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Setor Leiteiro

Com apoio da Faeg/Senar e Sebrae Goiás, Interleite Brasil retorna a Goiânia

Evento será realizado em agosto | 04.02.23 - 12:34 Com apoio da Faeg/Senar e Sebrae Goiás, Interleite Brasil retorna a Goiânia (FOTO: DIVULGAÇÃO)
A Redação

Goiânia - 
Após uma edição histórica com 1.619 participantes, dos quais 1.222 estiveram no evento presencialmente e 397 na modalidade on-line, o Interleite Brasil retorna ao Brasil Central em 2023. Novamente com apoios do Sistema Faeg/Senar e do Sebrae Goiás, evento será sediado pela segunda vez em Goiânia, nos dias 2 e 3 de agosto, também em formato híbrido — presencial e on-line.
 
O superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, faz um balanço sobre a edição de sucesso em Goiás e aproveita para reforçar a importância de o evento retornar ao Centro-Oeste em 2023. “Fizemos um balanço positivo da realização do Interleite Brasil, que em 2022 esteve pela primeira vez no estado de Goiás. Agora, aguardamos a segunda edição aqui no estado com as expectativas ainda maiores. Pretendemos superar o número de participantes, de empresas e produtores.

O Interleite Brasil é um evento de importância nacional, e o Senar Goiás, juntamente com o Sebrae Goiás, apoiam iniciativas como essas por ser uma oportunidade de compartilhar experiências e troca de conhecimentos para os nossos produtores e técnicos. Haja vista o delicado momento que a atividade leiteira tem passado nos últimos anos com a alta dos custos e muitos deixando a atividade. Por isso, precisamos buscar oportunidades e alternativas como essas”, explica Dirceu Borges.
 
Para o superintendente, o Interleite Brasil consegue unir vários elos da cadeia do leite para alcançar uma importante sinergia e fazer com que integre, cada vez mais, com a indústria, produtores, técnicos, resultando em soluções práticas na atividade leiteira, principalmente, em prol do produtor rural aqui no estado de Goiás.
 
“Ressalto que o Senar Goiás tem feito um trabalho importante em dois pontos essenciais, como na assistência técnica e gerencial junto aos produtores que precisam, principalmente os pequenos e médios da atividade do leite. Um trabalho belíssimo que precisamos ampliar. Assim como também na sucessão familiar, que é outro gargalo que a atividade tem, porque precisamos continuar confirmando a importância do setor e mostrar que pode ser, sim, atrativo, desde que tenha as ferramentas certas para que os produtores se mantenham na atividade”, ressalta.
 
Antônio Carlos de Souza Lima Neto, diretor superintendente do Sebrae Goiás, concorda: “É missão do Sebrae apoiar as micro e pequenas empresas no estado, e esta missão passa em atuar lado a lado com o produtor rural. Em especial para a cadeia do leite temos diversas soluções que poderão ajudar o empreendedor do campo a cumprir com o conceito do Interleite deste ano na prática, de verdadeiramente gerar negócios estratégicos na produção, que crie emprego e renda para o campo e para cidade”.
 
Disposto a escrever de novo o nome na história da pecuária leiteira nacional, a 21ª edição do Interleite Brasil trará como tema “A estratégia de negócios chegando à produção de leite”. Estratégia é uma disciplina normalmente associada a empresas. Envolve basicamente como a empresa combina seus recursos (marca, time, processos, organização, equipamentos) para criar uma posição única competitiva no mercado. Em resumo, é como a empresa ganha dinheiro, seja com uma marca forte, com um custo baixo ou com um profundo conhecimento do cliente.
 
Historicamente, a escolha estratégia dominante (única talvez) na produção de commodities agrícolas é a eficiência produtiva e econômica. O produtor é um tomador de preços e produz um produto sem diferenciação. Resta a ele ser eficiente.
 
A estratégia produtiva pode adotar diversos contornos, envolvendo, por exemplo, o sistema de produção escolhido. A estratégia produtiva passa a ser combinada com a estratégia ambiental e mesmo energética, combinando, por exemplo, produção de biogás, uso do esterco para fertilização e integração com outras atividades complementares. Também bem-estar animal e biossegurança, por exemplo, podem ser fontes de valor adicional, podendo ser adotadas pelos produtores.
 
Olhando para a frente, é esperado que a origem do produto tenha cada vez mais importância para laticínios e consumidores, e o produtor de leite ganha com isso opções estratégicas que não tinha.
 
“A cadeia do leite está se profissionalizando, mas não é um processo fácil, especialmente diante de tantas transformações. É necessário criar oportunidades e momentos para a troca de informações, para a reflexão e para a inspiração, aspectos centrais na concepção do evento”, diz Marcelo Carvalho, CEO da MilkPoint Ventures, empresa responsável pela realização.
 
Há sim um novo mundo de oportunidades, e o Interleite Brasil 2023, o melhor evento de conhecimento do setor, irá se debruçar sobre estas oportunidades e trazer o que há de melhor dentro das estratégias disponíveis nas várias áreas que compõem a atividade.

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