A Redação
Goiânia - Em viagem à Finlândia, o pré-candidato a prefeito de Goiânia Sandro Mabel (União Brasil) visitou as sedes de algumas multinacionais da área de tecnologia que oferecem soluções tecnológicas para trânsito de Goiânia. Um exemplo é a Nokia, que apresentou ao pré-candidato o seu programa de monitoramento e acompanhamento em tempo real do fluxo de trânsito.
Sandro Mabel conheceu o sistema da multinacional que funciona com algoritmos e medem o fluxo de veículos das ruas e avenidas para temporizar semáforos. “Com esse modelo, as demandas de transporte coletivo da nossa capital podem ser priorizadas para deixar o fluxo mais ágil. E, assim, fazer com que o sistema se torne mais atrativo e interessante para os usuários”, disse.
O modelo apresentado pela Nokia realiza ajustes autônomos no sistema semafórico a partir da contagem de veículos. Com isto, otimiza o fluxo nas principais vias e reduz a possibilidade de engarrafamentos. “É um modelo que pode funcionar muito bem em Goiânia. Só é preciso coragem e vontade de colocar em prática”, enfatizou o pré-candidato.
O modelo apresentado pela Nokia é autoalimentado com redes próprias, o que a torna mais eficiente, sem interrupções de funcionamento em casos de quedas de energia, por exemplo.
Sandro Mabel ainda visitará a sede da multinacional Google, em São Paulo, para conhecer o modelo ofertado pela empresa que possa modernizar a gestão da mobilidade de Goiânia. “Espero que, em breve, esse problema de trânsito parado, de engarrafamentos e pontos de estrangulamento fique no passado”, frisou.
Primeiras medidas
O pré-candidato a prefeito de Goiânia já se reuniu com mototaxistas, taxistas e motoristas de aplicados de Goiânia para entender os maiores desafios do trânsito da capital. Dessas reuniões, surgiram algumas ideias que podem ser implementadas nos primeiros 100 dias de gestão. Entre as propostas colocadas, estão a de permitir que mototaxistas trafeguem pelos corredores exclusivos de ônibus de Goiânia. E também permitir que motoristas possam fazer conversão à direita em algumas vias públicas, mesmo com o semáforo fechado.
“São medidas que já vão melhorar o fluxo de veículos nas principais avenidas e ruas da capital e que podem ser implementadas de forma rápida. Claro, também sempre com a preocupação de garantir a segurança de todos nas nossas vias, sejam motociclistas, motoristas ou pedestres”, frisou Sandro Mabel.