A Redação
Goiânia - O Conselho Temático da Micro, Pequena e Média Empresa (Compem) da Fieg, liderado pelo empresário Jaime Canedo, reuniu empresários e conselheiros quinta-feira (3/8) para discutir alguns dos desdobramentos da Reforma Tributária para os empreendedores. Na pauta, o papel da contabilidade como instrumento de apoio e gestão empresarial, além do acesso de micro e pequenas empresas a compras governamentais.
O encontro, realizado presencialmente na Casa da Indústria e com transmissão on-line, contou com participação da presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO), Sucena Hummel; do coordenador da Comissão de Contabilidade Tributária do CRC-GO, Fernando Witcovski; e do pregoeiro da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (SIC Goiás) Murillo Ricard.
Em sua apresentação, Sucena Hummel destacou a necessidade de as empresas atuarem com planejamento e posicionamento estratégico, considerando as obrigações fiscais, trabalhistas e contábeis. "Percebemos que uma grande dificuldade dos empresários é planejar o futuro e essa falta de preparo é a principal causa pelo fechamento dos negócios. Empreender não é o mesmo que gerir", afirmou.
A presidente do CRC-GO destacou os principais desafios do empreendedor e como a assessoria contábil pode ser parceira nesse processo. "Além da parte burocrática e gestão orçamentária e de pessoas, o contador pode apoiar na busca por apoio financeiro e na implantação de novas ferramentas e tecnologia para otimizar custos", sustentou Sucena, ao ressaltar a importância de o profissional contábil entender o perfil da empresa, inclusive ajudando no networking com outros players do mercado.
No âmbito da contabilidade tributária, Fernando Witcovski detalhou a atual proposta de Reforma Tributária aprovada na Câmara dos Deputados e em análise no Senado, evidenciando o impacto na atual carga tributária, a questão do Pacto Federativo e as mudanças que serão impostas ao Simples Nacional.
O coordenador do CRC-GO apresentou números com o real impacto da PEC-45 no dia a dia das pessoas, detalhando como a atual proposta de Reforma Tributária vai elevar a carga tributária no setor de serviços. (saiba mais aqui)
Compras governamentais
Em sua apresentação, o pregoeiro da SIC Goiás Murillo Ricard explicou sobre as modalidades de licitação e os benefícios para micro e pequenas empresas que participam do certame. Ele detalhou o passo a passo para empresas se cadastrarem como fornecedoras do Estado, por meio da plataforma ComprasNet.GO, e como os empresários podem buscar e participar das licitações e editais abertos para compra de materiais.
"Hoje, 74% das compras governamentais são adquiridas de micro e pequenas empresas", afirmou o pregoeiro, destacando que todas as compras feitas pelo Estado até R$ 80 mil são destinadas exclusivamente a pequenas empresas.