A Redação
Goiânia - Uma cerimônia no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, reuniu atletas e profissionais do esporte eleitos os melhores do Goianão 2025. Liderada pelo governador Ronaldo Caiado, a festa, realizada na segunda-feira (31/3), contou ainda com a presença de dirigentes de clubes, empresários apoiadores da competição estadual, integrantes da imprensa especializada e demais autoridades.
O chefe do Executivo acompanhou o jogo decisivo entre Vila Nova e Anápolis, no último domingo (30/3), no Estádio Serra Dourada. Em desvantagem por dois gols na final, o Tigre conseguiu reverter a situação em casa, diante de quase 39 mil pessoas, e venceu por 3 a 0. A virada é um feito inédito em 82 edições do torneio. O título é o 16º do Vila no Goianão e encerrou uma espera de 20 anos desde a última conquista do clube, em 2005. "Foi algo extremamente marcante. O campo todo foi tomado pela garra e pela determinação dos dois lados", relembrou Caiado.
Além do público presente no Serra Dourada, os investimentos da atual gestão do Estado para a retomada da utilização da praça esportiva, a maior do futebol goiano e que completa 50 anos em 2025, também foram destacados na solenidade. "Fiquei arrepiado de ver o Serra daquela forma. O show de luzes, o estádio lotado e em perfeitas condições, com toda segurança adequada. Quem frequenta desde a infância, sabe que não se via uma atmosfera daquela há muito tempo e, ali, pudemos ver isso", disse o vice-governador Daniel Vilela.
"Depois de sete anos, conseguimos trazer uma final do Campeonato Goiano para dentro do Serra Dourada, lotado, lindo e com espaço para receber as famílias dos dois clubes. Viemos, desde 2019, em uma luta árdua para recuperar a infraestrutura dali, que ficou abandonada. Reconstruímos 32 banheiros, cumprimos todas as normas técnicas do Corpo de Bombeiros para dar segurança total, temos um novo sistema de iluminação. A gente se sente realizado e o pensamento é sempre melhorar", projetou o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rudson Guerra.
50 anos
Além da taça de campeão, o Vila Nova levará para sua sede um troféu que representa a réplica do Serra Dourada, uma homenagem aos 50 anos do estádio. A peça recebeu o nome de Leonino di Ramos Caiado, em alusão ao governador responsável pela construção e inauguração da arena esportiva, em março de 1975. Outra novidade da temporada foi o troféu de Campeão do Interior, entregue pela Federação Goiana de Futebol (FGF) ao Anápolis. Também houve premiação em dinheiro: o Tigre faturou R$ 400 mil, enquanto o Galo da Comarca recebeu R$ 200 mil.
Parcerias
Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o deputado estadual Bruno Peixoto dividiu a história do maior palco do esporte goiano em dois momentos: a construção, com Leonino Caiado, e a modernização, na gestão de Ronaldo Caiado. "Será uma verdadeira arena para atender aos goianos", explicou o parlamentar. Peixoto também ressaltou o trabalho conjunto entre TV Brasil Central (TBC), emissora oficial da competição, e TV Alego, na transmissão das partidas do Estadual.
"Caiado pode correr o país e falar que comanda a emissora pública que mais cresceu nos últimos anos, tanto em conteúdo jornalístico, como em estrutura e audiência", falou o presidente da Agência Brasil Central (ABC), Reginaldo Júnior.
O presidente da FGF, Ronei de Freitas, garantiu a manutenção do Troféu do Interior e a continuidade da parceria com o Estado em 2026. Uma campanha em prol da recuperação de nascentes, juntamente com a Polícia Civil goiana (PCGO), foi lançada. O torneio goiano ostenta a alcunha de ser uma competição com emissão zero de carbono. "Inovamos também com o reconhecimento facial nos estádios e a implantação do árbitro assistente de vídeo (VAR) em todos os jogos. Tudo para dar tranquilidade dentro e fora de campo", salientou.
Os melhores
A seleção do Goianão 2025 foi dominada pelos finalistas Vila Nova e Anápolis. A única exceção foi o atacante do Atlético, William Pottker. O grande destaque da noite foi outro atacante, Igor Cássio, do Anápolis, que saiu com três troféus: um de melhor atacante; outro de artilheiro, com seis gols marcados no torneio; e o principal, o de craque do campeonato.
Confira a lista completa de premiados
Goleiro: Paulo Henrique (Anápolis)
Lateral-direito: Fábio (Anápolis)
Zagueiros: Tiago Pagnussat (Vila Nova) e Bernardo Schappo (Vila Nova)
Lateral-esquerdo: Willian Formiga (Vila Nova)
Meias: Samuel Michels (Anápolis), João Vieira (Vila Nova), Igor Henrique (Vila Nova) e Ariel (Anápolis)
Atacantes: William Pottker (Atlético) e Igor Cássio (Anápolis)
Melhor técnico: Ângelo Luiz (Anápolis)
Revelação: Kadu (Anápolis)
Artilheiro: Igor Cássio (Anápolis) - 6 gols
Craque do Goianão: Igor Cássio (Anápolis)
Melhor árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Melhor assistente: Bruno Pires