A Redação
Goiânia- Trinta produtos da cesta básica tiveram variação de até 270,68% em nove estabelecimentos comerciais de Goiânia neste mês de maio. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (22/5) pelo Programa de Defesa do Consumidor (Procon) Goiânia e a pesquisa foi feita nos dias 16 e 17 de maio.
As cinco maiores variações estão entre 270,68% e 96,07%, com destaque para a farinha de mandioca Yoki 500g, que oscila entre R$ 3,99 e R$ 14,79. Já o quilo da banana nanica registrou 181,85%, podendo ser encontrado de R$ 2,48 a R$ 6,99; o quilo do feijão Barão registrou variação de 133,10%, custando de R$ 7,25 a R$ 16,90. A banana prata o quilo teve variação de 131,11%, de R$ 3,89 a R$ 8,99. A menor variação foi no quilo da carne patinho, com variação de 96,07%, com preços de R$ 22,90 a R$ 44,90.
Segundo a pesquisa, o consumidor que realizar compra pelo menor preço desses produtos terá despesa de R$ 40,51. Já se adquirir produtos com o maior valor pagará R$ 92,57. Isso representa a possibilidade de economia de R$ 52,06 na aquisição dos itens.
As cinco menores variações estão entre 6,27% a 24,69%, com destaque para o arroz Tio Jorge 5 kg, que teve a menor variação, podendo ser encontrado de R$ 31,90 a R$ 33,90. O arroz Cristal 5 quilos registrou variação de 12,22%, de R$ 31,99 a R$ 35,99; o quilo do feijão Cristal foi encontrado com variação de 18,41%, com preço de R$ 8,69 a R$ 10,29. Já o litro do leite Bom teve variação de 18,99%, de R$ 4,95 a R$ 5,89. O arroz Califórnia 5 kg teve variação de 24,69%, com preço de R$ 25,90 a R$ 34,99.
Com a pesquisa, o consumidor que realizar compra pelo menor preço desses produtos terá despesa de R$ 103,43. Já se fizer compras com o maior valor pagará R$ 120,97. Utilizando a pesquisa do Procon como base para suas compras poderá poupar R$ 17,54 apenas nesses cinco itens.
Comparando a cesta básica de março de 2024 com a cesta básica de abril de 2024, no valor de R$ 634, o Procon Goiânia aponta para uma redução de 0,45%. Neste mês de maio atingiu R$ 631,14.
O levantamento busca informar e alertar o consumidor quanto às variações de preços de alguns produtos da cesta básica e detalhar o gasto mensal que um trabalhador teria para comprá-los. “O objetivo desta pesquisa é auxiliar o consumidor no momento da compra, possibilitando melhor planejamento e maior economia. A pesquisa revela variações percentuais entre produtos da mesma marca e oferece referência ao consumidor por meio de preços médios obtidos na amostra”, destaca o presidente do Procon Goiânia, Raphael dos Santos.
Metodologia
O órgão enfatiza que nem todos os produtos pesquisados foram encontrados em todos os estabelecimentos visitados, que a pesquisa reflete momento específico e, por essa razão, os preços atuais podem ser diferentes quando o consumidor realizar suas compras. O Procon destaca, ainda, que lojas da mesma rede praticam preços diferenciados.