Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Economia

Goiás bate recorde histórico de abertura de empresas

No acumulado de 2023 Estado cria 33.847 CNPJs | 08.01.24 - 16:40 Goiás bate recorde histórico de abertura de empresas (Foto: Cristiano Borges)
A Redação

Goiânia -
 O Estado de Goiás registrou novo recorde histórico de abertura de empresas, com 33.847 novos CNPJs de janeiro a dezembro de 2023. O número é superior ao recorde conquistado em 2021, quando 33.082 novos negócios entraram em operação. Os dados são da Junta Comercial de Goiás (Juceg).

Este crescimento, segundo o governo de Goiás, pode ser atribuído a ações que melhoraram o ambiente de negócios no estado. Uma delas foi
 processo de desburocratização e digitalização que a Junta Comercial implantou em 2019, tornando mais rápido e ágil a criação de um novo empreendimento. O Governo de Goiás também promove cursos de capacitação pela Secretaria da Retomada, crédito facilitado pela Goiás Fomento e parceria com o Sebrae Goiás para os empreendedores. 
 
Se em anos anteriores a espera para se adquirir um novo CNPJ era de dias e até meses, com o processo on-line a situação passou para horas. “Chegamos a ficar no primeiro lugar no ranking nacional como a Junta mais rápida para se abrir um negócio, com 16 horas”, explica o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira.
 
“Esse crescimento evidencia o potencial econômico e empreendedor da região. Com mais empresas sendo abertas, espera-se um aumento significativo na geração de empregos e no desenvolvimento do setor produtivo. Além disso, essa expansão também indica uma maior confiança dos investidores e empresários no mercado goiano. Com tantas oportunidades surgindo, é fundamental que o estado trabalhe para garantir um ambiente favorável aos negócios, com políticas públicas que incentivem o empreendedorismo e facilitem a abertura e manutenção das empresas”, salienta Euclides.
 
Goiás também se destacou no quesito empresas ativas, com mais um recorde: Conforme dados da Juceg, o ano de 2020 finalizou com 843.234 empresas de portas abertas; em 2021, 941.857 CNPJs em funcionamento. Agosto de 2022 rompeu a barreira do milhão e o ano terminou com 1.010.570 negócios. Já o ano de 2023 superou em cerca de 10% os números anteriores, com 1.103.860. 

Leia mais:
Gratificação de diretores é atrelada à frequência e ao rendimento dos alunos
Empresas de Aparecida de Goiânia divulgam mais de 300 vagas de emprego
 
RedeSim
O trabalho da Junta Comercial de Goiás de sensibilização nos 246 municípios goianos para ingressar na Rede Nacional para simplificação do registro e legalização de empresas e negócios (RedeSim) contribui para oferecer aos empreendedores um cenário ágil, acessível e 100% digital. 
 
Na Redesim estão os órgãos de registro (juntas comerciais, cartórios de registro civil de pessoas jurídicas e OAB), as administrações tributárias no âmbito federal, estadual e municipal e os órgãos licenciadores, em especial Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente. Com o sistema, a prefeitura reduz a burocracia necessária para abertura de empresas, fazendo com que o empreendedor ganhe tempo e acelere todo o trâmite.
 
Outra iniciativa implantada em 2023, por meio de uma parceria entre Juceg, Corpo de Bombeiros e Sebrae, permitiu que empresas de até 750 metros quadrados possam obter o Certificado de Conformidade (Cercon), também conhecido como Alvará de funcionamento de forma digital e imediata. O procedimento de retirada do documento, que antes durava entre 10 e 15 dias e contava com a conferência de documentos e vistorias, passou a ser automatizado. O programa impacta cerca de 95% das empresas que necessitam deste documento no processo de abertura do negócio e nas atualizações anuais de funcionamento.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351