A Redação
Goiânia - O calendário oficial do município de Rio Verde contará, a partir de 2023, com a Semana do Cooperativismo. O prefeito Paulo do Vale sancionou a lei, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal, que estabelece a celebração na semana que antecede o primeiro sábado do mês de abril de cada ano.
A iniciativa, realizada em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB/GO), tem como principais objetivos incentivar o desenvolvimento da cultura cooperativista, dar visibilidade às boas práticas das instituições no município e disseminar a relevância econômica, social e ambiental que o setor tem para toda a comunidade.
“No próximo ano vamos promover em Rio Verde a primeira comemoração da Semana do Cooperativismo. De cada cinco empregos gerados no mundo, um é criado por cooperativa e isto não é diferente no nosso município. É um segmento que tem grande relevância para a economia da nossa região”, frisou o prefeito Paulo do Vale.
A Semana do Cooperativismo será realizada por meio de parcerias com entidades representativas, cooperativas, entidades de ensino, associações e órgãos ligados ao setor, com o apoio da OCB/GO, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás (Sescoop/GO) e da Prefeitura de Rio Verde. Também haverá convênios e parcerias público-privadas com o Estado.
As prefeituras de Goiânia e de Bela Vista de Goiás já sancionaram leis com a mesma finalidade. “Essas parcerias com as prefeituras fazem parte de nossa estratégia de ampliar o conhecimento e o desenvolvimento do cooperativismo em todo o Estado”, afirma o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira.