Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Goiânia – Os alunos do Serviço Social da Indústria (Sesi) Goiás fizeram bonito no Festival Sesi de Robótica Off Season, realizado no último final de semana na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, e conquistaram sete prêmios. O torneio reuniu 800 participantes em 90 equipes, com 6 a 10 integrantes cada, de 24 Estados brasileiros. Os estudantes, do ensino médio, competiram em três modalidades – F1 in Schools, First Tech Challenge (FTC) e First Robotics Competition (FRC). O Estado foi representado por sete equipes, seis delas do Sesi.
Na FTC, a Justice FTC Team, do Sesi Planalto, conquistou o 1° lugar do Prêmio Aliança Vencedora, o 2° lugar do Prêmio Inspiração e Prêmio Bússola. A BrainMachine, do Sesi Catalão, garantiu o Prêmio Controle. Na modalidade, a partir de um kit básico e da criatividade para utilizar diferentes materiais, os estudantes constroem e programam robôs de até 19 kg, que precisam realizar uma série de atividades, como carregar blocos e empilhar cones. Eles também apresentam portfólio de engenharia para detalhar a criação e o funcionamento dos robôs.
Na F1 in Schools, a Eagles, do Sesi Campinas, faturou o 3° lugar geral, ficando atrás dos times do Maranhão e Bahia. Os estudantes também receberam o Prêmio Apresentação. Na modalidade, os estudantes constroem um carro em miniatura, réplica dos carros oficiais de corrida, que, impulsionados por um cilindro de CO2, chega a 80 km/h em uma pista de 24 metros. Eles também montam um plano de negócios e de marketing para promover a escuderia.
A BrainMachine FRC, do Sesi Senai Catalão, encarou a modalidade First Robotics Competition, que conta com robôs de porte industrial que chegam a 56 kg e 2 metros de altura e ficou com o Prêmio Innovation. A competição é bastante consolidada no mercado mundial, onde os times são patrocinados por grandes empresas como General Motors, Apple, Xerox, Google, GE Energy, Toyota, que acabam utilizando o torneio para identificar talentos.