Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Coquetelaria

Zimbro Cocktails & Co renova carta de drinques com novidades autorais

Bebidas têm inspiração na brasilidade | 05.02.24 - 09:47 Zimbro Cocktails & Co renova carta de drinques com novidades autorais (Foto: divulgação)José Abrão
 
Goiânia – O Zimbro Cocktails & Co, em Goiânia, renovou sua carta de drinques para 2024. A lista com novidades está focada em drinques autorais criados pelo sócio-proprietário, mixologista e bartender Benício Calaça, que traz a refrescância e brasilidade como inspirações. A carta explora diferentes perfis de sabores, do mais doce e cítrico ao mais encorpado e complexo.
 
As bases alcoólicas, técnicas e combinações empregadas são variadas, usando vodca, gin, tequila, cachaça e até defumação. Entre os destaques estão drinques como o Rabo de Carijó, que leva até pequi em sua composição; o Macunaíma de Barba, com xarope de semente de coentro e barbatimão; o Partiu Baêa, que tem seriguela e folha de sálvia, entre outras inovações.
 
O Zimbro começou com um foco em gin tônicas, mas foi se reinventando e, aos poucos, foi se afastando da proposta original. As inovações têm agradado até os paladares mais exigentes. “A coquetelaria estava em alta no Brasil e falei ‘por que não em Goiânia?’. Já tínhamos algumas casas aqui que faziam uma coquetelaria bacana, mas não com o nível de profundidade que a gente vem trazendo, com algumas camadas a mais de percepção de sabor, de técnica, principalmente, e acabou que deu certo”, explica Benício Calaça. “A recorrência começou a se tornar um padrão da casa. Eu tenho clientes hoje que vêm três vezes por semana”, completa.
 
Muita gente ainda acha que coquetelaria é uma coisa cara, mas Calaça salienta que quando uma pessoa busca uma experiência gastronômica, ela espera um ótimo prato, feito com técnica e ingredientes de qualidade. “O mesmo vale para o grau de importância do que eu ponho dentro do copo. Eu tenho itens com um valor agregado alto, só trabalhamos com ingredientes de muita qualidade. O bar é exposto e disposto dessa forma porque dá pra reconhecer os rótulos”, explica.
 
Então por que mudar a carta agora? Calaça afirma que é para experimentar, trazer variedade, dar a oportunidade aos clientes de explorarem seu paladar. “A gente optou por mudar isso uma vez ao ano. A gente deve vir agora com menus mais conceituais para despertar exatamente essa ligação com a coquetelaria, que abre mais o leque, faz as pessoas olharem mais pro todo, não só para aquele coquetel específico que ela tomou uma vez e gostou. É uma caminhada, uma experiência, né? Eu acho que a gente está conseguindo fazer a pessoa curtir a experiência. É uma degustação”, avalia.
 
O mixologista também explicou as escolhas por trás dos novos drinques. “Os coquetéis tradicionais geralmente são pesados, com uma alcoolização forte. Isso não combina com o nosso clima. Então a gente é muito preocupado com essa escolha certa, muito focado sempre pra indicação mais assertiva dentro do que você gosta”, diz. Além disso, há uma harmonização, uma combinação entre eles que deve ser levada em consideração.
 
Calaça faz o mapa. “Eu gosto muito de começar uma experiência com coquetéis mais simples, pra gente ir acostumando o paladar com gostos mais frescos. E aí a gente pode ir amadurecendo isso, deixo de ter uma citricidade, passeio por uma acidez. Começa a pesar um pouco mais em base alcoólica, depois a gente pode brincar de novo com o amargo, vai te dar uma outra percepção, e depois eu acho muito legal também a gente voltar no cítrico para finalizar, porque aí você volta o seu paladar para o status quo que você chegou”.
 
Conheça abaixo alguns coquetéis que se destacam entre as atrações disponíveis na casa:
 
RABO DE CARIJÓ
Trata-se de uma releitura do Rabo de Galo, clássico dos botecos brasileiros. Esta versão é composta por cachaça Ypioca 5 chaves, blend de vermutes italianos, Cynar, sucupira e um toque de pequi, trazendo um gostinho regional.

(Foto: divulgação) 

MACUNAÍMA DE BARBA
Releitura do clássico Macunaíma com cachaça, fernet e limão, esta versão leva fernet de menta, xarope de semente de coentro, barbatimão e limão siciliano. A combinação resulta em uma bebida mais mentolada.
 
(Foto: divulgação) 

PARTIU BAÊA
Inspirado no pôr do sol da Bahia, este drinque cítrico é composto por vodca, uísque, seriguela, limão siciliano, folha de sálvia e carbonatação por CO2.


(Foto: divulgação) 
 
O EQUILIBRISTA
Este drinque autoral levou Benício Calaça à final do campeonato World Class Brasil 2021, considerado o Oscar da coquetelaria mundial. O Equilibrista foi inspirado em coquetéis clássicos com apenas três ingredientes. O sabor é delicado com notas frutadas e leve defumação do uísque Singleton, balanceado pela acidez.

 (Foto: divulgação) 
 
SMOKY PALOMA
 Releitura de Paloma, clássico popular mexicano com base de tequila, este drinque refrescante usa a tequila Don Júlio blanco, o cítrico da toranja e do limão, com toque defumado de uma tintura de fumaça de noz-pecã, finalizado com borda de sal Maldon.


(Foto: divulgação) 

 
Zimbro Cocktails & Co
Endereço: Alameda Ricardo Paranhos, 59 - Setor Marista, Goiânia.
Funcionamento: de terça a domingo, a partir das 11h da manhã.
Instagram: @zimbrobar
Contato: (62) 3157-0010

Leia mais 
DJ português anima noite com jazz no Zimbro Cocktails & Co, em Goiânia; veja

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351