Caroline Louise
São Paulo – O Mercado Municipal de São Paulo, que fica no centro histórico da cidade, está entre os principais pontos turísticos da capital e tem se tornado cada vez mais uma parada obrigatória para milhares de turistas que saem de todas as partes do Brasil. No local, os visitantes ficam impressionados com a quantidade e variedade de frutas, castanhas, peixes frescos, carnes, queijos e são fisgados pelo sabor do sanduíche que ganhou o "mundo", o cobiçado pão com mortadela. A experiência sensorial olfativa é indescritível.

Vista do mezanino do Mercadão (Foto: Caroline Louise)
Logo quando você chega, se depara com uma imponente estrutura arquitetônica inaugurada em janeiro de 1933. A beleza impressiona e seu conteúdo é ainda mais atrativo. O Mercadão conta com um espaço gastronômico que oferece a oportunidade dos visitantes degustarem pratos simples ou mais rebuscados. O prédio ocupa um espaço de 12.600 metros quadrados de área construída, abriga mais de 1.500 funcionários que, juntos, movimentam cerca de 350 toneladas de alimentos por dia em seus mais de 290 boxes e passear por eles, experimentando um pouco de cada comida, é um espetáculo à parte.
Sulei Alves, de 52 anos, saiu de Brasília para conhecer o Mercadão. Na véspera de se mudar para a Espanha, ela quis guardar a lembrança do famoso pão com mortadela. "O lanche é enorme, impossível comer sozinha. O mais interessante é que nunca comi uma mortadela tão gostosa na minha vida, o sabor é realmente único, todo mundo tem que viver essa experiência", comentou a advogada.

Sanduíche de mortadela (Foto: Caroline Louise)
Um fato curioso é que o gerente do restaurante comentou que vende cerca de 3 mil quilos de mortadela por mês, e devido ao tamanho do lanche, em média 300 a 400 gramas de mortadela são utilizados em cada sanduíche. Dá pra dividir pra duas pessoas com tranquilidade, mas há quem consiga a façanha de comer tudo sozinho.

Pastel de bacalhau (Foto: Caroline Louise)

Bolinho de bacalhau (Foto: Caroline Louise)

(Foto: Caroline Louise)
O passeio merece um lugar na agenda de quem vai a São Paulo. E vale chegar cedo para não enfrentar filas no estacionamento e nos restaurantes. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 6h às 18h e domingo, das 6h às 16h.