A Redação
Goiânia – A Expo Fecomércio 2024, realizada entre 17 e 20 de outubro em Goiânia, superou as expectativas de vendas, encerrando sua segunda edição com um impressionante total de R$ 850 milhões em negócios fechados e programados. Esse resultado representa um aumento de 21% em relação ao ano anterior, quando o evento registrou R$ 700 milhões em transações durante e após a feira. O público também cresceu: cerca de 19,5 mil visitantes passaram pelo Centro de Cultura e Convenções de Goiânia nos quatro dias de evento, um incremento de 22% em comparação aos 16 mil participantes da primeira edição.
Do total movimentado na 2ª Expo Fecomércio, R$ 150 milhões foram concretizados durante o evento, enquanto outros R$ 700 milhões estão agendados para os próximos meses. Os resultados da edição de 2024 superaram as projeções dos organizadores, que incluem a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), responsável por apresentar as inovações do setor; o Fórum Goiano da Habitação, que promoveu a 17ª Feira do Imóvel; e o Sebrae Goiás, que realizou a Feira do Empreendedor.
A Fecomércio Goiás comercializou 149 estandes na Expo Fecomércio 2024, quase 50% a mais do que em 2023, quando foram vendidos 100 estandes. O número de expositores cresceu 60%, passando de 75 no ano passado para 120 nesta edição. Por meio de sua Câmara de Comércio Exterior (Fecomex), a Fecomércio recebeu no Pavilhão Internacional embaixadores e representantes de 22 nações.
A 17ª Feira do Imóvel também se destacou, encerrando sua participação na 2ª Expo Fecomércio com a venda de 100 imóveis e um volume total de vendas de R$ 101 milhões. Aproximadamente 1.000 visitas a potenciais compradores foram agendadas para os próximos 120 dias, o que eleva a previsão de negócios para mais R$ 500 milhões, totalizando assim R$ 600 milhões em transações no setor imobiliário.
A Feira do Empreendedor Sebrae realizou 29 reuniões nas Rodadas de Negócios, com projeção de R$ 3 milhões em negócios realizados nos próximos 12 meses. Durante o evento foi criada e lançada a Rota Gastronômica Goiânia – Um Sabor de Cada Vez, evento que reunirá os realizados e empresas participantes da Rota das Cafeterias Especiais, da Rota das Cervejas Artesanais, da Rota das Hamburguerias e da Rota dos Pit Dogs. O Sebrae também realizou 6.300 interações, entre atendimentos e experiências tecnológicas.
Nas Sessões de Negócios da Feira do Empreendedor, segundo o Sebrae-GO, houve a participação de 60 empresas que, juntas, realizaram 980 contatos. No estande, nos quatro dias do evento, foram registradas 5.552 visitas. Já nas Rodadas de Negócios foram registradas a participação de 12 empresas demandantes, 22 empresas ofertantes e 29 reuniões de negócios, que prospectaram os R$ 3 milhões em estimativa de negócios para os próximos 12 meses.
Os países participantes realizaram R$ 2 milhões em negócios durante as rodadas de reuniões. Os países que mais realizaram intercâmbios comerciais foram Quênia, Etiópia, Zâmbia e Congo. As empresas dos segmentos de alimentos e bebidas, e máquinas e equipamentos foram as que se destacaram no fechamento de negócios. Participaram do pavilhão as representações de África do Sul, Argentina, Quênia, Indonésia, Trinidad e Tobago, Congo, Gana, Sérvia, Paraguai, Bangladesh, Vietnã, Panamá, Nigéria, Zâmbia, Canadá, Malawi, Espanha, França, República Tcheca, Costa Rica, Índia e China.
"A Expo Fecomércio mais uma vez mostrou a força do setor do comércio de bens, serviços e turismo em Goiás", afirma o presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi. "A Expo Fecomércio estreou em 2023 já como o maior evento do setor no Estado, se estabeleceu no calendário econômico e mostra que tem potencial para ser ainda maior na próxima edição, como resultado dessa parceria de sucesso entre Sistema Comércio, Fórum Goiano da Habitação e Sebrae Goiás", afirmou o presidente da federação e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC).
"Sem dúvida, a parceria entre Feira do Empreendedor e a 2ª Expo Fecomércio representa um marco no fortalecimento do empreendedorismo local, fomentando a inovação, o conhecimento e o crescimento econômico em Goiás", afirma o diretor-superintendente do Sebrae-GO, Antônio Carlos de Souza Lima Neto. Segundo ele, “a Feira do Empreendedor, realizada em conjunto com a 2ª Expo Fecomércio, se consolidou como uma oportunidade de oferecer ao micro e pequeno empreendedor uma gama de soluções para a sua empresa".
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