A Redação
Goiânia – A World Class Competition 2024, maior competição do mundo em coquetelaria, selecionou Ikaro Morais, bartender do Zimbro Cocktails & Co, com sede em Goiânia, como semifinalista, pela criação do Nu Atiru, um coquetel autoral marcado pela conexão com a ancestralidade.
Ikaro Morais faz parte da equipe de Benício Calaça, bartender e mixologista que também já foi finalista desta competição. Benício destaca a importância de Ikaro como um dos finalistas do World Class Competition. “É sempre uma honra ver o crescimento da minha equipe de forma geral. É o resultado que estamos no caminho certo. Desenvolver grandes profissionais na região de Goiás é o nosso objetivo”, finaliza.
A World Class Competition uniu, em 2024, toda a América Latina com o objetivo de reunir Brasil, México e Colômbia em uma grande final, marcada para o dia 8 de julho, no México. Ao todo, a competição teve mais de 550 inscritos.
O torneio é organizado anualmente pela Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária de rótulos como Johnnie Walker, Don Julio, Ketel One, Tanqueray e Smirnoff, entre outros.
Os profissionais selecionados se classificaram para a semifinal após enfrentarem o desafio de capturar a essência da marca mexicana Don Julio e, com isso, desenvolverem receitas autorais com o destilado de agave.
Além do título de bartender mais completo da América Latina, o vencedor ou vencedora deste ano se classifica para a competição internacional do World Class, que será realizada de 9 a 13 de setembro, em Xangai, na China.
O drinque Nu Atiru (Foto: divulgação)
O Nu Atiru
No processo de criação de uma releitura do drinque Paloma para o Desafio Don Julio Palomas Of The Future do World Class 2024, a história de Ikaro Morais inicia nas profundezas da Amazônia e viaja até os vastos campos de agave em Jalisco, no México.
O coquetel Nu Atiru – que tem esse nome por conta da expressão “Nuku Mae, Nu Atiru”, que significa “Nossa terra, nosso futuro”, em Kaxinawá – tem relação com a floresta Amazônia, onde vivem os povos Kaxinawá, uma tribo indígena que mantém viva a tradição do cultivo e uso do cupuaçu, um fruto reverenciado por suas propriedades nutritivas e seu sabor.
Para os Kaxinawá, o cupuaçu é mais do que um alimento, é um elo entre as pessoas e a mãe natureza, um símbolo de fertilidade e abundância. Ao mesmo tempo, no México, a família de Don Julio Gonzales segue princípios semelhantes, cultivando o agave com dedicação e respeito pelo solo, pela tradição do cultivo e pelos laços comunitários que a tequila Don Julio cria e fortalece. Cada garrafa de Don Julio é um testemunho do compromisso com a excelência e o respeito ao legado cultural.
Dessa forma, inspirado nos valores compartilhados pelos Kaxinawá e pela família de Don Julio Gonzales, o bartender desenvolveu um coquetel que simboliza ambas histórias e propõe uma conexão profunda entre a terra e as pessoas, entre o passado e o futuro.
Esta bebida destaca o frescor da tequila Don Julio Blanco, combinada com o sabor frutado e a acidez do cupuaçu, equilibrada pelo leve dulçor com nuances de amargor das cascas das mangas Tommy e Palmer.
Receita do Nu Atiru
Ingredientes:
40ml de tequila Don Julio Blanco
40ml de cordial de cupuaçu com óleos essenciais de cascas de mangas tommy e palmer
10ml de limão siciliano
0,5ml de Talisker single malt scotch whisky
50ml de soda saborizada com óleo saccharum de grapefruit
Modo de preparo:
Na coqueteleira, adicione todos os ingredientes, exceto a soda de saccharum de grapefruit, e bater com gelo para homogeneizar. Fazer duplo coado para um copo longo já bordeado com cristais de sal defumado, com um gelo Collins translúcido, e completar com a soda gaseificada em sifão.
Leia mais
Zimbro Cocktails & Co renova carta de drinques com novidades autorais