão anúncios da próxima parada, informando sempre o nome da Estação seguinte (próxima Estação).
 
10) Como posso me localizar geograficamente?
A organização dos nomes das Estações do BRT Norte Sul está em ordem alfabética. A ideia, segundo a CMTC, é proporcionar um senso de localização, indicando a proximidade ou distância de uma Estação em relação ao ponto inicial “Norte” (Terminal Recanto do Bosque), seguindo a direção Norte-Sul (Terminal Isidória). Nos Terminais e nas Estações do BRT Norte Sul também haverá um mapa com todas as informações da rede.
 
11) Qual será a frequência dos ônibus?
A frequência no horário de pico nas linhas do BRT Norte-Sul será entre 5 e 10 minutos e no entre pico cerca de 10 e 20 minutos, a depender da demanda existente em cada linha.
 
12) Quantas estações o BRT Norte-Sul possui?
São 10 estações entre o Terminal Recanto do Bosque e o Terminal Hailé Pinheiro. Já do Terminal Hailé Pinheiro até o Terminal Paulo Garcia são 4 estações. Do Terminal Paulo Garcia até o Terminal Isidória são 14 estações. No total são 28 estações físicas de embarque e desembarque, mas como as estações Pitanga, Murici e Mangaba, da Avenida Goiás são duplas, temos um total de 31 estações no BRT Norte-Sul.
 
Tarifa
1) Qual o valor da tarifa?
O valor da tarifa para o BRT Norte-Sul é o mesmo das demais linhas da RMTC: R$ 4,30.
 
2) É possível fazer a integração? 
Sim. As linhas do BRT Norte-Sul, através da utilização do Bilhete Único Metropolitano, possibilitam integração com qualquer outra linha da RMTC. 
 
3) Como posso fazer a integração?
As regras de integração entre linhas não mudam no BRT Norte-Sul, ou seja, será o mesmo modo das demais linhas da RMTC, ou seja, com o Bilhete Único Metropolitano, é possível integração com qualquer linha da RMTC, sendo que dentro de um intervalo de 2h30 é possível fazer até 4 integrações pagando uma única tarifa.
 
Estações
1) Por que as estações têm nome de plantas do Cerrado?
A proposta é homenagear o cerrado, considerado a savana mais rica em biodiversidade do mundo e o segundo maior bioma do Brasil. A iniciativa reforça a importância da preservação do Cerrado, trazendo uma conexão afetiva entre os usuários do transporte público coletivo e o meio ambiente local. Esse batismo das plataformas levou em consideração diversos fatores, dentre eles, nomes de espécies de plantas nativas e próprias encontradas em Goiás, buscando uma sonoridade peculiar de fácil memorização. 
 
2) Como faço para acessar as estações do BRT Norte-Sul?
Todas as Estações do BRT Norte-Sul terão dois acessos, tanto do lado norte como do seu lado sul, com acessibilidade para pessoas com deficiência física, inclusive com placas em braille. 
 
3) As estações são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência?
Sim. Todas as Estações do BRT Norte-Sul são acessíveis, com rampas de acesso que obedecem às normas de acessibilidade, piso tátil e comunicação em braille.
 
4) Como posso pagar pela passagem?  
Com seu Bilhete Único Metropolitano, o mesmo produto Sitpass utilizado nas demais linhas da RMTC. Caso não tenha o Bilhete Único Metropolitano, você pode emitir um Sitpass Eventual, nas máquinas de autoatendimento ou nas Bilheterias dos Terminais. O acesso também pode ser feito com Cartão de Crédito ou Débito por aproximação no validador.
 
5) É possível comprar o cartão Bilhete Único nas estações?
Não. O cartão Bilhete Único é emitido somente nas Bilheterias dos Terminais ou nos Pontos de Venda de Recarga (PVR). A primeira via é gratuita.  Caso não tenha o cartão, pode emitir um Sitpass Eventual, nas máquinas de autoatendimento ou usar o cartão de crédito ou débito no validador.
 
6) É possível comprar créditos para o Bilhete Único Metropolitano nas estações?
Sim. Você pode recarregar seu cartão Bilhete Único nas máquinas de autoatendimento presentes nas entradas das estações e nas bilheterias dos Terminais de Integração, em qualquer Ponto de Venda de Recarga (PVR) mais próximo da Estação ou terminal que for embarcar (verificação dos pontos próximos no App SiMRmtc). Também pode recarregar pelo WhatsApp pelo número 62 3110-8938 pagando com Pix, ou ainda pelo site sitpass.com.br.
 
