Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Adeus

Iris Rezende é o 4º ex-governador de Goiás a morrer em 2021

Maguito Vilela faleceu no mês de janeiro | 09.11.21 - 10:59 Iris Rezende é o 4º ex-governador de Goiás a morrer em 2021 O ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), entra para a lista de outros três ex-governadores de Goiás que morreram em 2021 (Foto: Reprodução)Augusto Diniz

Goiânia
- O ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), entra para a lista de outros três ex-governadores de Goiás que morreram em 2021. Os quatro políticos que ocuparam o Palácio das Esmeraldas e faleceram neste ano são Iris, Maguito Vilela (MDB), Helenês Cândido (PP) e Ary Valadão (Podemos). 

Iris Rezende morreu na madrugada desta terça-feira (9/11) aos 87 anos em decorrência de complicações após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico no dia 6 de agosto em Goiânia. A morte foi confirmada pela equipe médica do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, nas primeiras horas de hoje. O emedebista foi transferido para a unidade de terapia intensiva (UTI) no sábado (6/11), quando foi sedado e intubado com quadro de forte infecção.

O ex-prefeito de Goiânia governou Goiás após no começo do processo de redemocratização, quando restabeleceu os direitos políticos em 1979. O primeiro mandato durou de março de 1983 até fevereiro de 1986. Depois foi eleito novamente no início dos anos 1990. Se instalou no Palácio das Esmeraldas em março de 1991. Deixou o cargo em abriu de 1994.

Ary Valadão
Da primeira vez que chegou ao governo estadual, Iris Rezende sucedeu Ary Valadão, que comandou o Executivo de Goiás de 1979 até 1983 após ser eleito indiretamente pela Assembleia Legislativa. Em 1979, Ary era filiado ao Arena. Depois, no ano de 1980, migrou para o PDS. Ary Valadão estava no Podemos quando faleceu, no dia 9 de agosto deste ano, três meses antes da morte de Iris.

Ary faleceu aos 102 anos em casa com quadro de pneumonia. Dias antes, ele tinha sofrido uma queda em sua residência, na capital goiana, mas não foi constatada fratura. 

Helenês Cândido
O ex-governador Helenês Cândido morreu no dia 17 de março aos 86 anos. A morte de Helenês revelou o momento mais grave da segunda onda da pandemia de covid-19. No início daquele mês, ele chegou a ser internado em um hospital de Goiânia, mas melhorou e recebeu alta. Voltou para Morrinhos.

No dia 14 de março, começou a aguardar o transporte por ambulância para um leito de UTI. A vaga só veio três dias depois, quando Helenês morreu durante a viagem de Morrinhos para Caldas Novas.

Helenês chegou ao cargo de governador em novembro de 1998 por meio da Assembleia Legislativa, no lugar do vice-governador que ocupava o posto deixado por Maguito Vilela (MDB) desde abril daquele ano, Naphtali Alves (MDB). Ficou pouco mais de um mês como governador.

Maguito Vilela
O primeiro ex-governador a falecer em 2021 foi Maguito Vilela, que morreu no dia 13 de janeiro aos 71 anos na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Sucessor de Iris Rezende como governador eleito em Goiás no ano de 1994, Maguito recebeu a faixa de Agenor Rezende (MDB) em janeiro de 1995. Então presidente da Assembleia Legislativa, Agenor havia assumido o cargo em abril de 1994 após Iris deixar o posto para ser candidato a senador. 

Eleito prefeito de Goiânia em novembro de 2020, Maguito sucedeu Iris na gestão da capital, mas não chegou a comandar a cidade. Internado desde o dia 22 de outubro com covid-19, o emedebista tomou posse de forma remota, do hospital em São Paulo, e se licenciou do cargo. Faleceu no dia 13 de janeiro de 2021 por complicações da covid-19. Seu vice, Rogério Cruz (Republicanos), assumiu o posto com a morte de Maguito.

Leia mais:
Morre aos 87 anos o ex-governador Iris Rezende
História de Iris Rezende se confunde com a de Goiânia
Iris Rezende, o eterno prefeito de Goiânia
Goiânia perde três últimos prefeitos eleitos em quatro anos; relembre


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351