Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Pesquisa ganhou prêmio internacional | 11.01.24 - 09:47
(Foto: divulgação)A Redação
Goiânia – Um estudo do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG) destacou a anatomia de oito espécies de orquídeas do gênero Cyrtopodium R. Br., popularmente conhecidas como sumarés, que ocorrem no Cerrado brasileiro. O artigo, publicado no periódico científico internacional Flora, foi um dos vencedores da sétima edição do Prêmio Internacional de Pesquisa em Ciência de Redes e Análise de Gráficos.
O estudo foi realizado por Igor Soares dos Santos durante o mestrado em Ciências Ambientais da UFG, sob orientação do professor Marcos José da Silva. Os pesquisadores investigaram as estruturas dos órgãos vegetativos das plantas sob uma perspectiva taxonômica, macro e micromorfológica, evolutiva e ecológico-adaptativa, correlacionando-as com os ambientes em que as espécies ocorrem (veredas, cerrado rupestre, matas ciliares, dentre outros).
O objetivo foi levantar caracteres que permitam reconhecer melhor essas espécies e que reflitam as condições ambientais em que elas ocorrem. Igor explica que, apesar de serem do mesmo gênero, algumas das espécies são facilmente reconhecidas, enquanto outras nem tanto, sendo confundidas, erroneamente identificadas ou mesmo não identificadas em coleções de herbários e em campo.
Segundo o pesquisador, quanto mais detalhes de cada espécie forem conhecidos, mais informações estarão disponíveis para reconhecê-las não só na natureza, mas em herbários, além de entender suas estratégias e adaptações aos ambientes em que vivem e sua história evolutiva.