7) As estações têm profissionais para me ajudar a comprar os créditos?
Sim. Em todas as Estações há profissionais presentes durante toda a operação para prestar informações e auxiliar no manuseio da máquina de autoatendimento.
 
8) Caso eu não tenha o cartão Sitpass, consigo acessar a estação?
Sim. Caso não tenha o cartão você pode emitir um Sitpass Eventual, nas máquinas de autoatendimento, pagando com débito ou dinheiro ou com o seu cartão de crédito ou débito diretamente no validador.
 
9) As estações aceitam pagamento em dinheiro ou pix? 
Para acesso às Estações você deve ter o Cartão Bilhete Único Metropolitano ou outro cartão Sitpass ou utilizar o Cartão de Débito ou Crédito com aproximação. As máquinas de autoatendimento das Estações do BRT aceitam dinheiro para recarregar seu cartão Bilhete Único Metropolitano ou adquirir o Sitpass Eventual. Também pode ser utilizando cartão de débito para recarga do Bilhete Único Metropolitano nas máquinas de autoatendimento. O Pix está disponível para recarregar seu Bilhete Único Metropolitano, através do WhatsApp (número 62 3110-8938). 
 
10) Caso eu tenha dúvidas sobre o meu Bilhete Único Metropolitano, o que devo fazer? 
Todas as Estações têm profissionais presentes durante toda a operação para prestar informações aos usuários. As Estações contam também com um Totem interativo para consulta de informações, além do número 0800 648 2222.
 
11) Como posso ter informações dentro da estação?
Todas as Estações têm profissionais presentes durante toda a operação para prestar informações ao usuário. As Estações contam também com um Totem interativo para consulta de informações e QR-Code. Há monitores instalados que traz informação dos horários das linhas, do itinerário dos ônibus, além de um sistema de sonorização que transmite diversas informações sobre o serviço.
 
12) Onde consigo conferir os horários dos ônibus?
Todas os Terminais e Estações por onde passará o BRT Norte-Sul terão informações em tempo real dos horários dos ônibus através de totens eletrônicos instalados estrategicamente próximos aos locais de embarque. Você pode baixar o aplicativo SiMRmtc que também é uma maneira fácil e rápida para obter informações em tempo real do serviço. 
 
13) Como funcionam as portas automáticas do embarque e desembarque?
A abertura das portas automáticas nas Estações do BRT Norte-Sul será realizada através de um processo eletrônico de rádio frequência entre o ônibus e estação, realizado por sensores fotoelétricos difusos, que controla a abertura e o fechamento das portas da estação.
 
14) As portas são seguras para pessoas com mobilidade reduzida, deficiência, crianças e idosos?
As Portas Automáticas das Estações do BRT Norte-Sul foram desenvolvidas seguindo os mais exigentes controles de fabricação, proporcionando acessibilidade e segurança no acesso de pedestres. Elas são configuradas para satisfazer aos mais exigentes requisitos de instalação, estética, controle, funcionalidade, evacuação e segurança.
 
15) Caso eu fique preso, serei esmagado pela porta ou há um dispositivo de segurança?
Não. As portas automáticas possuem sensores de segurança antiesmagamento. Possuem ainda um botão de acionamento para a abertura automática das portas em caso de emergência.
 
16) É seguro permanecer próximo às portas quando o ônibus não estiver parado?
Sim, porém deve-se manter uma distância das portas para que, quando da parada dos ônibus, os usuários que vão desembarcar possam fazê-lo com segurança.
 
17) O que vai acontecer se eu me escorar ou encostar na porta automática?
Por questões de segurança, deve-se evitar o contato físico com as portas automáticas de forma a evitar acidentes.
 
18) Se a porta não abrir ou fechar, o que devo fazer?
Não entre em pânico. Se estiver na Estação procure ajuda com um dos profissionais do RedeMob Consórcio. Se estiver dentro do ônibus acione o motorista.
 
