José Abrão
Goiânia – O Goiás Esporte Clube publicou em suas redes sociais neste domingo (1º/2) um vídeo contra o machismo no futebol. "Futebol é paixão, e paixão não tem gênero. O respeito? Muito menos", diz a postagem. "O jogo é pra todos. Deixa elas jogarem!", finaliza o texto.
O vídeo faz parte de uma nova campanha da equipe de comunicação do time com o objetivo de incentivar a participação feminina no futebol. A diretora de marketing do Esmeraldino, Jessica Rezende afirma que é "o momento de darmos um ponto final no machismo presente no futebol. Nós, mulheres, já estamos em todas as áreas, comandando a bateria da torcida, liderando transmissões na televisão, trabalhando no a dia a dia dos clubes e inclusive dirigindo as equipes. Todas nós merecemos ser respeitadas e valorizadas pessoalmente e profissionalmente, não existe espaço para mais discriminação no futebol”.
A campanha vem na esteira de uma polêmica envolvendo o presidente do Atlético-GO, Adson Batista, que agiu de forma agressiva e ofensiva contra a jornalista Nathália Freitas na semana passada. O caso foi registrado em vídeo e repercutiu nacionalmente, sendo condenado pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves: "O assédio sofrido pela jornalista Nathália Freitas pelo presidente do Atlético-GO, Adson Batista, durante uma entrevista coletiva, é inaceitável", postou a ministra nas redes sociais.
Após a repercussão, Batista voltou a se manifestar em coletiva de imprensa neste sábado (1º/2) após a vitória sobre o Inhumas pelo Campeonato Goiano: "vamos parar de mimimi, de frescura", após dizer que foi injustiçado.