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CDL Goiânia atua como agente de transformação | 08.11.24 - 11:24
Lucas Assunção resolveu empreender e há três anos está no mercado fitness (Foto: arquivo pessoal) Lucas Moraes Especial para o A Redação
Goiânia - A última década testemunhou um crescimento significativo no número de jovens empreendedores no Brasil. Um levantamento do Sebrae, baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc), realizada pelo IBGE, mostra que o volume de empreendedores entre 18 e 29 anos aumentou em 23% entre 2013 e 2023. Esses jovens têm encontrado na criação de negócios uma forma de conquistar sua autonomia, construir riqueza e influenciar positivamente suas comunidades.
Formado em Engenharia Ambiental, Lucas Assunção, de 30 anos, encontrou seu caminho em um setor diferente do que imaginava ao abrir a Flex Suplementos, em Goianésia, uma loja de produtos para nutrição e moda fitness. Apesar da formação técnica, ele sentiu um desejo crescente de investir no próprio negócio e, em 2021, deu o primeiro passo para abrir a loja. A decisão veio ao observar a carência de lojas de suplementação na região onde vive e o número crescente de academias. "Sempre tive uma vontade enorme de empreender, mas, no início, existia muita dúvida sobre qual mercado atuar. Quando percebi a demanda no setor de suplementação, resolvi arriscar", conta.
Hoje, a Flex Suplementos emprega três pessoas e se destaca pela presença digital. Lucas ressalta que a estratégia nas redes sociais foi fundamental. "No começo, precisei vencer a resistência de me expor nas câmeras, mas percebi que era necessário. Estar nas redes todos os dias fez a diferença para impulsionar o negócio. Hoje, compartilho desde dicas de suplementação até conteúdos com humor para engajar o público."
Lucas não é um caso isolado. Dados do Sebrae indicam que o Brasil possui atualmente 90 milhões de empreendedores ou aspirantes a empreendedores, com os jovens correspondendo a uma fatia expressiva desse grupo. Goiás, segundo levantamento realizado pelo Sebrae, com base nos dados da Receita Federal, possui mais de 147 mil pequenos negócios ativos cujos sócios têm entre 18 e 29 anos. Entre 2023 e 2024, houve o crescimento de 44,6% dessas empresas, impulsionado pela abertura de 45.803 novos negócios em 2024. A maioria dessas empresas é composta por Microempreendedores Individuais (MEI), representando 68% do total, enquanto Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) respondem por 28% e 4%, respectivamente. O setor de Serviços lidera a preferência dos jovens empreendedores, com 56% das empresas ativas, seguido pelo Comércio (29,5%) e pela Indústria (7,3%). Com idade média de 25 anos, esses jovens empresários são majoritariamente homens (57,8%), enquanto as mulheres representam 42,2%.
Esses empreendedores são motivados principalmente pela oportunidade e visam a independência financeira e o impacto social. Bruno Lyra, analista do Sebrae Goiás, destaca o papel da instituição como um porto seguro para empreendedores em início de jornada. "O jovem que decide empreender muitas vezes enfrenta o caminho sozinho. A falta de experiência, capital e conhecimento técnico se tornam desafios. É onde o Sebrae se mostra um apoio fundamental, ajudando-os a planejar, montar um modelo de negócio, entender o público-alvo e mapear a concorrência".
Para muitos jovens, o empreendedorismo representa uma oportunidade de crescimento profissional e financeiro, mas também uma alternativa ao mercado de trabalho formal. De acordo com Bruno, “os jovens empreendem principalmente por oportunidade, identificando necessidades no mercado e tendo menos aversão ao risco em comparação com pessoas mais velhas.” A facilidade de abrir um CNPJ, especialmente para Microempreendedores Individuais (MEI), também ajudou a atrair esses jovens ao mercado. “Hoje, é possível abrir um MEI instantaneamente, o que reduz a burocracia e encoraja a juventude a dar o primeiro passo”, compartilha Bruno.
Segundo Eberth Junior, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Goiânia (CDL Jovem), o aumento do número de empreendedores jovens está ligado a fatores culturais e ao fácil acesso a informações sobre empreendedorismo. “Hoje, o conhecimento está ao alcance de todos, com cursos, canais de YouTube, e redes de apoio como o Sebrae e a CDL, que oferecem desde orientações básicas até cursos avançados de gestão.”
Eberth destaca ainda que a CDL Jovem proporciona um ambiente onde os jovens podem trocar experiências e aprender com empresários mais experientes. “O empreendedorismo é desafiador, e as dúvidas são muitas. Nós criamos uma Escola de Negócios para ajudar o jovem a entender o cenário empresarial e capacitar sua equipe. Além disso, a CDL também atua como uma associação que defende os interesses dos empresários”, diz Eberth.
(Arte: jornal A Redação)
PROJEÇÕES PARA O EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
Em 2023, o Brasil contabilizou 90 milhões de empreendedores ou aspirantes a empreendedores, segundo a nova edição do Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM). Desses 90 milhões, 42 milhões são pessoas adultas, de 18 a 64 anos, que já possuem um negócio ou realizaram alguma ação em 2023 visando iniciar um empreendimento no futuro. Os 48 milhões restantes correspondem a pessoas que ainda não têm um negócio, mas desejam empreender nos próximos três anos. Esse cenário coloca o Brasil entre os países mais empreendedores do mundo.
A projeção de um futuro promissor no empreendedorismo brasileiro é reforçada por essa pesquisa, que traça o perfil dos interessados em abrir negócios nos próximos três anos. De acordo com o estudo, as mulheres representam atualmente 54,6% do potencial empreendedor do país. Além disso, o levantamento aponta para um Brasil majoritariamente jovem, com empreendedores de até 34 anos, e predominantemente composto por pessoas pretas e pardas.
A analista Larissa Rodrigues Nunes, do Sebrae Goiás, aponta que a falta de experiência é um dos maiores desafios para os jovens, mas acredita que esse obstáculo pode ser superado com preparação e persistência. "Os jovens geralmente não têm experiência de mercado e, muitas vezes, não sabem como lidar com a gestão empresarial. Entidades como o Sebrae estão aqui para orientá-los e oferecer suporte em áreas como planejamento, gestão financeira e análise de mercado, ajudando-os a trilhar um caminho mais seguro.
UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO E INOVAÇÃO
Enquanto Lucas ainda está consolidando seu espaço no mercado, Ubirani Guimarães de Pinho, de 36 anos, já se estabeleceu como um grande empreendedor. Fundador e CEO da NU Company, uma holding que atua em 34 empresas de setores variados, Ubirani iniciou sua trajetória em circunstâncias difíceis. Ele perdeu os pais aos 17 anos e, com a ajuda do seguro de vida deixado por eles, decidiu investir na sua primeira franquia do Cartão de TODOS em Araçatuba (SP).
Ubirani Guimarães de Pinho (Foto: arquivo pessoal)
“Comecei a empreender muito jovem, com 20 anos. No início, a inexperiência foi um obstáculo. Montar uma equipe de vendas foi um grande desafio, que só consegui superar realizando o trabalho pessoalmente e liderando pelo exemplo,” conta Ubirani. Hoje, ele emprega 520 colaboradores diretos e 350 prestadores de serviço em estados como São Paulo, Mato Grosso e Goiás. Sua última conquista foi trazer a primeira unidade da academia Allp Fit para Goiânia, expandindo suas operações no segmento fitness.
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