A Redação
Goiânia - O Sistema OCB/GO recebeu nesta segunda-feira (15/4), em sua sede, a reunião do Fórum das Entidades Empresariais do Estado de Goiás (FEE). Na pauta, temas de interesse para Goiânia e para o Estado, como os desafios em relação à reforma tributária e a revitalização do Centro de Goiânia.
Representando o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o secretário de Governo, Jovair Arantes, informou aos representantes de entidades sobre a evolução do Programa Centraliza Goiânia e outros assuntos de competência do município. "O Centraliza está de vento em popa, o serviço de limpeza dos fios (danificados e inservíveis) que enfeiam a região está bem avançado. Essa é uma ação que estamos realizando em parceria com o Ministério Público e as empresas prestadoras de serviços e é apenas uma parte do trabalho para revitalizar o Centro", afirmou.
Jovair Arantes ainda destacou que todo o serviço de renovação asfáltica da região já está praticamente concluído, bem como as sinalizações de trânsito horizontais e verticais. "Estamos levando ações culturais para o Centro e trabalhamos para reduzir impostos, como o IPTU e o ITBI. Esse projeto de lei está na Câmara e, assim que for aprovado, será sancionado pelo prefeito."
O Centro de Goiânia, informa Jovair Arantes, também ganhará novos pontos de ônibus e semáforos inteligentes. "Vamos facilitar o fluxo de veículos, principalmente na região da Praça dos Bandeirantes, que continua sendo um trevo que dá acesso a todas as regiões de Goiânia”, exemplificou.
Esses benefícios, segundo o secretário de Governo, vão atrair investimentos e proporcionar uma nova ocupação por escolas e prédios públicos do governo municipal, que terão suas secretarias de volta ao Centro, assim como a Guarda Municipal.
O senador Vanderlan Cardoso, que também prestigiou o evento, aconselhou os representantes do Fórum Empresarial a terem máxima atenção à fase de regulamentação da reforma tributária. A reforma preocupa todos, pois afeta a vida de toda a população. Todos os setores devem ficar atentos e acionar seus senadores e deputados", recomenda.
"O governo federal quer arrecadar de todas as maneiras, então, temos que ficar atentos. O poder que o Fórum Empresarial, a CNI, as federações e cooperativas têm em relação aos parlamentares é muito grande", enfatizou.
Para Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/GO, a preocupação é procurar mitigar os efeitos que podem prejudicar o Estado de Goiás, principalmente com a tributação do destino e a tributação da produção primária. “É essencial, também, que possamos garantir as condições necessárias para continuarmos a atrair investimentos”, ressaltou.
Anfitrião do evento, Luís Alberto considerou muito produtiva a reunião. "Temas importantes foram debatidos e tivemos a presença de convidados que agregaram ao debate, entre eles, o senador Vanderlan Cardoso, o diretor do Instituto Mauro Borges, Erik Figueiredo, o presidente da Codego, Francisco Júnior, e o secretário municipal de Governo, Jovair Arantes, acompanhado de vários secretários da Prefeitura de Goiânia", destacou.
Também participaram do encontro Rubens Fileti, presidente da Acieg; Marcelo Baiocchi, presidente da Fecomércio; José Garrote, presidente da Adial; Sandro Mabel, presidente da Fieg; Eduardo Veras, vice-presidente da Faeg; e Márcio Luís, presidente da Facieg, entre outros.