19) Consigo falar diretamente com a Central de Controle Operacional, o CCO do RedeMob Consórcio?
Sim. As estações possuem portão eletrônico nas entradas e saídas para comunicação direta com a Central de Controle Operacional do RedeMob Consórcio. Esse canal de comunicação pode está disponível por meio de um interfone, que está localizado na entrada para cadeirantes.  
 
20) As estações do BRT Norte-Sul são seguras?  
Sim, muito seguras. Além dos profissionais que são treinados e capacitados para agir em caso de alguma ocorrência, todas são equipadas com câmeras de segurança ligadas 24h a uma Central de Segurança de Transportes e também a Secretaria de Segurança Pública de Goiás.
 
21) As estações possuem sistema de monitoramento de segurança por vídeo?
Sim, todas as Estações do BRT Norte-Sul possuem monitoramento 24h através de câmeras de segurança instaladas em sua área interna.
 
22) É seguro permanecer à noite no local?
Sim. Além do monitoramento através das câmeras de segurança, as Estações do BRT Norte-Sul terão profissionais durante toda operação de transporte devidamente preparados para dar apoio e suporte aos usuários.
 
23) Se eu me sentir inseguro, o que devo fazer?
Procure um dos profissionais que estarão dentro da Estação. Eles são preparados para dar apoio. Você também pode utilizar o aplicativo Mulher Segura, acesso disponível através do aplicativo SiMRmtc ou utilizar o whatsapp da Segurança da RMTC: (62) 98591-8952.Bom lembrar que todas as estações possuem portão eletrônico nas entradas e saídas para comunicação direta com a Central de Controle Operacional – CCO, do RedeMob Consórcio e também uma comunicação direta com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás. 
 
24) A estação é segura mesmo fechada?
Sim. Mesmo fechadas elas continuam sendo monitoras por câmeras de segurança. 
 
25) O que foi feito para evitar o vandalismo nas estações? 
Todas as estações do BRT Norte-Sul são monitoradas em tempo real por um sistema de câmeras ligados a uma Central de Segurança de Transportes e também a Secretaria de Segurança Pública do Estado. Quando de qualquer ocorrência neste sentido, a viatura de polícia mais próxima é acionada para tratar a ocorrência. Os profissionais que trabalham no local também estão preparados para acionar as forças de segurança pública em casos de vandalismo e outras ocorrências criminosas.
 
 
26) Posso deixar a minha bicicleta no bicicletário e embarcar? 
Sim. O bicicletário localizado próximo as Estações do BRT Norte-Sul funcionam como os dos terminais da RMTC.
 
27) Os ônibus comuns podem parar nas estações do BRT Norte Sul?
Não. As Estações do BRT Norte-Sul possuem plataformas elevadas (por conta da acessibilidade), com piso alto e somente ônibus com essa tipologia podem realizar o embarque e desembarque de passageiros no local.
 
Ônibus
1) Quantos ônibus o BRT Norte Sul possui?
O BRT Norte Sul terá 60 ônibus, sendo destes 10 elétricos e 50 a biodiesel padrão Euro VI menos poluentes.
 
2) Como identificar um ônibus do BRT Norte-Sul?
Os ônibus do BRT Norte Sul possuem 15 metros, são pintados na cor verde e tem capacidade de transportar até 103 passageiros. Seu itinerário eletrônico, com o nome da linha, contemplará a sigla alfanumérica “NS” (Norte-Sul), como por exemplo: NS4 – Terminal Recanto do Bosque / Praça Cívica.
 
3) Os ônibus possuem ar-condicionado?
Todos os ônibus que vão operar no BRT possuem ar condicionado.
 
4) Os ônibus possuem sistema de segurança com câmeras?
Cada ônibus do BRT Norte-Sul possui um conjunto de 4 câmeras embarcadas. 
 
5) É possível recarregar a bateria do meu dispositivo eletrônico dentro do ônibus?
Sim. Toda frota de ônibus do BRT Norte-Sul possui dispositivo USB para carregamento de dispositivos móveis.
 
6) Como posso denunciar vandalismo ou sugerir melhorias nas estações? 
Todas as estações possuem um QR-Code que está localizado na entrada das estações e também nos totens de autoatendimento. Para utilizar o recurso, basta apontar a câmera do seu celular e será redirecionado para uma página em que é possível informar se a estação está danificada, suja, insegura, fazer denúncias e inserir até mesmo a foto.

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