Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

boca de urna

Cinco prisões marcam o 1º turno das eleições em Goiás

Balanço do TRE-GO indica cenário tranquilo | 06.10.24 - 15:48 Cinco prisões marcam o 1º turno das eleições em Goiás Votação tranquila em Goiânia (Foto: Letícia Coqueiro)
Samuel Straioto

Goiânia -
 O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) confirmou a prisão de cinco pessoas neste domingo (6/10), durante o primeiro turno das eleições, a maioria por prática de boca de urna. As informações foram divulgadas nesta tarde, durante balanço parcial do Tribunal.
 
O presidente do TRE-GO, Luiz Cláudio Veiga Braga, reforçou a postura rígida da Justiça Eleitoral no combate a essas infrações. “Aqueles que desafiam a proibição serão tratados com todo o rigor da lei”.
 
Embora as identidades dos detidos ainda não tenham sido divulgadas, há suspeitas de que um dos presos seja um candidato da região sudoeste de Goiás. “Recebemos essa informação, mas ainda não foi confirmada oficialmente”, esclareceu Braga.
 
A maior parte das infrações ocorreu por boca de urna, com eleitores e apoiadores de candidatos tentando desrespeitar as regras eleitorais. A parceria entre a Justiça Eleitoral e as forças de segurança tem sido essencial para coibir essas práticas.
 
“Ainda há quem insista em desafiar a proibição, mas não vamos permitir. Seremos firmes contra qualquer tentativa de desrespeito ao processo”, declarou o presidente. Ele também destacou que os presos já estão respondendo judicialmente pelos crimes cometidos. “Esses que desafiam terão todo o rigor da atuação da Justiça Eleitoral”, reforçou. 

Na capital, apesar de alguns imprevistos, a votação ocorre de forma tranquila. 
 
Derrame de santinhos
O derrame de santinhos, uma prática recorrente nas eleições, também foi alvo de atenção. O TRE-GO identificou vários pontos de Goiânia e do entorno de Brasília onde essa infração foi observada. Braga classificou o ato como “lamentável” e destacou que comportamentos como esse são cada vez mais rejeitados.
 
“A modernidade do processo eleitoral não comporta mais esse tipo de conduta. Quem distribui esses materiais de forma irresponsável será investigado e, se houver envolvimento de candidatos, isso será apurado e punido”, afirmou o presidente.
 
A Justiça Eleitoral investigará a origem dos santinhos e a possível participação de candidatos ou coligações. "Seremos atuantes no intuito de apurar quem fez, como fez e o que fez", garantiu Braga.
 
Procedimentos e incidentes
Até o momento, o TRE-GO instaurou 22 procedimentos relacionados a possíveis crimes eleitorais, a maioria por infrações de menor gravidade. Esses casos estão sendo tratados com Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), como prevê a legislação.
 
“São situações que não envolvem prisão em flagrante, mas que precisam ser formalizadas para que os envolvidos respondam pela conduta”, explicou Braga.
 
O início da votação também registrou alguns problemas técnicos. A abertura de algumas urnas eletrônicas foi dificultada, causando pequenos atrasos em seções eleitorais. Ao todo, cinco urnas precisaram ser substituídas, principalmente no entorno de Brasília, onde os equipamentos eram mais antigos, fabricados em 2003. "As substituições foram rápidas, sem comprometer o andamento do processo", afirmou Braga. 
 
Em Goiânia, um eleitor com dificuldade temporária de locomoção precisou de auxílio para votar em uma seção no terceiro andar de um prédio. Com apoio da Polícia Militar, ele conseguiu exercer seu direito ao voto.
 
“Nosso compromisso é garantir que todos possam exercer sua cidadania, independentemente de dificuldades físicas”, destacou o presidente.
 
Expectativa para a apuração
Braga informou que a apuração dos votos em Goiás deverá ser concluída até as 20h. “Arrisco dizer que, por volta desse horário, já teremos os números finais que definirão os eleitos em Goiás. Na minha gestão, tudo é feito com rapidez e eficiência”, afirmou.
 
O presidente também destacou o alto comparecimento dos eleitores, com a formação de filas em algumas seções eleitorais. “A festa da cidadania está sendo comemorada”, concluiu.
 
Leia mais:

Locais de votação amanhecem tomados por santinhos de políticos em Goiânia
Justiça suspende programação de rádio por privilegiar candidatos em Catalão
TRE-GO substitui cinco urnas e cidades reforçam policiamento em Goiás

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351