A Redação
Goiânia - O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), assinou convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em evento realizado nesta terça-feira (22/10), no auditório do Sebrae. A parceria tem como objetivo fortalecer as agroindústrias de pequeno porte goianas, especificamente de produtos de origem animal, para que os produtores tenham mais alternativas de comercialização.
Com a parceria, a Seapa arca com 30% dos custos do serviço e o Sebrae entra com 70% do valor. Sendo assim, não há custos à agricultura familiar. A colaboração a favor dos pequenos agricultores foi firmada após o Protocolo de intenções entre as instituições para consultoria no Programa Alimento Confiável, assinado durante a Tecnoshow 2024.
Agora, a próxima etapa do acordo será a publicação do edital de chamamento público para seleção de 30 agroindústrias, que terão acompanhamento técnico do Senai, variando de 40 a 80 horas, voltado para recebimento do Selo de Alimento Confiável em seus produtos. A consultoria está prevista para começar a ser realizada em janeiro de 2025.
A primeira-dama do Estado de Goiás e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, participou da solenidade e destacou o papel desenvolvido pelas instituições para o desenvolvimento do agronegócio em Goiás. “Os resultados das ações realizadas pelas entidades via Goiás Social são cada vez mais promissores, mas ainda é possível chegar cada vez mais longe e dar o impulso necessário ao pequeno empreendedor para que ele possa alcançar resultados além do esperado”, destacou.
O titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, também frisou a importância do programa para a agricultura familiar no Estado de Goiás, e enfatizou o objetivo principal do acordo, que é propor um grande esforço conjugado das entidades para apoio ao segmento agroindustrial do Estado. “A diretriz central dessa parceria é proporcionarmos a inclusão produtiva da agricultura familiar, com atividades produtivas que possam trazer agregação de valor a esses pequenos produtores”, explicou o secretário.
Antônio Carlos, diretor superintendente do Sebrae Goiás, ressaltou, ainda, a relevância da parceria para os municípios. “O Estado de Goiás demonstra referência no país pelos bons resultados que tem alcançado e pelos bons indicadores. Hoje, celebramos a oportunidade que temos de alcançar o público com vulnerabilidade social, e inserir essa população em cursos de capacitação e qualificação, abrindo portas e novos caminhos à essas pessoas”, discursou.
Leia mais:
Expo Fecomércio 2024 registra R$ 850 milhões em negócios na capital goiana
Trecho da GO-07, entre Goiânia e Goianira, terá cinco novas passarelas